sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Frango frito

... Ou neste caso, coxas de frango frito!

Costumo comprar coxas de frango do campo, nalgumas refeições junto com o frango caseiro para fazer mais fartura e porque a coxa é uma parte do frango que se come sempre bem, pelo menos cá em casa!

Fritar frango não tem tanta ciência assim (acho eu) mas costumo fazer de 2 maneiras:

1ª opção: (a minha sogra faz desta forma)

Cozer o frango,
Quando cozido levar a uma frigideira com óleo a fritar.

Fica tostadinho mesmo!

2ª opção: ( sem dúvida a que faço quase sempre) e ainda estou a pensar se se pode chamar frango frito a isto, mas pronto! É assim que eu faço... E que fica bom, fica!

Ingredientes:

- Coxas de frango
- Óleo
- 1 folha de louro
- Vinho branco
- 1/2 caldo knorr de galinha
- 1/2 limão
- Molho picante (tipo piri-piri)
- Água
- Sal

Preparação:

- Limpo as coxas e lavo-as

- Tempero com limão apenas e reservo

- Num tacho largo, ponho uma folha de louro e óleo

- Quando estiver bem quente junto as coxas (com cuidado porque salpica), o 1/2 caldo knorr aos bocadinhos assim meio esfarelado, tempero com umas pedrinhas de sal e deito umas gotas de picante
- Junto um bocado de vinho e deixo evaporar

- Junto um pouco de água, dou uma mexidela e deixo cozinhar
(Ora bem, este passo deve estar totalmente incorrecto, se algum cozinheiro ler isto deve agarrar-se pelos cabelos porque não se junta vinho com água e blá, blá, blá... e estou eu a cometer um crime na arte da cozinha! Mas como já o disse tantas vezes, eu não percebo assim muito de cozinha e de regras do que se pode ou não juntar, muito menos... Por isso é assim que eu faço! E sim, eu já fiz apenas com o vinho... Mas não sei, gosto de lhe pôr água! Como diria a Manuela, manias!!! ;-))

- Quando já tiver bem cozinhado que é sinónimo de a água praticamente desaparecer toda, fica apenas no fundo do tacho a fritar, a tostar

A ganhar côr... E o que eu adoro aqueles bocado que ficam agarrados ao tacho??? Humm :-)
- Depois é só deixar tostar e servir!

Por estes passos acima descritos é que eu não sei se posso chamar fritar, porque aquilo 1º coze, fica ali a cozinhar e só quando o molho evapora todo é que a carne se começa 'agarrar' ao tacho, a ganhar côr e a fritar mesmo!!! É um 2 em 1 - coze e frita!!!

As coxas ficam tenrinhas por dentro, tostadas por fora mas não demasiado tostado/frito que é como eu gosto! Garanto que isto é comestível :-) Se alguém souber de uma maneira melhor apite!


São servidos? Acompanhei com arroz branco...

P.s) Sim, eu tenho mais toalhas de mesa, garanto-vos! Mas esta aos quadrados azuis não sei porquê é a que eu mais gosto! Então uso-a muitas vezes! ( tenho a sensação que as minhas fotos, na maior parte aparecem com esta toalha de fundo:-) )

2 comentários:

  1. A tua sogra é uma simplista :P
    Já não como frango frito há bastante tempo, a minha avó costumava fazer com pão ralado mas eu não achava grande piada porque tirava a pele e depois ficava tipo frango normal hahaha :P (perguntei à minha avó se era mesmo com pão ralado e estou a ouvir um discurso sobre como fritar pernas de frango com pão ralado :P)
    Mas a tua técnica parece mesmo boa, adorei o 2 em 1. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm... Frango frito das avós :-) Sim, Muitas pessoas panam o frango, parece aquele das cadeias de fast-food que às vezes vejo!!!

      E o discurso das avós... Outro tema épico :-) devem ser todas assim!!!

      Beijinhos***

      Eliminar