terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Macarrão gratinado com carne picada

Ultimamente andei distante... Não em presença, porque tento ao máximo continuar assídua nas visitas aos vossos cantinhos, mas por aqui o desfile das comidinhas que faço estava muito fracote, vou tentar mudar, prometo!!!

Eu confesso, eu gosto mesmo disto do blogger... Não apenas do meu cantinho, mas de visitar os vossos, de comentar, de ver os comentários que fazem no meu, da partilha de conhecimentos entre várias bloggers. Isto ainda me pode vir a trazer muita chatice e se assim for o meu desejo, um dia deixo-me disto... Mas para já só me tem trazido coisas boas e por isso gosto tanto de cá andar neste mundo virtual :-)

Para já mesmo, sai um macarrão gratinado com carne picada, uma comidinha quente, reconfortante, que aconchega o estômago e que é fácil de fazer... Acho uma sugestão simpática até para quando se tem convidados em casa e não se quer perder demasiado tempo na cozinha... Porque o importante mesmo é desfrutar da companhia dos convidados, falarmos e divertirmos-nos!

E até porque se aproxima um jantarzinho cá em casa onde tenho convidados, digam-me lá assim que outras comidinhas rápidas e que fazem um brilharete posso eu fazer???
                 

Ingredientes:

- Carne picada
- Massa macarrão
- Queijo ralado
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- Azeite
- Vinho Branco
- Polpa de tomate
- Cerveja
- Água
- Sal

Preparação:

- Num tacho largo pus a cebola picada, os dentes de alhos picados, a folha de louro, um fio de azeite e levei a refogar,

- Depois acrescentei a carne picada e envolvi bem e deixei cozinhar um pouco,

- Acrescentei um bocadinho de vinho e um bocadinho de cerveja e deixar cozinhar com o tacho destapado para evaporar o álcool,

- Deixei cozinhar durante 40minutos (acrescentei um pouco de água durante esse tempo, a polpa de tomate e temperei com sal),

- Depois de cozinhado desliguei o tacho e reservei.


- Entretanto, enquanto a carne cozinhava, coloquei num outro tacho o macarrão a cozer apenas em água e sal,

- Depois de cozida, escorri a água e coloquei no tacho uma noz de manteiga e envolvi a massa.

Depois montei no pirex com a seguinte disposição:
- Uma camada de macarrão cozido,


- Uma camada de carne picada,



- E terminei com uma última camada de macarrão,


- Polvilhei com queijo ralado e levei ao forno a gratinar,




- Servi!



10 comentários:

  1. Olá Joana, ainda hoje fiz carne picada, exatamente da mesma forma que tu, excepto o vinho e a cerveja. Só que servi com arroz branco e legumes salteados. Uma vez veio cá a casa um amigo e chegou bem na hora do jantar, estávamos a comer carne picada e eu ofereci-lhe. Sabes o que respondeu? (ele não tem papas na língua) "Carne picada, não obrigada , isso é comida para bébés!"
    Digo-te , os meus filhos adoram carne picada e tem a vantagem de dar para guardar para outros dias e se ir variando: com ovo, com massa gratinada como fizeste, com uma bela farofa (minha costela brasileira). Acho bem prático. Há algum tempoo que não faço assim com massa e queijo ralado, acho que é um prato de massa adequado para as massas ( quando há muita gente), rende, é fácil de fazer (no meu caso esta caracteristica é fundamental) e não há quem recuse. Beijinhos Joana!
    PS: sobre o comentário que fizeste no blog: gosto de escrever com caneta de tinta permanente e faço-o bastante, coisas do meu tempo de liceu! kisses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val,

      Eu também gosto muito de carne picada e o meu filho até já vai na onda também :-)
      Mas o meu marido tem a opinião que o seu amigo... Feita desta forma ou empadão agora já gosta, mas não posso fazer carne picada muito amiúde cá em casa, só assim de longe a longe... Mas no início quando casamos e eu fazia carne picada ele dizia tal e qual 'comida para bebé' :-)
      Mas os gostos vão-se alterando e agora já come e gosta!!!
      Por exemplo ele não gosta de puré, só puré simples (coisa que eu adoooro) também diz que não lhe sabe nada apenas engolir aquilo, tem de ser alguma coisa para os dentes trincar :-)
      Sim, eu quando tenho gente em casa gosto que seja comida prática, porque não cozinho por aí além, porque fico nervosa de cozinhar para muita gente e porque não gosto de perder demasiado tempo na cozinha enquanto eles estão todos na sala na conversa ;-) Por isto este prato é uma boa opção!
      Tinta permanente, é isso... Faltou-me o nome, eu já usei isso no liceu também, mas sinceramente já está à muito esquecido, mas mal olhei para o seu postal tive um 'dejá vu' e transportou-me para os filmes em que se viam a redigir cartas com esse tipo de tinta :-)

      Beijinhos grandes Val***

      Eliminar
  2. Que bom aspecto :D
    Quando tenho convidados também faço pratos de massa ou então arroz de frango(igual ao pato) no forno, ponho o frango desfiado, cenoura ripada e bocadinhos de chourição daquele fatiado finamente, corto as tirinhas. Tudo rende bastante e fica muito bom (modéstia à parte) :)

    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Pois, pratos feitos no forno acho que são os que rendem mais e dão 'menos' que fazer :-)

      Beijinhos***

      Eliminar
  3. Joaninha, sou fã de macarrão!
    Um bom ano para si! Beijinhos.

    Nota: pode enviar para o meu email a sua morada e nome completo? Perdi!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela,

      Um excelente ano para si também!
      As massas vão tão bem com tudo :-)

      Beijinhos***
      Ok! Vou enviar...

      Eliminar
  4. Olá vizinha,
    Andava desaparecida mas vim em boa hora comer esta delicia! :D
    Gostei tanto do aspecto...
    Olha para os convidados. Costumo fazer entrecosto, lombo, lasanha... Coisas de forno são boas! :D
    Beijinho
    Sarinha - No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sarinha :-)

      Já algum tempo que não te 'via' por cá :-)
      Daqui a pouco vou espreitar o teu cantinho a ver se tem novidades...

      Beijinhos***

      Eliminar
  5. Eu gosto muito do teu blog :D Acho que é dos menos "comerciais " que há por aí, muito "pessoal" (no bom sentido, por não ser distante) e gosto de o seguir :)
    Acreditas que nunca fiz nada do género? Para mim isso é empadão com massa em vez de puré, macarrão é um nome para o Barney e os seus amigos :P Muito estranho, massa em camadas... :P
    Comida do género lembro-me de empadão de carne/peixe, bacalhau com puré (não, não conta como a mesma coisa!), lasanha, cannelloni, pizzas (boa ocasião para experimentares a massa :D) e os tradicionais massa à bolonhesa e chili :)
    Eu gosto muito de fazer vitela com pimentos e molho de tomate e fico sempre com vontade de vomitar com o cheiro da água que fica, aquele cheiro enquanto coze... brrr D:
    Adorei essas etapas :D A receita é simples e parece muito boa :) Tudo mais-valias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã,

      Ainda bem que gostas!!! Sem dúvida que tento mesmo que isto seja o meu cantinho pessoal... Está certo que as fotos estão longe de ser perfeitas, está certo que não tenho parcerias com ninguém como costumo ver por aí fora... Mas eu gosto assim! Até já fui desafiada para uma parceria, mas não me comprometo... Porque eu não vivo do blog, isto é mesmo apenas uma distração, e não me posso comprometer a postar comidinhas com produtos oferecidos e por aí fora porque eu só publico quando me apetece e quando tenho tempo... O importante mesmo é eu gostar de andar por aqui...
      Só gostava mesmo era de aperfeiçoar as minhas fotos, mas com a máquina rasca que tenho também é difícil...
      Sim, tens razão... Isto parece um empadão só que com massa :-) Gostei da observação! Empadão de bacalhau brevemente posto aqui no blog, fiz no outro dia em casa, ficou bom :-) Eu gosto de empadão! O homem da casa é que come mas não adora por aí além, por isso só faço de longe a longe...
      O cheiro da carne a cozer é coisa que não gosto muito também... Mas dá um adianto na confecção de algumas comidas, principalmente carne de vaca e vitela... Mas confesso que também me dá náuseas... Isso e o camarão a cozer!!! Adoro camarão mas não gosto do cheiro da cozedura... Ideias!!!

      Beijinhos***

      Eliminar