quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Quiche de frango sem natas

Costumo iniciar os posts com algum texto a falar de outras coisas que não as receitas confeccionadas. Mas desta vez falta-me a inspiração, ou talvez não! Poderia falar das eleições, poderia falar da praga de piolhos que assola a escola onde o meu filho entrou este ano, poderia falar da minha rinite e da minha garganta, das minha hipocondria, do tempo e das constipações e gripes associadas... Também podia contar-vos das várias peripécias do meu dia-a-dia... Mas olhem, não me apetece! E quem diz a verdade não merece castigo, é assim o provérbio não é?

Por isso deixo-vos apenas com esta quiche de frango numa receita em que não utilizei natas.
Espero que gostem desta sugestão e quem sabe num próximo post vos traga uma dissertação sobre um tema que paira na minha mente! Sim, porque na minha mente pairam imensos assuntos e imensas opiniões... Só que a maioria das vezes não saem cá para fora. Ficam no quentinho do meu cérebro :-)

Ingredientes:

- 1 rolo de massa quebrada
- Sobras de frango (as minhas eram bifes de frango)
- Chouriço
- 5 ovos
- Leite (à volta de 180mL - a mesma proporção dos ovos)
- Tomate cereja
- Queijo (quadrados)
- Milho
- Pimento vermelho
- 1 cebola
- Azeite
- Salsa
- Sal e pimenta preta

Preparação:

- Forrar uma tarteira com a massa quebrada e picar o fundo com um garfo.

- Numa frigideira/wok levar a saltear a cebola (cá em casa gostamos grande, às rodelas mas podem picar), o pimento, o frango partido aos bocados, o chouriço e o milho e temperar com sal e pimenta.

- Depois de corado e salteado colocar o recheio na tarteira e colocar por cima os quadradinhos de queijo.

- Numa bacia juntar os ovos com a mesma proporção de leite e misturar. Verter posteriormente para a tarteira por cima do recheio.

- Enfeitar com tomate cereja e uns ramos de salsa. Levar ao forno a 180ºC até ficar cozinhado (os ovos solidificados) e douradinha (no meu forno foi +-35minutos).

- Servir!






















Já fiz esta receita à algum tempo e não apontei em lado nenhum as quantidades que utilizei, por isso posso na lista dos ingredientes ter-me enganado num ovo a mais, mas já não me lembro :-)
Desta vez utilizei estes ingredientes para aproveitar uma lata de milho aberta, um resto de queijo com casca 'cô-de-rosa' (como diz o meu filho), restos de um chouriço... Por isso mesmo é que estas quiches são sempre diferentes e feitas conforme a imaginação dita e os restos que andam no frigorífico!

Pessoalmente gostei desta quiche por não utilizar natas. Fica um recheio mais levezinho, mais fofo, mas os restantes não apreciaram tanto e disseram que preferem a versão com natas porque tem um sabor mais intenso! Por isso cá em casa vou alternando na forma de as confeccionar.

12 comentários:

  1. Realmente há dias em que nos apetece falar de tudo, há outros em que não nos apetece falar de nada! Esta semana ando num misto, apetece-me falar de tudo mas ao mesmo tempo não me apetece sequer falar! Acabei de meter uma quiche no forno! A minha é um nadita mais saudável do que essa (estou mesmo empenhada na minha dieta) mas é dessas assim que eu gosto mesmo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... Versão mais saudável? Imagino que maravilha então esteve aí no seu forno :-) Faz muito bem, quando temos um objectivo é para alcançá-lo... Demore mais ou menos tempo! Beijinhos grandes***

      Eliminar
  2. Olá vizinha! :)
    Essa quiche era mesmo boa aqui para casa. O meu Sarinho não vai lá com as natas. Têm que estar muito bem disfarçadas! ;)
    Eu gostei muito do aspecto e se está mais levezinha. Fixe!
    Sabes também ando um bocado assim. Não tenho inspiração e o que tenho para dizer não é nada de novo nem de positivo por isso olha...fica na minha massa cinzenta. São fases. Vai passar.
    Beijocas da tua sempre vizinha. Sarinha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta melancolia também é típica do Outono, penso eu... Mas como dizes, são fases... Passam! Beijinhos grandes*** Continuação de boa semana.

      Eliminar
  3. Olá Joana!!!
    Tem dias que dá vontade de voltar para o útero da mãe, não é??? rsrsrs Mas a vida é assim mesma, uma eterna roda gigante com seus altos e baixos...
    Falando de coisa boa...mas que quiche maravilhosa!!! A cor está chamando por mim!!!
    Beijos mil e lindo dia pra ti!! =)
    http://deliciasdavodeo.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Andrea, os dias e a nossa disposição nunca é igual... Beijinhos grandes***

      Eliminar
  4. Por muito que goste de ler os teus posts e histórias, se não te apetece não te apetece. Ter de escrever forçada não será muito agradável :)
    Pior que pragas de piolhos são as de varicela, sempre que tenho uma criança na família inserida numa escola com isso fujo a sete pés, nunca tive e dizem que quanto mais tarde pior :P
    Com este frio é mais difícil os assuntos e opiniões saírem do quentinho do cérebro, deve ser o equivalente a sair da cama de manhã, claro que não apetece :P
    Essa quiche sem natas parece-me muito boa! Tostadinha fica com um aspeto maravilhoso :)
    O queijo com casca cor-de-rosa é da limiano? A minha avó adora esse :P
    Nunca fiz quiche, com ou sem natas. Tenho de experimentar essa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de nunca ter tido a varicela impõe medo, penso eu! Imagino-te a fugir das criancinhas com varicela eheheheh :-)
      Sim, o queijo côr-de-rosa é desse género, não necessariamente dessa marca... Experimenta fazer quiches avelã e dá-lhe o teu toque saudável, de certeza que sairia daí uma quiche muito boa!!!!!!!!!!!!! Beijinhos***

      Eliminar
  5. Esta quiche tem um excelente aspecto! De vez enquanto também a faço sem natas :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. A minha vai ser de atum, brócolos e delícias do mar ...e também vou fazer sem natas ☺️ Vou substituir o leite por leite de soja 😁 vamos ver como fica !

    ResponderEliminar
  7. A minha vai ser de atum, brócolos e delícias do mar ...e também vou fazer sem natas ☺️ Vou substituir o leite por leite de soja 😁 vamos ver como fica !

    ResponderEliminar