terça-feira, 19 de maio de 2015

Feijoada de lulas


Cá em casa gostamos imenso de peixe. De vários tipos de peixe, mas ultimamente as escolhas recaem sob opções sem espinhas. E porquê? A resposta é simples.

Eu já fui para o hospital com uma espinha de faneca espetada na garganta.
O meu marido ficou com uma espinha de bacalhau atravessada no esófago.
O meu filhote com 2 anos e pouco esperneou e gritou para lhe conseguirem tirar uma espinha de verdinho logo abaixo das amígdalas.
Já para não falar do meu pai que sofreu do mesmo problema com peixe vermelho (se não me engano)... 

Como vêem o nosso histórico é diversificado, por isso continuamos adorar e a comer peixe cá em casa, mas por vezes as lembranças atraiçoam-me na hora de comprar em frente à bancada do peixe e por vezes acabo por optar por uma solução que não tenha as indesejáveis espinhas.

E por isso desta vez acabei por escolher lulas para posteriormente confeccionar uma bela feijoada de lulas. A peixeira limpa-as, pergunta-me se quer abertas ou fechadas (para rechear) e saio da peixaria toda contente e sem receios.


Ingredientes:

- Lulas limpas (usei aproximadamente 1kg... Elas desaparecem!)
- 1 frasco de feijão branco cozido (ou terem uma sogra como a minha que me dá tupperwares de feijão caseiro já cozido e é só congelar e usar)
- 1 chouriço corrente
- 1 lata de tomate em pedaços
- Pimentão doce
- Sal
- 1 cebola
- 1/2 cenoura
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- Vinho branco
- Miolo de camarão
- Salsa (fica tão bem por cima, mas desta vez não tinha em casa)

Preparação:

- Previamente deixei as lulas a descongelar. Depois lavei-as bem, parti-as em bocados e reservei.

- Numa tacho largo, pus um fio de azeite, a cebola picada, os alhos picados e a folha de louro e levei ao lume até a cebola ficar macia.


- Acrescentei as rodelas de cenoura, o chouriço e mexi para envolver e 'fritar' um pouquinho.


- De seguida, deitei a lata do tomate aos pedaços, um pouco de vinho branco e temperei com sal (muito pouco) e pimentão doce, mexi e deixei ferver para evaporar.

- Juntei os pedaços de lulas e deixei cozinhar em lume médio aproximadamente 30minutos, com o tacho semi-destapado.

- Quando vi que estava tudo a ficar tenrinho, acrescentei o feijão cozido e o miolo de camarão, envolvi e deixei cozinhar mais um pouco, aproximadamente mais 15minutos em lume médio/brando.


- Servi!



O que posso eu dizer desta refeição... Que é muito boa. Que é reconfortante, que não é pesada comparando com uma feijoada de carne. Que sabe a comidinha da mãe ou da avó...
Que no final dá vontade de pegar no pão e limpar o molho do prato até ficar a brilhar e parecer que nem precisa de ser lavado :-)

Cá em casa gostamos muito, excepto o meu filho. Já tentei dizer-lhe que é peixinho branco, que é peixinho cor-de-rosa, que faz bem à barriga... Já escondi pedaços de lulas debaixo do arroz, mal ele mete uma garfada de lulas à boca deita tudo fora e por isso deixei de insistir.

Faço lulas de variadas maneiras cá em casa e esta é uma sugestão de como confeccionar lulas de uma forma relativamente rápida e fácil.

Esta refeição tem ainda a vantagem de aquecida no dia a seguir ficar igualmente boa, como se tivesse sido acabada de cozinhar, ou até congelarem em doses individuais para um dia que precisem de uma refeição já pronta.

12 comentários:

  1. Joaninha, se não fosse a gravidade da situação, eu até me ria da história que contou:):):) Entretanto, devo dizer que esta sua receita substancial vai ficar registada para eu fazer!! Claro está que tal como o seu filhote, parece que o meu mais novo também vai torcer o nariz:):)Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela,

      Agora também nos rimos destas situações, mas a pior foi mesmo assistir ao meu filho a passar por isso... Dava tudo para ter eu nem que fossem 2 espinhas do que ele :-(
      Foi daquelas coisas que detestei ter que fazer! Mas já passou...
      Faça esta receita Manuela, nós cá em casa gostamos mesmo muito e vai ver que é tão boa como uma feijoada de carne mas muito menos 'pesada'...

      Beijinhos***

      Eliminar
  2. Mas que azar com as espinhas, coitadinho do filhote, que trauma... acho que quando comer peixe com espinhas me vou lembrar de ti. A tua feijoada está apetitosa, também gosto muito, costumo fazer com choco, com lulas é também uma boa ideia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem digas nada Ana, somos uns 'azarentos' nessa matéria e deve ser genético eheheheheh :-)
      Feijoada de chocos também é delicioso, eu também já fiz algumas vezes e massada de chocos é muito bom também! E acabaste de me dar ideias, chocos é coisa que ultimamente não tem entrado em casa, já sei o que vou comprar da próxima vez :-) O meu marido gosta muito de chocos...

      Beijinhos***

      Eliminar
  3. Lulas, Choco, Potas, Camarão... tudo palavras para os meus ouvidos :)

    Adoro essa receita, para mim é uma das tao conhecidas: confort food! E a tua tem um aspecto Maravilhoso

    P.S - Isso é k é azar com espinhas!

    bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, infelizmente muito azar nestas coisas :-( Mas pode ser que a onda tenha passado de vez!!!
      Concordo com o termo 'confort food' sem dúvida que sim...
      Beijinhos*** Continuação de boa semana.

      Eliminar
  4. O peixe é sempre um bocado perigoso, principalmente para crianças. O pior é o que vem inteiro - robalo, dourada,... - porque as postas de salmão, por exemplo, têm poucas espinhas e as que têm são grandes e visíveis.
    Vocês não têm tido sorte, não! Nunca tive problemas desse género, costumo ter bastante cuidado ao mastigar hahaha :P Em contrapartida, já fiquei com orelha de porco entalada na garganta - quem é que se lembrou da ideia genial de me dar orelha de porco quando eu tinha menos de 10 anos?! -, por isso estamos quase a par.
    Eu não costumo considerar lulas peixe :P Claro que está tudo ligado, mas no meu cérebro está numa categoria diferente.
    A limpeza do peixe nos supermercados é a melhor coisa alguma vez inventada :P
    As lulas desaparecem, também acho! É uma pena, porque são mesmo boas :P
    Haha que sorte a tua! Eu também nunca compro feijão cozido, a minha avó coze-o na panela de pressão e quando eu precisar ela dá-me. Mas não uso muitas vezes.
    Podias ter-me pedido a salsa, eu tenho em casa fresca e dava-te um bocadinho :P
    Só comi uma vez feijoada de «marisco» - bem sei que isto não é marisco, mas é parecido :P - e não gostei muito, mas também não podia esperar melhor, porque veio da secção de comida preparada do continente :P A tua parece muito melhor, e esse molho parece muito bom!
    Se calhar é por causa da textura, é difícil uma criança que não está habituada gostar da textura um bocado diferente, não sei.
    A comida aquecida muitas vezes fica melhor ainda, e a vantagem de não dar trabalho é maravilhosa!
    Gostei muito da tua sugestão, um dia ainda faço :D

    ResponderEliminar
  5. Olá avelã, sim verdade que as lulas não são 'peixe', mas é o vício de chamar assim :-)
    Agora se eu acho que sou azarenta com espinhas, com carne então... Também não deve ser nada bom não :-(
    Tens que experimentar, nem que seja uma versão parecida/saudável que é mais a tua onda, mas este prato típico é mesmo bom...
    Sim, eu acho sinceramente que é da textura, ele também não gosta de polvo, nem potas... Está tudo ligado e é quase igual... Não faz mal, há-de aprende a gostar quando ele quiser...

    Beijinhos e boa semana***

    ResponderEliminar
  6. Hummmm! Adoro feijoada de lulas. Que cheirinho bom.
    Joana, boa semana e boas receitas.
    Beijinho,
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mia :-)
      Igualmente 1 boa semana.
      Beijinhos***

      Eliminar
  7. Água na boca define esse post. hum...
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar