quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Coxas de perú assadas no forno

Carnes brancas fazem cada vez mais parte da alimentação cá em casa e carnes vermelhas estão cada vez mais fora das nossas ementas.
Como gostamos muito de frango, perú, pato, coelho... Não é esforço nenhum comer carnes brancas ao invés de carnes vermelhas! O nosso corpo e a nossa saúde agradecem :-)
Se vou deixar de comer porco e vaca? Não! Mas posso diminuir SUBSTANCIALMENTE a frequência desses tipos de carne...

Num domingo destes ao almoço saíram umas coxas de perú assadas no forno que foram um sucesso cá em casa!

Ingredientes:

- Coxas de perú
- Limão
- água
- Sal
- 2 folhas de louro
- Pimentão Doce
- Vinho
- Polpa de tomate
- Batatas
- 1 cebola
- Azeite

Preparação:

-  Limpo as coxas de perú (por vezes restam umas penas pequeninas agarradas) e passo-as por água

- Levo as coxas a cozer numa panela com água, só mesmo uma fervura (faço sempre isto, porque as coxas são grandes, duras e isto vai amaciar a carne da coxa e tornar o assado mais rápido de se fazer)

- Depois numa travessa faço uma camada de cebola às rodelas, ponho 2 folhas de louro, junto as coxas já semi-cozidas e as batatas cortadas para assar
(Dou golpes nas coxas para assar melhor)

- Tempero com sal, vinho, pimentão, polpa de tomate, um bocadinho de água e azeite.

- Levo ao forno, o meu assado para ficar bom leva +-1h30, viro a meio as coxas para assar bem dos 2 lados e sirvo!




Este assado foi completamente aprovado cá me casa! Eu comi bem, aliás como sempre como... O maridão comeu muito mais ainda e tínhamos comido entradas antes do prato principal... Ajudou secalhar o facto de este prato ter sido feito num dia depois de ele ter feito 120km de bicicleta... Acompanhamos com um vinho  verde branco fresquinho, muito bom, e eu que não estando habituada a beber posso dizer que só arrumei a cozinha às 17h, devido às tonturas ao enfartamento do almoço ;-)
Por isso só posso dizer que este almoço foi aprovadíssimo! A repetir!

8 comentários:

  1. Ahahahaha esses enfartamentos (tonturas) são sempre bons!
    Adorei o aspecto, assim muito tostadinho! :)
    Eu não precisava de mais nada...
    120 km de bicicleta???? Ena pá! :)
    Então eu hoje corri 15 minutos e pensava que tinha sido a maratona! :p
    Beijinhos, valentes! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sarinha,

      Quando não se está habituada a beber um copito a mais e é no que dá :-)
      Eu também gosto, da crosta por fora tostadinha, e por dentro a carne está suculenta na mesma :-)
      O meu maridão é um desportista de 1ª categoria, só gostava de ter uma ínfima parte da vontade que ele tem e já me dava por feliz :-)
      Nós cá vamos andando devagarinho nisso da ginástica...

      Beijinhos***

      Eliminar
  2. Também costumo comer carne branca (carne vermelha só como muito raramente), até porque gosto mais... Peito de frango, principalmente. Perna de peru não é a minha preferida porque é um bocado gordurosa e não gosto tanto... Mas assim em assados resulta bem, e se tu dizes que é bom é porque é bom! De qualquer maneira tem muito bom aspeto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã... Somos opostas nisto da carne, já vi! Porque peito de frango é o que eu consigo goster menos... Lá está, por achar a carne mais seca... Bifes de frango adoro, mais fininhos... Quando é peito acho sempre mais seco e acabo por não fazer muito, mas sem dúvida que as carnes brancas são as melhores para serem incluídas na nossa alimentação!

      Obrigada, beijinhos***

      Eliminar
  3. Olá Joana, o teu assado está com ótimo aspeto. Faço pouca assados, mais quando é peixe. Tb prefiro as carnes brancas,das vermelhas só comemos vaca, o porco foi banido há séculos. Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val,

      Peixinho assado também costumo fazer, o que mais gostamos é o peixe vermelho :-)
      Olhe Val, a carne de porco está prestes, prestes a ser completamente banida da nossa alimentação (pelo menos em casa) que é um meio onde posso controlar! Mas confesso que algumas coisas ainda me custa, mas devagarinho acho que vou conseguir seguir este passo e pôr o marido e o filho a fazer o mesmo!

      Beijinhos grandes***

      Eliminar
  4. Olá Joaninha! Um belo assado... e regado com esse vinho fresquinho tanto melhor! Gosto de perna de perú assada, e costumo fazer o assado com batata doce. Também fica muito bom! Já vi que as suas férias foram boas... Um grande beijinho! Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mnauela,

      Com batata doce nunca experimentei! Aliás, nunca comi batata doce... Por isso mesmo, por lhe chamarem 'doce' e eu não sou muito fã do misto doce/salgado... Mas secalhar é só de nome mesmo e já ouvi falar que faz muito bem comer batata doce :-)

      Beijinhos e um bom regresso ao trabalho***

      Eliminar