quinta-feira, 20 de março de 2014

Intolerância à lactose

Intolerância à lactose, o que é isso?

Para muitos de nós, os produtos com leite tornam-se difíceis de digerir, por conterem lactose - o açúcar natural do leite.

A digestão da lactose depende da lactase, uma enzima que muitas pessoas não produzem, ou produzem mas em quantidade insuficiente, fazendo com que a lactose chegue intacta ao intestino não podendo assim ser absorvida.



Que saudades de química orgânica - (Not!)


A solução para impedir o desconforto abdominal e os sintomas de má digestão, passa pelo consumo de produtos lácteos sem lactose. (by nutrégi)





Falando de mim...


  • Se eu sou intolerante à lactose? Não sei... Nunca fiz o teste!
  • Que me sinto mal se tomar leite normal e afins? Sinto :-( Muito e já à muito anos que assim o é!
  • Se continuo a comer coisas que contenham lactose? Sim, continuo... Leite e iogurtes uso tudo sem lactose, mas por vezes faço bolos e pudins em que deito leite normal e como... Ou se estiver fora de casa como na mesma, depois por vezes sofro depois :-(
  • Se existem muitas opções para quem tem este problema como eu? Claro que sim! Existem leite, iogurtes, queijos-frescos... Uma série de infinidades de alimentos sem lactose e o leque está cada vez mais basto e com mais marcas diferentes!


Por isso, é sim um problema que nos afecta mas se soubermos lidar com ele e controlar a nossa alimentação... Vive-se bem e com qualidade de vida!


6 comentários:

  1. Este post é muito útil. O Sarinho não gosta de leite mas em bolos e disfarçado vai. Nunca cheguei muito bem a perceber mas o que é certo é que se sente mal quando o bebe!
    Obrigado pela tua partilha de informações! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sarinha :-)
      Obrigada pela visita ao meu cantinho...
      Pois é, isto tem muito que se lhe diga... Sabes que há uns anos atrás eu cheguei a fazer uma endoscopia, porque andei uma fase horrível, não fazia a digestão, tinha dores abdominais, andava arrotar a leite até a meio da tarde... A médica por precaução mandou-me fazer uma endoscopia mas disse para eu parar de beber leite ou beber sem lactose ou de soja... E assim foi! Deixei o leite e derivados normais, o resultado da endoscopia foi normal e comecei a melhorar substancialmente... Depois fui por tentativas, uns dias bebia de propósito leite normal para ver como me sentia e comecei realmente a perceber o meu problema :-(
      E aos poucos fui sabendo como lidar com isto.
      Claro que por vezes bebo coisas que levam leite normal, uns dias até tolero mais ou menos, noutros é um descalabro :-(

      Se puder ajudar em mais alguma coisa... Apesar de não ser entendida no assunto, digamos que isto é uma informação Útil para quem tem o mesmo problema e ao mesmo tempo conto um pouquinho de mim :-)

      Beijinhos***
      Joana

      Eliminar
  2. O pior devem ser mesmo os produtos mais processados... todas as bolachas, flocos, bolos, etc levam leite. Mas até podes usar a oportunidade para experimentar fazer receitas com leites vegetais e tal! Não gostas de leite de soja? Ou amêndoa, aveia, arroz? É bem bom... um bocadinho mais caro, mas alguns até podes fazer em casa! Já fiz de amêndoa...
    Eu acho que não sou intolerante, mas de qualquer maneira quase só bebo leite de soja e como iogurtes de soja... Não como muitos produtos lácteos.
    É verdade que até há bastante gente com dificuldade em produzir lactase, nem que seja alguma, o que consiste num dos maiores argumentos daqueles que dizem que o leite animal é mau para a saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã...

      Infelizmente não gosto de leite de soja... Já comprei leite de soja, já comprei iogurtes de soja, gastei € e deitei-os fora :-(

      Não sei explicar, mas enjoam-me, não gosto do sabor :-( ... Agora nem consigo pensar em experimentar alguma coisa com soja, porque até já vi tantas variantes no hipermercado, mas lembro-me dessa experiência e não arrisco sequer comprar!

      Sim, este é um problema comum até em muitas pessoas e sim é sem dúvida uma ótima forma de experimentar novas receitas e sabores (mas eu fico sempre um bocadinho de pé atrás)

      Eliminar
    2. Que pena :P
      Olha que há uns iogurtes que disfarçam bem! Há uns de baunilha da marca do continente ou do e leclerc que, não quero fazer publicidade, mas são deliciosos!
      Mas as pessoas intolerantes a lactose não têm obrigatoriamente de comer soja e produtos de soja, há outras opções e ainda bem :)

      Eliminar
    3. Pois... É uma questão de tornar a experimentar... Porque ultimamente no mercado as opções cresceram imenso e a forma de disfarçar sabores também :-)
      Quando for com tempo ao hipermercado vou cuscar melhor e essas opções de leite de amêndoa e arroz, vi no teu blog o de amêndoa, só mesmo experimentando, porque não sei, nunca experimentei...

      Obrigada pelas dicas, mesmo :-)

      Eliminar