quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ovo estrelado

A questão impõe-se! Quem nasceu primeiro, a galinha? Ou o ovo? :-)


Mas isso agora também não interessa nada!

Ovos... Mais concretamente como estrelar um ovo???

Estrelar um ovo parece uma coisa simples, e agora eu também o acho; mas andei muito tempo sem saber estrelar um ovo em condições... Se eu tivesse tirado fotos aos meus ovos na altura, acho que morria de vergonha :-(

Mas foram algo deste género abaixo:

foto retirada da net
foto retirada da net
Eu admito... EU NÃO SABIA ESTRELAR UM OVO!

E só ao fim de muitas tentativas falhadas é que aprendi a fazer um ovo não perfeito, mas bonitinho vá!

Preparação:

- Levo ao lume uma frigideira com um fio de óleo, pouquinho mesmo. Quando o óleo estiver quente, parto o ovo e 'atiro-o' lá para dentro. Aí diminuo o lume e vou esperando que ele cozinhe.

- Com uma colher vou atirando sempre um bocado de óleo para cima do ovo, porque eu não viro os ovos, gosto deles bem passados mas ainda com a gema um bocado líquida (para molhar no pão).

- Quando estiver no ponto tiro-o para um prato com papel absorvente para absorver o excesso de óleo, tempero-o no final com sal e pimenta e lambuzo-me!



4 comentários:

  1. Por acaso esse dilema é interessante, mas o ovo tem de ter vindo primeiro, pois é condição de ser galinha que nasça de um ovo. Assim qualquer animal que tenha dado origem a um ovo de galinha não era realmente uma galinha... Pelo menos é a minha maneira de ver isso :)
    Eu acho que sempre fiz os ovos normais, mas a minha avó, por exemplo, é um desastre! Rebenta-os todos, nem sei como é possível... Ou deixa-os com parte da gema crua...
    O que é engraçado porque é boa cozinheira (mesmo!)... Costumo dizer que a área dela é comida de refogado lol :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã :-)

      Gostei da tua teoria do ovo e da galinha :-)

      Olha, eu realmente acho que estrelar um ovo não é assim tão fácil quanto isso... Ou melhor, acho que é com a prática porque realmente há boas cozinheiras que não sabem estrelar ovos como deve ser... Mas esta é a minha opinião... Depois há quem goste do ovo bem cozinhado, outros mal cozinhado... Enfim! mas com treino tudo se consegue :-)

      Beijinhos***
      joana

      Eliminar
  2. eu tinha o mesmo problema com os ovos, fazia tudo e tudo me saía bem... menos os ovos! e olha que ovos é dos ingredientes preferidos, mas saíam sempre mal: estrelados pegavam-se, escafados espalhavam-se e coziam de mais, mexidos queimavam-se ou ficavam secos, cozido arrebentavam-se... mas com o tempo lá lhe apanhei o jeito ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Ana... Trabalhar com ovos não é assim tão fácil como parece, eu acho... Mas com trabalho lá vamos apanhando o jeito :-)

      Eliminar