terça-feira, 17 de novembro de 2015

Experimentei e gostei #3


No outro dia vi este bolo de maçã e canela e não resisti a fazê-lo. Porque é Outonal, porque tenho imensas maçãs caseiras em casa já a ficarem murchas, porque combina com canela que cá em casa adoramos e porque o meu lado masoquista de vez em quando gosta de ir buscar as formas de silicone ao armário (apesar de saber que nesta forma em especial ía sair mal...).

Mas cá fui eu para a cozinha fazer este bolo que ficou uma delícia! E o cheirinho que ficou na cozinha? Que bom!!!

Ingredientes:

- 4 ovos
- 2 maçãs
- 200g. farinha
- 160g. açúcar (usei mascavado)
- 50mL óleo
- 1 c.chá de fermento
- Sumo de 1/2 limão
- Canela
- Vinho do Porto

Preparação:

- Fatiar as maçãs, colocar numa chávena e colocar por cima sumo de limão e canela (para não oxidar) e reservar.

- Numa taça bater com a batedeira os ovos e o açúcar.

- Juntar depois os restantes ingredientes (farinha, óleo, um bocadinho de vinho do Porto, fermento) e misturar bem a massa.

- Para uma forma verte-se metade da massa, dispõe-se por cima parte da maça reservada e polvilha-se com canela, dispõe-se finalmente a restante massa e por cima novamente o resto da maçã fatiada e polvilha-se com canela e um bocadinho de açúcar.

- Vai ao forno a 180ºC durante aproximadamente 40minutos.




E não foi que adivinhei? Mas bem rapadinho, come-se tudo :-)
























Apesar de a 'capa' do bolo ter ficado agarrada na forma, o bolo estava delicioso! Já experimentei fazer o bolo noutra forma sem ser de silicone e ficou direitinho e igualmente bom! O que me agradou neste bolo foi a textura húmida conferida pela maçã e o sabor a canela. Sem dúvida que este bolo é para repetir muitas e muitas vezes, pois foi aprovado cá em casa.

10 comentários:

  1. Adoro bolos com maçã e canela! Agradam-me a cor, o sabor e o cheirinho que deixa na casa é delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, e este em especial é maravilhoso :-) Experimente! beijinhos***

      Eliminar
  2. Olá vizinha,
    Gosto muito de bolinhos de maçã e canela.
    Gostei do aspecto deste. Eu e as formas de silicone não somos amigas, já te contei?
    Beijinhos
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sarinha... Pois sei, eu também não gosto muito deste género de formas, mas tenho duas que foram extremamente caras e por vezes dou-lhes uma hipótese, mas no final apetece-me sempre deitá-las ao caixote do lixo :-(

      Eliminar
  3. Olá Joana, adoro bolinhos com maçã, este não me vai escapar no fim de semana, mas...na forma tradicional untada e polvilhada, na minha cozinha não há formas de silicone, nem compro, depois da publicidade que tens feito. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, que esta má publicidade da minha parte não seja impedimento para ti, até porque conheço imensa gente que não quer outra coisa e que adora tudo o que é de silicone... Mas para mim não servem! Mas apoio sim a experimentares este bolinho nas formas tradicionais, acho que vais adorar! Beijinhos***

      Eliminar
  4. Fico mesmo muito contente que tenhas experimentado e gostado! Eu adoro bolos com maçãs e canela :)
    O que se passa com a forma? As de silicone por norma são muito boas, não é preciso untar e o bolo sai perfeito. Convém é esperar que o bolo arrefeça.
    Obrigada por teres feito referência! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, este bolo é mesmo delicioso e calhou-me logo bem à primeira (foi esta a primeira) e apesar deste aspecto o bolo é muito bom! Eu não sei explicar o que se passa com as minhas formas de silicone mas já experimentei de todas as maneiras e nunca me saiu um bolo direito... Com as formas tradicionais saem sempre bem e este já o fiz com uma tradicional e ficou lindo :-) Tenho de tirar foto da próxima vez! Beijinhos***

      Eliminar
  5. Uma combinação que é sempre deliciosa e nunca nos deixa ficar mal :P

    Otima dica!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não costumo fazer bolos de maçã, mas com um pouco de inspiração outonal ainda hei de fazer um! :)
    O meu lado masoquista não se manifesta muito, quando fiz um bolo pela primeira vez em forma de silicone e correu mal foram as formas todas para o lixo :P
    Imagino o cheirinho a canela! :D
    A parte de cima ficou mesmo gira, tostadinha. Pena o resto ter colado, mas o mais importante é o sabor :)
    Tenho de o experimentar :D

    ResponderEliminar