sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

As sobras do Natal

Acho que é comum em todas as casas ficarem as sobras da comida do Natal.

É sobremesas que sobram, são as garrafas dos sumos e vinhos, é o arroz do dia 25 que se faz a mais...
Faz-se sempre comida a mais com medo de não chegar e para mim as sobras mais interessantes do Natal são as sobras das batatas cozidas... Sem dúvida que adoro a chamada roupa velha! De preferência com a sobra também do molho cozido que dá um gostinho especial à roupa velha!

Cá em casa a roupa velha faz-se com as mãos... Tiram-se os picos do bacalhau, desfia-se, esmaga-se e aperta-se com as mãos os grelos e a couve portuguesa, desfazem-se as batatas aos bocados, coloca-se o molho cozido e mexe-se para envolver tudo!

A minha mãe faz um tacho enorme e depois levo sempre um tupperware (neste caso o da foto) embora!
Ora como roupa velha no dia 25 ao almoço e ao jantar... No dia 26 ao almoço e também ao jantar!
O aspecto pode não parecer dos melhores, mas sabe-me pela vida!


E perguntam vocês...

E não enjoas de comer tanta roupa velha Joana Sofia???

E a resposta é: NÃOOOOOOO!!!! Mas houvesse e mais comia!!!

E é desta forma que por cá se passa o dia 26... A tomar o pequeno-almoço com umas sobras de pão-de-ló ou bolo-rei, a almoçar os restos da roupa velha, a beber os fundos das garrafas e a acabar com o melão e o abacaxi abertos e os restinhos dos bolos :-)

Será que é só cá em casa ou nas vossas também é assim?

Beijinhos e continuação de umas Boas-Festas***

6 comentários:

  1. Olá Joana, devido aos meus fracos dotes para a cozinha, passo o resto da semana a seguir ao Natal a comer restos, mas sem transformá-los. Ou seja, a esta hora que te escrevo, praticamente me nascem penas pelo corpo e quando falo quase que sai "glu glu". Já não posso ver peru à minha frente! a "roupa velha é uma forma de dar um novo sabor às sobras e não enjoar, que é o estado em que me encontro neste momento! beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah Val, gostei da sua descrição :-)

      Então glu glu para si também e boas sobras...

      Beijinhos***

      Eliminar
  2. Acabei de jantar roupa velha! Também comi no dia 25 à noite e no diaaa 27 (?) à noite também. E vou comer no dia 1, e as sobras desse :P
    Mas a minha avó não se limita a guardar roupa velha em separado, é todo um outro nível. Ela guarda um tupperware de batatas, um de couve e um de bacalhau e depois pratica uma espécie de ritual de recriação da roupa velha (com azeite, muito azeite). E posteriormente, claro, aquece-se essa roupa velha (já refeita) com amor, carinho e a tampa de plástico para microondas, senão aquilo fica tudo esbeiçado de gordura que é uma porcaria, parece sebo. E depois aqueces maçã com canela (eu gosto de aquecer maçã com canela) e fica a cheirar a sebo e canela. Delicioso. É importante, a tampa de microondas. Além disso, o microondas é perigoso, por causa da radiação, e aquele bocadinho de plástico, furos e BPAs incluidos, obviamente que é um escudo anti-radiação. Diz que previne cancros e tudo.
    Por acaso não fiquei com sobremesas, a minha família é javarda e come tudo no dia (estou a brincar. O Natal não é em minha casa ;) )
    O que é "molho cozido"? Não percebi bem :P
    Tens um pedaço de forno, pano e casaco muito bonitos ;)
    Chamas-te mesmo Joana Sofia ou é uma expressão tipo acrescentar "Maria" no fim de um nome para atribuir seriedade à afirmação proferida? :P
    Só este ano é que descobri que abacaxi é tradição, quando inundou o supermercado local :P Os desmancha-prazeres dos clientes preferiram o pão-de-ló, acho que o abacaxi não teve grande saída :P
    O "sítio das pizzas" é o froiz (que também é o sítio das pipas), só não mencionei porque o em que compro é em Espanha e não sei se os de Portugal também têm... Mas já fui a um à minha beira e tenho a ideia de que também há. São umas "frescas" (não congeladas) e há de frango, margarita, com carne, 4 queijos,... Só não me lembro da marca, MAS acho que tem uma espécie de prédio na embalagem (?!)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, os teus comentários são tão engraçados que requer uma resposta a tuuuudo :-)
      Ora bem, eu só gosto de roupa velha aquecida no fogão... Um destes dias de sobras aqueci também no microondas mas não me soube... Comecei a comer e tive que a deitar toda num tacho e por aquecer... Manias que não me conseguem largar!!! Tirando isso uso o microondas até com alguma regularidade, mas o meu marido não gosta nada dele... O leite tem de ser aquecido no caneco no fogão até ferver (por isso imagina os dias em que me esqueço do fogão ligado e vou vestir-me e coisa e tal... grrrrr...). Eu também gosto do café da manhã aquecido no fogão, a sopa também é no fogão, não gosto de comer sopa aquecida no microondas... Por isso uso mas só a maior parte para aquecer arroz (sobras) e a comida do almoço (sobras do jantar)
      É assim acho que para a saúde realmente o microondas não deve ser das melhores coisas, mas por vezes dá jeito!!!
      O molho cozido é um molho de azeite, cebola picada, alho picado (em casa da minha sogra juntam tomate esmagado) e vai tudo ao fogão a cozinhar... Até ferver! Fica um molho quentinho e é servido assim no dia de Natal por cima das batatas cozidas... Fica ótimo (para quem gosta de cebola e alho, claro está)! O próprio azeite fica aromatizado, com um sabor mesmo bom... Um dia mostro fotos!!!!!!
      O Natl foi passado em casa da minha mãe, por isso o forno, o pano, o casaco e as mãos que vês são da minha mãe eheheheheh :-) É um casaco tão velhinho que ela tem vestido que se o visses ao vivo assustavas-te... Mas estás a ver aqueles casacos tão velhinhos ,mas tão quentinhos??? É o caso deste!
      E sim, os meus pais puseram-me mesmo o nome de Joana Sofia, não foi nada para dar ênfase à expressão!!! Mas não critiques, vê lá... Que eu até gosto! Agora ficas em dívida para comigo, um dia destes tens de me dizer o teu nome, que isto de ser avelã é muito giro e tal mas eu sou uma curiosa do pior :-) e eu até só quero saber o 1º nome, não precisas de te submeter ao ridículo como eu de expôr os 2 nomes :-)
      O abacaxi sempre fez parte das festas, anda de mãos dadas com o bacalhau...
      Eh pá! O Froiz... O mais perto que tenho e que conheço é para aí a uns 25km (coisa pouca portanto) :-(
      Fogo... As coisas boas andam sempre longe de mim :-(
      Beijinhos grandes avelã*** Acho que respondi a tudo!!!

      Eliminar
    2. Hoje antes de ler o teu comentário perguntei à minha avô o que era o molho cozido e ela disse-me! Já sei o que é, é bom :P Por acaso tem um sabor muito agradável :) Também ouvi histórias sobre o quanto um tio meu adorava esse molho com tomate (eu acho muito estranho pôr tomate :P ) e comia sempre, e aprendi a receita completa e detalhada, claro ;)
      Também tenho uma mini-panela adorável em que aqueço sempre a sopa :D Foi uma descoberta, antes demorava uns 20 mins a aquecer uma malga de sopa para cada pessoa :P
      Que. Seca. Aquecer leite no fogão? Já quando é para fazer papas de aveia me aborreço, quanto mais todos os dias :P
      A minha avó também tem casacos desse género, anda sempre a impingir-mos para eu não ter frio... :P
      Que sorte, a tua mãe tem paciência para posar para a foto com roupa velha!
      Eu não achei o nome feio, até achei engraçado :D (no bom sentido, NÃO engraçado tipo Joaquina Guilherme, obviamente...)
      Quanto ao nome, passo a explicar: o blog é mais ou menos meu e da minha irmã, e nós dividimos os blogs que comentamos (é giro, eu sei :P pode parecer um bocado estranho/fraude, mas pronto. Nós costumamos cozinhar juntas, portanto...). O MEU nome (eu = pessoa que comenta o teu blog) é Mafalda (por isso não te queixes, eu tenho nome de boneco de BD ;) )
      Vai a correr até lá, volta e entretanto fazes uma maratona :D (e mais um bocadinho ;) )
      Não te posso garantir nada, mas as do pingo doce (refrigeradas e NÃO congeladas) parecem-me bastante semelhantes... Só que nunca provei!
      De resto, a maior parte das pizzas não são tão más assim - tirando a do Halloween do Lidl, a do Halloween do Lidl é muito má :P

      Eliminar
    3. Muito bem :-) Estás a ver como já arranjaste uma DE CERTEZA melhor cozinheira que eu que te explique o molho cozido?
      Eu no início também estranhava imenso o tomate no molho, mas agora até gosto das 2 versões... Embora ache que sem tomate deve fazer melhor à saúde! Acho que com tomate ele fica muito escuro,a cebola fica muito apurada no início e não deve fazer tão bem (digo eu) mas que sabe bem lá isso sabe e é 1 vez no ano praticamente...
      Mafalda... Oh que nome engraçado... E digo engraçado porque a minha irmã ía-se chamar Mafalda... Nós sempre pensamos que ela se ía chamar Mafalda, até que o meu pai na hora de registá-la resolveu alterar o nome sem consentimento de ninguém, chegou a casa e disse a todos que a bebé se chamava Cláudia Gabriela :-) Por isso o nome Mafalda para mim é inesquecível, é engraçado e de certeza que nunca vou chamar Mafalda a algum filho meu só pelas lembranças que o nome me trás :-) :-) :-)
      Por isso imagina um bocadinho os porreiraços que os meus pais são :-) O meu pai ainda me faz umas tantas coisas engraçadas a mim como esquecer-se de mim num hipermercado e outras coisas mas isso já são outras histórias engraçadas que fazem parte do meu currículo eheheheheeh! Servem para em casa nos rirmos imenso!!!
      Então posso confiar que quando tem um comentário de 'avelã' é sempre a mesma avelã que comenta certo??? É esquisito, confesso... Mas assim explicadinho já se percebe melhor!!!
      Sim, as do Pingo Doce já provei e são boas... Mas junto sempre mais ingredientes do que os que já traz...
      Ora bem, desejo-te então a ti e à tua irmã (já agora) e restante família um excelente Ano de 2015!!! Beijinhos grandes avelã M***

      Eliminar