quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Bolo de iogurte barrado com nutella

Bolo de iogurte também é dos tais bolos que já faço à anos. E até já desmaiei à conta dele...

...Quando era mais nova, decidi numa manhã começar logo a fazer um bolo de iogurte, lá comecei a prepará-lo e nem me lembrei que não tinha tomado pequeno-almoço... Ora pus-me a fazer bolos em jejum... Esperta eu! A meio da preparação comecei a ficar tonta, a começar a ver tudo desfocado, a ouvir barulhos mas já ao longe... Ui! Toca a vir agarrada às paredes ao lado de fora da casa ter com a minha mãe que estava a regar o jardim... E pumbas! Quase a chegar à beira dela e caio para trás... Por sorte não rachei a cabeça num vaso! Apenas ficou com um galo... Depois só me lembra de acordar num cadeirão que nós tínhamos na sala...

Por isso este bolo de iogurte já tem a sua história... Faço sempre a mesma receita à anos, um bolo simples mas desta vez, algo correu mal... Eu queria fazer um bolo maior para levar para a ama do meu filho como bolo de aniversário, mas com a mesma receita era impossível porque era pouca massa e a forma era grande! Eu dupliquei a receita e mesmo assim não chegou... Para mal dos meus pecados, a massa não cresceu! Usei farinha com fermento, acrescentei-lhe fermento e a massa ficou da altura de 2 dedos :-(


Este bolo tinha tudo para correr mal! Mas como não sou de desistir, resolvi fazer um segundo bolo, e voilá... Pus um bolo em cima do outro, barrei com nutella no meio dos 2 bolos e assim o bolo ganhou altura :-)
Claro que tive a ajuda preciosa do meu maridão... Foi ele que bateu as massas, foi ele que barrou o bolo, foi ele que enfeitou, aproveitou para desenferrujar, afinal ele é um antigo panificador e pasteleiro! Trabalhamos em equipa, tudo pelo bem do nosso menino e o que inicialmente parecia ser um bolo perdido, ganhou vida e afinal até ficou bem giro :-)

Ingredientes:

- 6 ovos
- 1 iogurte (usei aroma tutti-frutti)
- 3 copos de farinha (medida do copo do iogurte)
- 3 copos de açúcar
- 1 copo de óleo (só costumo pôr 1/2)
- 1 colher de chá de fermento
- Sumo de 1/2 laranja

Preparação:

- Numa bacia junto os ingredientes todos e bato até obter uma massa homogénea.
- Levo ao forno numa forma untada a 150-180ºC durante 30 minutos.

forma untada
no forno
parte de baixo do bolo - a desgraçada da altura de 2 dedos :-(


Bolo de aniversário Rúben - 2 anos


2 comentários:

  1. Um bolo com muita história, estou a ver! Também já tive as minhas quantas... É horrível fazer um bolo e depois perceber que não há massa suficiente para a forma! Mas acabou por ficar muito bonito! E com nutella delicioso também ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nutella!!!!!!!!!!!!!!! eu vi o teu post do licor :-)
      Confesso que nunca tinha provado nutella e passei a gostar, sabe bem! no pão, com bolachas-maria... Mas continuo muito fiel ao meu tulicreme :-)

      Eliminar