sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Arroz de polvo

Cá me casa somos todos de boa boca. Gostamos de bacalhau de todas as maneiras e feitios, tal como gostamos de polvo das mais variadas maneiras. No entanto, o polvo por vezes é caro e em casa opto muitas vezes por fazer 'primo' do polvo.

Desta vez sai um arrozinho malandro de 'primo' do polvo muitosaboroso.




Ingredientes:

- Polvo (neste caso 'primo' do polvo - que são tentáculos de pota, compro congelado)
- Cebola
- Alho
- Pimento vermelho e verde
- Azeite
- Folha de louro (que neste arroz não pus porque acabou-me)
- Arroz
- Salsa ou coentros
- Sal
- Pimenta
- Polpa de tomate (opcional)
- Vinho branco e água ( água da cozedura do polvo)

Preparação:

- Num tacho coloco os tentáculos a cozer, costuma cozer muito mais rápido do que o polvo... Há quem coza sem água, há quem junte uma cebola na água... Eu cozo simplesmente o polvo COM água mais ou menos durante 1 hora. Quando fica cozido corto aos bocados e reservo.


- Num outro tacho faço um refogado com cebola picada, alho picado e as tiras de pimento verde e vermelho. Deixo refogar um pouco e junto depois um pouco da água da cozedura do polvo.


- Coloco o polvo no refogado e junto um pouco de vinho, mais um pouco da água da cozedura e faço o costume, 2,5 medidas de água para 1 de arroz (para o arroz ficar soltinho).


- Ajusto os temperos com sal e pimenta e junto o arroz.

- Deixo cozer e vou mexendo.

- Quando está pronto, desligo o fogão, deixo apurar no tacho fechado aí uns 2 minutitos, junto salsa picada e sirvo!



P.S) No arroz da foto juntei tiras de bacon e de chouriça, foi uma experiência desta vez a ver a diferença, mas não gostamos... Tira o real sabor do polvo no arroz! Mas de vez em quando como gosto de fazer experiência na cozinha e inventar...

2 comentários:

  1. Joaninha, este arrozinho malandro faz crescer água na boca!! Não sabia essa do "primo" do polvo (Ah!Ah!) mas vou comprar!! Até porque os miúdos gostam mais desses tentáculos fininhos e acabam por ser mais receptivos ao polvo... Gostei do novo visual do blog!! Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela...

      Secalhar isto que eu chamo ao coitado do polvo nem deve existir, porque são tentáculos, mas olhe, à anos que chamo assim... A minha mãe também diz sempre assim... E quando vou ao talho, (sim, porque é num talho na cidade que compro) eles percebem sempre quando digo que quero uma tablete de primo do polvo :-) eheheheheh! Sim, os miúdos costumam ser receptivos mais às perninhas do polvo e isso ajuda :-)

      Beijinhos grandes*

      Muito obrigada por continuar a tirar um bocadinho do seu tempo e aparecer por cá! Gosto muito!

      Eliminar