quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bacalhau com broa

Existem várias versões de bacalhau com broa!




- Bacalhau com broa e batata-frita (o que eu fiz)
- Bacalhau com broa e batata a murro
- Bacalhau com broa e batata às rodelas cozida
- Bacalhau com broa sem batata e com couve ou grelos (bem mais saudável e menos calórico)
- Apenas bacalhau com broa e acompanhar com molho verde
- Já vi também uma versão com farinheira (que hei-de experimentar)

(...)

Estas são apenas algumas versões que eu já vi por aí fora, mas em casa preferimos com batata-frita, é uma refeição até rápida de se executar e muito, muito boa, mas claro que sou suspeita, porque em casa gostamos de bacalhau seja de que maneira for :-)

Ingredientes:

- 1 tablete de bacalhau desfiado (eu uso assim porque é muito mais rápido de confeccionar - mas com bacalhau mesmo fica com melhor sabor)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- Azeite
- Batatas
- Alho em pó
- Salsa
- Azeitonas
- Broa (usei restos de miolo de uma broa de centeio e broa de milho)



Preparação:

- Esfarelar a broa, juntar alho em pó e salsa picada (usei salsa de compra em pacote, não tinha fresca) e juntar tudo numa malga e reservar;


- Partir batatas às rodelas e levar a fritar;

- Num tacho largo, fiz um refogado com cebola às rodelas, alho picado e uma folha de louro e azeite. Levei alourar e juntei depois o bacalhau desfiado e deixei cozinhar durante 15min +- (não temperei porque achei que estava bom, mas senão pode-se temperar com sal e pimenta);

- Num pirex comecei a montagem:

                       - 1 camada no fundo das batatas fritas
                       - 1 camada do preparado da cebolada com o bacalhau
                       - terminei com a camada de broa e enfeitei com azeitonas

- Regar com um fio de azeite e levar ao forno alourar.









14 comentários:

  1. Olá Joaninha! Parece fácil e bom...Nunca fiz com batata frita, mas provavelmente os miúdos devem gostar mais:) Beijinhos grandes! Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela :-)

      Com batata-frita de certeza que os miúdos e até os graúdos vão gostar mais :-)
      Mas claro que na minha opinião faz um pouquito mais mal, mas dias não são dias...
      E um bacalhauzinho com batatas-fritas e broa de vez em quando sabe tãaaaaao bem :-) :-) :-)

      Beijinhos grandes Manuela***

      Eliminar
  2. Gosto muito sabes!! :D
    Um destes dias tenho que comprar broa pra fazer!
    Também gosto mais com as batatas fritas... :) ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra broa Sarinha e faz, porque é delicioso :-)
      Não é um prato que faça com muita frequência, só assim de longe a longe, mas é muito bom!!!
      Beijinhos***

      Eliminar
  3. HUMMMMM! Tem um aspecto maravilhoso. :D

    Tenho que experimentar... Não sou grande fã de broa, mas nem isso me está a demover :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como experimentar Ana... Na cozinha sou apologista de se experimentar... Se se gostar, melhor :-) Se não se gostar, fica-se por aquela experiência e ponto!!!
      Mas isto, sou eu...................
      Beijinhos*** Boa semana!

      Eliminar
  4. Já fiz bacalhau com broa uma vez, com espinafres... Adoro a broa tostada, fica mesmo boa! Mas sinceramente prefiro o bacalhau de caldeirada do que com broa/natas/à brás/... Acaba por abafar um bocado o sabor.
    No entantooo, parece muito bom :) Até apetece fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã... Essas opções todas de bacalhau parecem-me muito boas cá para os meus lados :-)
      Mas sim, a broa tostadinha por cima dá um toque bom e diferente :-)

      Beijinhos e boa semana!!!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Olá marta :-)

      Ainda bem que não somos todos iguais, nem gostamos todos do mesmo tipo de comida :-) Senão isto era uma monotonia e nos hipermercados havia de haver alimentos que nunca saíam da prateleira :-)

      Beijinhos grandes e boa semana!

      Eliminar
  6. tem bacalhau? pronto, já me conquistou. gosto muito desta junção, agora, com bata-frita , é para mim, novidade! beijinhos, Joana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mia :-)

      O bacalhau também me conquista a mim de todas as maneiras... Mas isto sou eu que adoroooooooooo comer!

      Beijinhos***

      Eliminar