terça-feira, 26 de maio de 2015

Bolo de iogurte

Bolo de iogurte foi o primeiro bolo que eu aprendi a fazer. Faço-o desde miúda e é daquelas receitas muito fáceis, rápidas e que nunca falham.
É um bolo versátil porque podemos fazer desde simples, ou acrescentar umas sementes de papoila para um aspecto diferente, ou ainda fazer uma cobertura de chocolate, de chantilly, ou até preparar dois bolos de iogurte com diâmetros diferentes e porque não um bolo de 2 andares? 
Muitas opções para inventarmos na hora de o fazer e decorar!
O seu sabor? Inconfundível, delicioso!
E a receita? Daquelas que se decoram com facilidade e que ficam na memória a nossa vida toda... Nem é preciso guiar-nos pelo papel.




Ingredientes:

- 2 iogurtes
- 3 medidas do iogurte de farinha
- 3 medidas do iogurte de açúcar
- 1/2 medida de iogurte de óleo
- 5 ovos
- 1 colher de chá de fermento
- Sumo de 1/2 laranja (opcional)
- Farinha e margarina (para untar)

Preparação:

- Numa bacia juntar os ingredientes todos e bater a massa com a batedeira ou com a vara de arames. Mexer bem até obter uma massa homogénea e a massa 'borbulhar' em repouso.


- Colocar a massa numa forma previamente untada com margarina e farinha e levar ao forno a 150/180ºC durante 35/40 minutos (dependendo do forno).



- Desenformar e servir!




Pela primeira vez fiz o bolo numa forma anti aderente, fazia sempre nas de alumínio velhinhas, acreditem que isto para mim já é uma modernidade! Mas por acaso até gostei... Desenformou direitinho, o bolo ficou bem cozido, no ponto mesmo.
Comprei esta forma para experimentar e ainda estava guardada no armário. Apesar do seu formato de bolo Inglês resolvi experimentar e gostei do resultado.

E fotos do interior do bolo? Pois é, não há. Porque o bolo foi passear para uma churrascada e foi devorado num ápice e não sei que me parecia andar ali a tirar fotografias à minha fatia. Por isso fica apenas a reportagem fotográfica do seu aspecto exterior, mas da maneira com que ele desapareceu e foi gabado, garanto-vos que estava fofo e delicioso em sabor.

E desse lado, ainda se lembram da primeira receita de doces que aprenderam?


14 comentários:

  1. Olá Joaninha! O bolo de iogurte vem sempre a calhar... Faço parecido, e não há que enganar: sai sempre bem! As crianças gostam, e é um bolo que usava muito quando eles eram pequeninos.
    Beijinhos para si e para o petiz:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela,

      Cá em casa opto muitas vezes por fazer destes bolos simples, são tão bons para acompanhar uma caneca de leite, um chá... E todos gostam!

      Beijinhos Manuela, continuação de boa semana.

      Eliminar
  2. Seu bolinho ficou perfeito para acompanhar um bom café!
    A primeira receita que aprendi foi "Panquecas de Carne", eu tinha uns 12 anos. Antes disso, minha mãe não deixava chegar nem perto do fogão! rsrs
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea,

      As mães são umas preocupadas com os filhos no fogão :-)
      Essas panquecas de carne só pelo nome já me cativou... Acho que as primeiras receitas que fazemos nós mesmas ficam para sempre na memória.

      Beijinhos grandes, boa semana para si também***

      Eliminar
  3. Adoro bolo de iogurte, tal com tu também foi das primeiras receitas que aprendi a fazer!
    Ficou com excelente aspecto, levo uma fatia comigo :)
    Beijinhos*
    Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, leve 2 fatias, que uma é capaz de ser pouco, é tão bom :)

      Beijinhos***

      Eliminar
  4. Também fiz muitos bolinhos de iogurte, há muito que não faço, um dia destes volto a fazer este bolinho tão simples, que sai sempre bem. Mas o primeiro bolo que eu fiz em miúda, é o bolo de bolacha, que continuo a fazer vezes sem conta, pois é muito requisitado por aqui, existem inúmeras versões deste bolo, mas ainda o faço como aprendi.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Também faço bolo de bolacha desde miúda, é tão fácil e muito bom :-)
      Existem tantas versões e o pior é que acho que gosto de todas eheheheh...

      Beijinhos***

      Eliminar
  5. Não sei se já falei, por aqui sempre tem que ter bolo.
    Esse aí nunca fiz. É bem fácil né?
    Bom começo de final de semana já que está a se aproximar.
    Janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janicce,

      Por cá também gosto muito de ter destes bolos assim simples e fáceis... Sabem sempre bem :-)

      Beijinhos*** Gosto de a 'ver' por cá!

      Eliminar
  6. Por acaso acho que o bolo de iogurte é o bolo de básico de muita gente! Eu não costumo fazer, nem aprecio muito... Mas esse parece tão bom :)
    Eu acho uma certa piada à aplicação da relatividade nesta receita (por o volume dos ingredientes ser adicionado em função do volume do copo de iogurte), mas há uma coisa que me mata: E os ovos?! Se usar um iogurte gigantes ficam ovos a menos! E se usar um pequeno ficam ovos a mais... Horror D:
    Realmente, que coisa tão simples de fazer! E parece tão bom e fofinho, um dia experimento.
    Também nunca uso formas anti-aderentes, normalmente é o bom velho untanço com manteiga.
    O formato de bolo inglês é bem giro!
    Fiquei curiosa com o interior, mas foi por motivos de força maior ;)
    Acho que a primeira receita de doce que aprendi foi a de um bolo na caneca... A sério, aquilo nem era grande coisa mas eu devo ter feito 20 vezes para oferecer aos meus pais para o pequeno-almoço. A tua vence :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, é super fácil este bolo... Eu faço as doses dependendo da forma que uso... Se uso uma forma pequena, uso só 1 iogurte, 2 medidas de açúcar e farinha e 3 ou 4 ovos!
      Se faço numa forma maior, uso esta receita... E já fiz um gigante... Numa forma redonda sem buraco enorme coberto de chocolate, em que aumentei as doses, mais que esta receita que pus aqui! E por incrível que pareça, saem-me sempre bem, fofos, sem ser secos demais... Adoro! é aquele bolo que me sinto 100% à vontade a fazê-lo :-) Mas uso sempre iogurtes normais, nunca usei gigantes senão já sou capaz de perder-me :-)
      Bolo na caneca também é uma boa aposta!!! E de certeza que feito por ti, os teus pais nem que comecem 50 vezes íam sempre adorar, feito com amor é sempre especial :-) :-) :-)

      Beijinhos***

      Eliminar
  7. Eu adoro bolinhos caseiros, mas na doçaria rendo muito pouco... mousse de ananás ou manga, baba de camelo e acho que mais nada, nem a gelatina instantânea me sai bem :$

    O que eu dava para saber fazer um bolinho grande e fofinho...


    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Sabes que eu dantes também não sabia fazer gelatina instantânea, uma tia minha gozava imenso comigo, que aquilo era facílimo, que eu era palerma e por aí fora... Mas tentei, tentei e agora sai sempre bem! Alguma coisa não deves fazer como manda a receita, experimenta novamente :-)
      Mas olha que se sabes fazer mousses e babas de camelo já é bom, são doces muito apetecíveis!

      Beijinhos*** Continuação de uma boa semana!

      Eliminar