terça-feira, 13 de outubro de 2015

Bolo de morangos


Quando confecciono as refeições do dia a dia gosto de inventar, arrisco nos temperos, nas medidas, nos ingredientes diferentes...
Mas na pastelaria não costumo arriscar, limito-me a seguir uma receita e apenas de vez em quando altero um ingrediente aqui, uma medida acolá, mas nada de muito arriscado, porque na pastelaria quando mexo, por norma não sai grande coisa :-)

Mas desta vez inventei, será que posso dizer que criei??? Uhhh... Palminhas para mim! Como se fazer um bolo normal com ingredientes normais de um bolo e meter lá para o meio uns morangos fosse uma grande criação... Existem milhentos bolos do género! Mas pronto, deixem-me ficar contentinha por ter feito um bolo sem ter seguido as instruções por um papel.

Por isso, e com a ajuda do meu pequeno que atirou os morangos lá para dentro (nota-se pela distribuição harmoniosa) fizemos um bolo de morangos que desapareceu num instante cá de casa!

O meu pequeno ficou todo contente em ajudar e quando o tirei do forno só dizia: Mãe, este é o bolo que NÓS OS DOIS fizemos?! :-) Tão bom!!!


Ingredientes (apontados para não esquecer):

- 4 ovos
- 325g. de farinha
- 265g. açúcar (usei areado - comprei para experimentar, tenho usado e estou francamente a gostar)
- 50mL de óleo
- 200mL de leite
- 1 colher de chá de fermento
- Morangos (usei congelados - tinha caseiros... Uma delícia!)

Preparação:

- Colocar todos os ingredientes numa bacia à excepção dos morangos e misturar com a batedeira até obter uma massa homogénea.

- Verter o conteúdo para uma forma devidamente untada (no meu caso usei de silicone) e colocar os morangos partidos às metades.

- Levar ao forno a 180ºC durante 45/50minutos (dependendo da potência do forno) até ficar cozinhado e dourado.

- Desenformar depois de frio e servir!

Chamei-lhe bolo de morangos mas confesso que isto ficou entre o bolo/queijada. Não me perguntem o porquê porque eu não sei responder. Também gostava de saber porque o bolo não cresceu mais, visto ter deitado fermento e ele parecia num bom caminho para ficar alto, mas abateu.
Eu tenho uma explicação... A forma de silicone e a minha embirração com elas, mas de vez em quando acabo por ir buscá-las ao armário!

Pode não ter o melhor aspecto, mas estava bom. Cá em casa gostamos. No dia a seguir parti-o em fatias e distribui pelas minhas vizinhas do meu local de trabalho na hora do café da manhã e foi elogiado (pareceu-me genuíno). Posto isto, parece que inventar, neste caso, não foi um desastre!


6 comentários:

  1. O bolinho deve ser uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de bolos com fruta, adoro encontrar os pedaços de fruta pelo meio! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi Joana!
    Tem que se orgulhar mesmo desse bolinho delicioso, hummmmm!
    Fiquei com a boca cheia d'água!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana!!
    O processo de criação é realmente uma delícia...é uma arte saber juntar os ingredientes e fazer novas combinações!!
    Você é super talentosa, nem poderia ser diferente o sucesso desse bolo, parabéns!!
    Vou tirar uns dias de folga, mas dia 26 estarei de volta!!!
    Beijos mil, tenha uma semana abençoada!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  5. Por acaso comigo é quase ao contrário. Quero dizer, a comida de refeição é sempre mais suscetível de ser alterada e ponho sempre as medidas a olho, faço alterações, etc, mas gosto mais de inventar em pastelaria. :D
    O pior é a incerteza, no outro dia fiz um bolo tão 'à sorte' que fiquei com medo que saísse pastelada :P Mas ficou bom. Também uma pessoa tem sempre noção mais ou menos de quantidades :)
    Parabéns pela criação! Não desvalorizes, há imensa gente que não consegue fazer isso. :)
    Acho que o teu pequeno tem jeito! Os morangos estão mesmo posicionados de maneira a o bolo ficar mais saboroso :)
    Haha! Deve ser mesmo giro fazer bolos com o teu filho. E adorável! Quando crescer vai ter um blog de culinária e dizer: 'Entramos agora no Outono. Lembro-me tão bem de fazer bolos com a minha mãe, colocar os morangos no fim, esperar que o cheirinho invadisse a casa...' :D
    Imagina tu a comentar o blog do teu filho! Que giro :D
    Tenho morangos congelados, mas infelizmente não são caseiros :)
    Se calhar inventaste um clafoutis :P Parece-me bem, um híbrido de bolo e queijada! A aproveitar pela indústria automóvel :P
    Haha, lembro-me do teu problema com as formas! Já que estava bom tens de experimentar fazer numa forma de alumínio para tirar as coisas a limpo. :P
    Tem o melhor aspeto sim :D
    Que simpática, a distribuir fatias de bolo deliciosas :)
    Não foi um desastre não! Até diria que foi um sucesso. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, avelã... Puseste-me emocionada a tentar imaginar a situação de eu comentar o blog do meu filho com essas lembranças!!! Logo eu que sou uma pessoa saudosista, agarrada a lembranças antigas... Assim como tenho memórias de infância bem cravadas na minha memória, tento também eu criá-las ao meu filho na esperança que um dia ele se lembre e que lhe aconchegue um pouquinho a alma! Adorei, adorei o que escreveste :-)
      Um clafoutis??? É pá, ainda sou tão naba na cozinha... Mas vou já tratar de saber disso e sim é uma ótima ideia de experimentar numa forma normal para tirar as teimas ou então para embirrar de vez com este tipo de formas e deitá-las no caixote mais próximo :-) Ultimamente ando uma mãos largas, faço doces, provamos em casa e distribuo... Pelo menos não corro o risco de se depositarem todos nas minhas ancas :-) Só vantagens!!! Beijinhos e obrigada***

      Eliminar