terça-feira, 5 de maio de 2015

Bifinhos com cogumelos

Lembram-se de ter feito uma versão com uma amostra que recebi?

Esta que agora vos trago, é a minha versão caseira de bifinhos com cogumelos, bem menos condimentada, a saber mais a natas (cá em casa gostamos) mas sei que o sabor das natas não é apreciado por muita gente...
Sinceramente acho muito simples de se fazer e uso poucos ingredientes.

Experimentem!

Ingredientes:

- Bifes (desta vez usei bifes de perú)

- 1 lata de cogumelos (tenho um certo receio de usar cogumelos não embalados, embora eles me pareçam bem apetecíveis... Mas o medo de serem cogumelos venenosos, fala mais alto... tontices, eu sei)

- 1 pacote de natas (costumo usar light - próprias para culinária)

- 1 cubo de caldo (knorr) para bifes

Procedimento:

- Numa frigideira, coloquei os bifes a grelhar sem nenhuma gordura adicionada. Depois de grelhados, retirei do lume e reservei numa travessa.

Gostam das fotos assim grandes? Ou mais pequenas como costumava colocar? :-)
Apesar da má qualidade das ditas... :-(

- Na mesma frigideira, coloquei os cogumelos, o cubo de caldo para bifes e deixei passar bem.

Tenho mesmo de comprar uma nova frigideira, não liguem à minha que está toda riscada!

- Depois juntei as natas e deixei apurar ( em lume brando)



- Quando ferveu, retirei para uma travessa e servi!



O meu marido não resistiu à espera para fotografar e roubou uma batata com a mão!!!

Ao fim-de-semana permito-me a beber um copinho de vinho... Sabe tão bem!


Eu sei que isto não tem nada a ver, mas sou apaixonada pelas minhas bases para tachos... Tenho 4 ou 5 de formatos diferentes!

Como disse anteriormente, esta é mesmo uma versão simplista, que aprendi a fazer quando casei e mal sabia cozinhar... Ai, eu e o cozinhar! Se soubessem as obras de arte que saíam desta cozinha quando me casei... Coitadinho do meu marido que nunca se queixava e oferecia-se para cozinhar ele muitas vezes! O que eu evoluí, quando olho para trás... :-) E ainda assim sou muito simplista na cozinha, mas gosto do que cozinho e faço-o com amor, para mim é o mais importante.

Já experimentei umas versões mais complexas, mas acabo sempre por preferir assim e ultimamente é sempre desta forma, porque gostamos do sabor das natas, o cubo de caldo para bifes já condimenta muito bem para o nosso paladar e não adiciono rigorosamente mais nada.

Por vezes uso margarina para untar a frigideira para grelhar os bifes, mas desta vez nem isso usei! Os bifes largam sempre um pouquinho da sua gordura... Espero que gostem desta minha singela sugestão.

8 comentários:

  1. Hummm, ficou super apetitoso esse prato. O marido teve razão em não esperar p/pegar a batata kkkk
    Bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dinha :-)
      Ele não tem paciência nenhuma no que toca a esperar para eu tirar fotos eheheheheh!!!
      Beijinhos***

      Eliminar
  2. Ai que vontade de comer isso! parecem maravilhosos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom Ana... Apesar de ser tudo menos saudável, pois é com batatas-fritas e com natas, mas o sabor é qualquer coisa de muito bom...
      Evito de fazer isto, olha para teres uma noção fiz daquela vez que mostrei a amostra e apenas neste fim-de-semana novamente (um espaço de 2 meses)...
      Tento ao máximo fazer isto de longe a longe, mas de vez em quando temos que nos permitir a fazer uma refeição destas, pouco saudável mas muito saborosa e como eu digo sempre, dias não são dias... Mal faz se tivermos este tipo de alimentação diariamente ou semanalmente (o que não é o caso)!

      Beijinhos e bom fim-de-semana***

      Eliminar
  3. Nunca imaginei que alguém gostasse de molho a saber a natas! Se calhar como não costumo comer bifes com molho estou a associar natas a doces... Mas é estranho, bife a saber a leite :P
    A sério? Eu gosto mais e prefiro usar cogumelos frescos e ainda não morri envenenada. Mas olha que ontem as coisas pareciam meio coloridas :P
    Eu acho que das duas maneiras está bem! Dá para ver, é o que interessa :) E nota-se que os bifes estão douradinhos e lindos :)
    Tenho uma frigideira com um fundo mesmo parecido :P
    Que lindas as gotinhas a cair :)
    Haha assim a foto ficou mais gira ;)
    Que base tão gira! Já estava a ver o que é que era, aí no meio de fotos de bifes :P As minhas são um bocado feias e podres. Ah, e são de cortiça. Parece que fatiei uma rolha de champanhe enorme :P
    Evoluiste sim, tanto que agora andas a tentar-nos com sugestões maravilhosas! Um dia vou ver se faço para o meu irmão, que acho que encaixa no perfil de bife com cogumelos e batatas :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã...

      É assim, eu uso natas light para culinária... Não natas para bater (usadas na doçaria), nós cá em casa gostamos... Para nós não sabem demasiado a natas e como leva o caldo de bifes, o sabor funde-se... Mas para quem não tolera o sabor das natas, não aconselho, claro!
      Ai avelã, as minhas frigideiras estão horríveis... Tenho mesmo de renovar, mas por incrível que pareça a mais velhinha é na que confio mais, porque incrivelmente (ou não) é a única que não cola nada ao fundo, estranho não é??? :-)
      Experimenta para o teu irmão que ele há-de gostar!!!
      Quanto aos cogumelos, eu sei... É panca minha, já estou farta de ler que são muito muito muito melhores, mas eu tenho medo de quem colhe se enganarem a colher e com jeitinho vir lá venenosos pelo meio... Tontices, avelã :-) :-) :-)

      Beijinhos grandes***

      Eliminar
  4. Fantástico! É uma prato que apreciamos muito cá em casa! Até a minha avó gosta (embora diga que não)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, bem-vinda ao meu cantinho, espero 'vê-la' por cá mais vezes!
      As avós dizem sempre que não gostam destas comidinhas mais modernaças, com natas, mas na verdade acabam por gostar... :-)
      Beijinhos***

      Eliminar