segunda-feira, 5 de maio de 2014

Queques/Muffins de pêra

Cá em casa a pêra costuma-se comer crua, em salada de fruta, pêras bêbedas e de momento que me lembre é só...


Mas a Manuela, criativa como sempre desafiou-nos a experimentar algo diferente e saboroso para fazermos com as pêras... Eu 'botei os pés ao caminho' e lá fui pesquisar na Internet algo para se fazer com pêra, uma coisa simples, fácil de confeccionar e que fosse saborosa ao mesmo tempo :-)

Encontrei estes queques ou muffins como lhe queiram chamar e pus mãos à obra!

(Deu para 18 queques)
Ingredientes:

- 225g. farinha com fermento
- 150g. açúcar
- 180mL leite
- 1 ovo
- 1 bocadinho de óleo (deitei a olho)
- 1 pêra grande (ou 2 pequenas)

Preparação:

Coisa mais simples!

- Juntar farinha + açúcar + leite + ovo + óleo e mexer! (Eu como não podia fazer barulho com a batedeira porque o meu pantufa estava na sesta, bati a massa com a vara de arames...)

- Partir a pêra aos bocadinhos, eu parti em bocadinhos mega, hiper pequeninos e juntar à massa

- Dar apenas mais uma mexidela para incorporar e verter nas formas (usei formas de papel)

- Levei ao forno a 150ºC/180ºC no modo 'pastel' durante 20min e fiz o teste do palito, mas se tivesse ficado menos um jeitinho também seria melhor, secalhar ficavam mais húmidos ainda!

Resultado e opiniões:

Eu experimentei fazer com forma de papel dentro de uma forma pequenina de queques e fiz também apenas na forma de papel sem estar protegido com nada à volta (como se vê nas fotos)


E noto que houve diferenças, quer no formato, quer na côr dos queques, quer na textura... Sem dúvida que os que meti dentro das forminhas de 'alumínio' ficaram mais altos, mais bonitos e mais fofos :-) Secalhar foi por estarem mais aconchegadinhos :-) Mas que se nota diferenças e que ficaram melhores lá isso ficaram!!!




Os queques serviram para um maravilhoso piquenique a 3 e os que eu levei na cesta foram todos comidos... 

O meu maridão que disse que não eram nada de especial... Mas comeu 3 seguidos, eu comi outros 3 por isso acho que no início estranha-se por ter os pedacinhos de pêra mas depois entranha-se e acho que ficaram bons, claro que é uma receita super simples, nada de transcendente nem complicado mas como o sabor da pêra não fica carregado, fica um leve sabor a pêra torna o queque diferente de um simples queque normal!





22 comentários:

  1. Querida Joaninha, obrigada!! Parecem muito bons e fáceis de fazer... Vou fazer e depois mostro, ok? Um xi-coração para si e para o pequerrucho, e que bom que as pêras não importunaram o seu soninho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela :-) Obrigada eu :-) De coração...

      Sim, experimentem e vejam o que acham...

      O meu pantufa adora nanar as sestas e faz-lhe tão bem, fica logo com outra disposição quando acorda :-)

      Beijinhos***

      Eliminar
    2. Joaninha, acabei de receber o seu mimo pelo correio!!! Muito, muito obrigada, são lindos! Espero poder retribuir... esta semana estou afastada do blog por motivos profissionais, mas logo, logo, faço um post giro!! Um grande xi-coração para si e para o "Pantufinha"!!.

      Eliminar
    3. Olá Manuela...

      A parte do ter ido espreitar o seu blog sei lá quantas vezes já o disse lá no seu cantinho... Quanto ao miminho, não agradeça, é apenas um miminho pequenino apenas faça bom uso ;-)

      Eu por cá fico à espera do próximo post... Beijinhos grandes***

      Eliminar
  2. Olá!
    Parecem muito bons :) Pô-los sem a forma à volta é que faz com que a forma de papel abra e ficam mais baixos, convém sempre pôr no tabuleiro próprio ou em formas :)
    Pêras não são a minha fruta preferida, mas se estiverem muito duras ainda como.
    Quanto ao abacate, é uma questão de experimentares... Não tem um sabor muito acentuado, é um sabor leve, e tem uma textura muito cremosa e agradável porque é rico em gordura saudável :) É muito bom para fazer pastas, por exemplo, com atum ou isso, ou mousses,... até saladas, aos bocadinhos, mas para isso convém gostares do sabor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã...

      Pois, aqui à um tempo atrás perguntaste-me se eu não os metia 'aconchegados' em formas, aquilo ficou-me na cabeça e desta vez decidi experimentar das 2 formas no mesmo tipo de queques, e nota-se mesmo a diferença! A partir de agora vou proteger sempre com a forma por fora para eles não abrirem e não ficarem tão secos... É assim com tentativas e experiências que se vai aprendendo ;-)

      O abacate, mete-me confusão ainda, talvez por nunca ter comido mas pode ser que um dia me aventure mesmo :-) Obrigada pelas dicas e sugestões de como o comer e para que serve...

      Beijinhos***

      Eliminar
  3. Que bons, posso levar um para o lanche de amanhã???? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À vontade Sarinha :-)
      São ideais para um lanche ou piquenique (que foi o caso) :-)

      Beijinhos***

      Eliminar
  4. Olá Joana, vim retribuir a simpática visita ao meu blogue. Espero vê-la por lá mais vezes ;) e pode trazer um destes muffins pois estão super apetitosos.

    Obrigada.

    Beijinho, Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela...

      Gostei mesmo muito do seu cantinho :-)

      Eu apareço, pode ter a certeza!
      E vou acompanhada dos meus muffins, ou de umas bolachinhas :-)

      Beijinhos***

      Eliminar
  5. Adorei o teu blog nao conhecia e fiquei fa! Parabens:)

    http://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Olá ! mulher abençoada...

    vim deixar meu carinho....
    seus mimos são lindos.
    te seguindo, me aprova vai....
    para sempre estar aqui.
    neste espaço criativo....

    boa semana.....cheia de alegrias....

    BEIJOS !!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana!! :D
    Como estás?
    Primeiro que tudo e antes que me esqueça...adorei as tuas alpercatas...também tenho e sou tão fã. Tenho que comprar outras porque as minhas já estão um pouco batidas...
    Depois cá em casa nunca fiz bolos com pêras mas agora fiquei cheia de curiosidade.
    Parecem fantásticos!!! :D
    Beijocas e bom resto de semana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sarinha...

      Está tudo bem, obrigada! Não tenho andado é com muita cabeça para actualizar aqui o blog, mas brevemente terão posts novinhos meus :-) Há alturas assim!

      As alpercatas gosto muito, tenho 2 pares que comprei o ano passado no jumbo super baratas, mas também gostava de comprar outras até bem mais coloridas!

      Eu também não costumo comer bolos nem sobremesas assim com pêras mas gostei deste desafio :-)

      Beijinhos e uma excelente semana para esses lados!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Eu também não, mas ultimamente tenho visto versões de bolos de pêra com boa cara que me teem aberto imenso o apetite de experimentar :-)

      Eliminar
  9. Olá Joana,
    Bastante apetitosos estes muffins! Além de piquenique, tb são ótimos para mandar de lanche para a escola! Gostei de saber dessas nuances de fazer na forma/sem forma. Como quem como eu é zero no quesito cozinho, essas pequenas coisas vão ficando na minha cabeça. Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val, obrigada :-)

      Eu também gosto muito de saber destes truques, eu também não percebo por aí além, mas pequenos truques na cozinha são sempre bem-vindos e fazem com que uma pessoa se vá aperfeiçoando :-)

      Beijinhos grandes Val***

      Eliminar