quarta-feira, 9 de abril de 2014

Panquecas de aveia

Já que comprei sementes de aveia, ultimamente ando nas experiências...

E no fim-de-semana resolvi fazer umas panquecas de aveia para o lanche!




Ingredientes:

- 1 ovo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 300ml leite
- 250gr. farinha com fermento
- 2 colheres de sopa de sementes de aveia

Preparação:

- Numa tigela juntei os ingredientes todos e mexi tudo com uma vara de arames até ficar uma mistura homogénea.
- Embebi um guardanapo em óleo e untei a frigideira (dica da Manuela) e deitei na frigideira um bocado do preparado da massa.
- Deixei dourar e com cuidado virei do outro lado até dourar também.
- Repeti o processo para as restantes.







15 comentários:

  1. Olá!
    Relativamente aos iogurtes, podes fazê-los sem iogurteira! Acho que já vi sugestões simples, como pôr numa panela com água quente, pôr no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado... Acho que também resulta :)
    Quase sempre que faço panquecas ponho aveia, mas em farinha :) Geralmente uso uma mistura de aveia e centeio, ocasionalmente também integral, espelta, etc. A farinha de centeio deixa as panquecas bem mais fofas :) Essas parecem muito boas! Adoro panquecas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã :-)

      Realmente não sei se posso chamar a isto panquecas de aveia, ou panquecas normais que levam sementes de aveia... E mais uma vez obrigada pela dica da farinha de centeio :-) Mais um ingrediente novo acrescentar à minha lista, porque nunca utilizei farinha de centeio...

      Beijinhos grandes***

      Eliminar
    2. Ah, quanto aos iogurtes sem iogurteira, também já vi versões de como se fazerem, ai........... mas parece-me que dão mais trabalho e sinceramente eu gosto de coisas simples e rápidas :-)

      Eliminar
  2. Que belas panquecas!! :)
    Eu adoro e assim ficam muito saudáveis! :)
    P.S. Não te consigo seguir portanto guardei-te nos favoritos! :) hehee
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sarinha... No problem :-)
      Por acaso, confesso que desde que comecei a fazer panquecas eu e os de casa teem gostado muito :-)
      Isto tem sido uma verdadeira aventura e descoberta pela positiva...
      Beijinhos***

      Eliminar
  3. Uau!!! Estas sim!! Nunca tinha experimentado com aveia...Não perde pela demora!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente Manuela :-) Vão gostar aí em casa! Beijinhos***

      Eliminar
  4. Joana, sou uma lástima na cozinha mas vou exp+experimentar estas panquecas e depois dou-lhe feed back.
    Já agora vou lhe perguntar se nas definições do seu blog, a Joana não consegue tirar a opção de verificação de palavras quando se envia o comentário. É que além de inibir o pessoal de comentar (gasta-se tempo a verificar palavras) é chatinho para quem como eu é meia pitosga e às vezes não acerta nas letras e números à primeira. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, obrigada por me ter chamado atenção disso... Se a Val diz que é meia pitosga, eu sou pitosga e meia no que toca à informática, mas vou tentar pesquisar isso da verificação de palavras e espero conseguir resolver...
      Quanto às panquecas, eu também não sou grande espingarda na cozinha, como eu costumo dizer, desenrasco-me :-) Mas se eu que nunca tinha feito panquecas na vida consegui, a Val de certeza que também vai conseguir :-)

      Beijinhos***

      Eliminar
    2. ok, então aqui vai o meu veredito! para já quis inovar, eu que sou zero na cozinha: troquei a farinha comum pela integral. Resultado: #bigfail !!!!! ficarma massudas, horrorosas. Para não contabilizar mais um trauma culinário, e motivada pelo seu "se eu nunca tinha feito panquecas na vida consegui, a Val de certeza que tb vai conseguir" fiz nova leva com farinha normal. Resultado: #sucessogarantido !! sairam fofinhas e saborosas. Só que não encontrei sementes de aveia e coloquei farelos de aveia, mas como são só 2 colheres, acho que funcionou. Obrigada pela partilha desta receita fácil, que já foi para o meu magro e parco livro de receitas!!!! beijinhos!

      Eliminar
    3. Olá Val,

      Que bom que experimentou e gostou! Quanto a isso da farinha integral não sei se existe explicação para elas terem ficado mal, não sei as propriedades da farinha integral e isso porque realmente eu apenas cozinho em casa e não percebo muito das características dos vários ingredientes e o que podem ou não podem originar sucesso/falhanço na cozinha! Mas se gostou delas da 2ª tentativa é o que importa! Como tudo na vida, há que sermos persistentes :-) E lá chegaremos ao sucesso :-)

      Beijinhos grandes e muito obrigada pelo feed-back, adorei :-)
      Boa semana!

      Eliminar
  5. Joaninha, as suas panquecas ficaram óptimas!!! A filhota mais velha, que é toda para o "controle" alimentar, achou a sugestão da aveia fantástica!! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que bom Manuela :-) A sério!
      Fico muito contente que a sua filhota tenha gostado da sugestão...
      Bjinhos***

      Eliminar
  6. As panquecas têm um aspeto fantástico!!! Nunca fiz com aveia mas vou seguir a dica da próxima vez! :)

    ResponderEliminar