segunda-feira, 16 de junho de 2014

Panquecas de limão

Desde que descobri o recente mundo das panquecas, de vez em quando lá faço eu uns lanches diferentes ao fim-de-semana...
E que bem que nos sabe! Acho que até o maridão já se está habituar às panquecas. Só o filhote é que não vai na onda, não liga muito a bolos, acho que sai ao avô, podemos oferecer-lhe os bolos todos do mundo, que para já a palavra bolo para ele é indiferente, nem sequer provar... Já se ouvir a palavra chocolate a reacção não é a mesma... Ai não, não :-)

Gostei muito destas panquecas, porque e no seguimento do pudim de limão que fiz, a massa não fica muito doce e isso agrada-me!
Se a panqueca em si for doce, já não me dá vontade de a besuntar com compota porque fica enjoativa... Sendo a massa pouco doce e com um travozinho amargo, já gosto de espalhar compota :-)

Ingredientes:

- 1 ovo
- 1 colher de sopa de açúcar (usei açúcar amarelo)
- 2 colheres de sopa de farinha
- Leite (deitei a olho, mas devem ser +-120mL, 150mL)
- Sumo e raspa de 1/2 limão

Preparação:

- Numa bacia juntei os ingredientes todos e bati com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea
- Depois fui pondo colheradas de massa numa frigideira untada com óleo (bendita dica da Manuela - nunca mais me esqueci da dica lá no 1º post das panquecas- óleo e papel absorvente sempre à mão :-) )
- Deixei dourar de ambos os lados

*) Deu-me para 6 panquecas pequenas



Pus compota de morango, miolo de noz, flocos de aveia e morangos partidos aos bocados

2 comentários:

  1. Adoro panquecas, tenho mesmo de fazer... Ultimamente tenho feito mais crepes. Agora tenho um bocado mais de tempo e posso fazer, mas também tenho tantas receitas porreiras para testar :P
    Essas parecem muito boas... Também conheço algumas pessoas que não gostam de bolos, algumas crianças, e é uma vitória ver alguma dessas pessoas comer um bolo feito por mim e gostar :P
    O meu irmão, por exemplo, quase nunca come bolos... Mas é viciado nos meus crepes de tapioca, nuns cupcakes de kinder bueno que fiz numa altura (está sempre a pedir-me! Mas vá, esses não valem, têm nutella por cima, nem que fossem cartão era bom :P) e num snickers caseiro (que, modéstia à parte, é impossível de não gostar!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crepes também me parece muito bem e eu já vi os teus e pelo aspecto não admira que quem os experimente adore :-)

      Cupcakes de kinder bueno????

      Snickers caseiro??? Essas receitas são recentes no blog? É que só o nome já me abriu o apetite...

      Beijinhos***

      Eliminar