terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Bacalhau frito com cebolada

Já não é novidade que cá em casa gostamos de bacalhau das mais variadas maneiras.
E bacalhau frito com cebolada é M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!


O que eu gosto mesmo é de bacalhau frito com cebolada acompanhado de uma batata frita às rodelas e muuuuuita cebola, mas desta vez tinha sobras de arroz do dia anterior, por isso acompanhei este bacalhau com arroz e uma salada de alface.
Soube-nos muito bem!
O meu filho que só comia peixe, filetes e não provava bacalhau, dizia que não gostava... Agora até ele come bacalhau e pede sempre mais e mais.

Ingredientes: (não coloco quantidades, porque depende de quantas pessoas são e se gostam de muita cebolada ou pouca cebolada)

- Lombos de bacalhau
- 1 ovo
- Farinha
- Óleo ou azeite (para fritar)
- Cebolas
- 2 dentes de alho
- Azeite
- Polpa de tomate
- Sal

Preparação:

- Seco bem os lombos do bacalhau num pano (para retirar o excesso de água da descongelação - neste caso)
- Passo depois o bacalhau por farinha e ovo e levo a fritar em óleo ou azeite (na foto foi óleo), deixo fritar bem em ambos dos lados 


- Num outro tacho coloco um fio de azeite, os alhos picados e a cebola às lascas ou às rodelas e levo a refogar até à cebola ficar molinha, tempero apenas com umas pedrinhas de sal e junto polpa de tomate para dar côr e sabor. Deixo cozinhar e vou mexendo de vez em quando.

- Disponho o bacalhau frito numa travessa e coloco a cebolada por cima.


- Sirvo!


18 comentários:

  1. Hummmmm, que delícia!
    Eu queo kkkk
    Bjsss querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dinha,

      Muito bom mesmo, sirva-se!!! :-)

      Beijinhos***

      Eliminar
  2. Aiiiii que delícia!!! Amei a idéia, costumo fazer o bacalhau empanado mas nunca fiz assim acebolado, deve ficar perfeito!!!! Beijos! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bacalhau empanado também é muito bom... A minha avó fazia um que era uma delícia!!! Ficava com aquele gostinho de 'comida da avó' mesmo :-)
      Nós por cá como gostamos de imensa cebola, deu nisto!!!

      Beijinhos Andrea***

      Eliminar
  3. Uau, parece delicioso! Nunca pensei em bacalhau frito, não sei porque. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Claro que existem versões de bacalhau bem mais saudáveis que esta... Mas esquecendo um pouquinho a parte do saudável e apostando no sabor, bacalhau frito é muitoooo bom :-) Com cebola então... T.O.P!!!

      Beijinhos***

      Eliminar
  4. Adoro este bacalhau. Faço imensas vezes!! :D
    Até me fizeste crescer água na boca! ;)
    Um beijinho grande vizinha,
    Sarinha - No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se assim foi, que bom!!! Realmente 'bacalhau' e 'cebolada' são 2 palavras que se encaixam na perfeição.

      Beijinhos grandes Sarinha*** Gosto de te 'ver' por cá...

      Eliminar
  5. Hoje vou comer bacalhau! De caldeirada :) Badanas, muitas badanas :) (curiosamente, gosto mais de peito de frango do que de patas, mas no bacalhau gosto mais das badanas do que do lombo. Vá-se lá perceber!)
    Pois, costumo ver esse tipo de bacalhau servido com batatas às rodelas :) É meio tradicional, não sei.
    "se gostam de muita cebolada ou pouca cebolada" hahaha, isto é engraçado. Vamos lá por partes: A minha comida preferida de todo o sempre são os bifes de coração de cebolada que a minha avó faz (a sério, só "visto" (comido? :P) . Ela sabe que eu gosto então exagera e põe uma dúzia de bifes para mim e para a minha irmã porque "são pequeninos". Eu continuo a dizer-lhe que é um exagero, mas eles continuam a desaparecer, por isso é possível que ela não acredite.). São MESMO bons. Vou poupar-te a descrições. Adiante...
    Como nós acabamos sempre por raspar a cebola toda do tacho, de cada vez que a minha avó faz põe mais cebola. Chegou agora a um ponto em que os bifes estão afogados em cebola e não se vêem, porque de cada vez que é feito leva umas 10 cebolas ou assim, e quando são pequenas ela passa-se porque fica uma hora a descascá-las :P
    Enfim, só para dizer que essa cebola me deu fome :)
    O teu filho come cebola? Só porque as três postas têm :P
    Por acaso não costumo comer pimento na cebolada.
    Concluindo, o teu prato parece mesmo bom! Tu fazes sempre este tipo de comidas mesmo boas e (relativamente) tradicionais mas ao mesmo tempo diferentes, gosto de ver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã,

      Cebolada, muita cebolada... Gosto disso :-)
      O meu filho não gosta de cebola, se apanhar um bocadinho pequenino que seja no arroz deita tudo fora (sai à mãe que eu era igual...) somos só 2 a comer cebola em casa, mas acho que comemos por 4! Eu na salada de alface chego a pôr 2 cebolas inteiras só para nós os 2, gostamos mesmo... Mas não foi assim a vida toda, eu abominava a cebola, nem sei como é que o meu gosto alterou tanto...

      Os bifes de coração que dizes que a tua avó faz são os bifes de fígado de vitela? Não??? Eu adoroooo bifes de fígado de vitela, fiz ontem à noite... Quer dizer, não adoooorooo... Mas gosto, vá lá! E com cebolada gosto muito e costumo fazer!!!

      As avós são sempre uns amores, perdem um tempão na cozinha só para agradar os netos :-)

      Obrigada avelã, eu bem tento fazer comidinhas boas e caseiras em casa... Não sou nenhuma expert na cozinha, mas desenrasco-me bem para o dia a dia!

      Beijinhos grandes***

      Eliminar
  6. Olá!

    ADORO!!! já nao como à tanto tempo que vou fazer já amanha :D

    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Que apetitoso esse bacalhau :D
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  8. Bllacckk, bacalhau é algo que não me assiste! Mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podemos ser todos iguais Marta, senão era uma monotonia e o bacalhau esgotava todo nas prateleiras do supermercado eheheheheheheh :-)
      Eu por acaso gosto muito... Podia comer 2 ou 3 vezes por semana que não me cansava e depois existem tantas maneiras de o confeccionar que para mim é um alimento que nunca me cansa come :-)
      Beijinhos grandes***

      Eliminar