segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Tiras de frango de cebolada

Nunca gostei de fundamentalismos. Nem políticos, nem em relação à maternidade, às religiões, aos clubes futebolísticos e por aí fora. Gosto sim, de uma boa conversa. De ouvir outras opiniões e argumentos. Sempre fui uma pessoa curiosa, gosto de saber sobre outras religiões, gosto de conversar sobre política e gosto de estar a par das várias situações actuais, mas abomino completamente quando me tentam impingir algo, quando me tentam 'pregar' sermões e dizendo que eu estou completamente errada e partindo muitas vezes para a ofensa.

Passa-se o mesmo em relação à alimentação. Eu não sou fundamentalista, gosto sim e tento cada vez mais praticar uma alimentação saudável em casa e incutir hábitos alimentares saudáveis ao meu mais novo.

Um exemplo, cá em casa compro cada vez menos carne de vaca e porco. O Sr. do talho que frequento já me chama de 'a menina das carnes brancas' :-)
Mas quando vou a casa dos meus sogros não deixamos de comer uns rojões, umas barriguinhas grelhadas sem culpas. Porque não é a regra, mas sim a excepção. Por isso, quando os telejornais foram inundados com as notícias recentes das carnes vermelhas e processadas cá em casa não entramos em alarmismos. Embora não encontre novidade nenhuma nestas notícias. Há anos que existem informações sobre os malefícios das carnes vermelhas. Mas, é a minha opinião, vale o que vale, respeito quem vá abolir completamente estes produtos da sua alimentação, ou quem os continue a consumir regularmente consciente dos seus malefícios.

Por isso, numa tentativa que já não é de agora de cozinhar cada vez mais saudável e com pouca gordura, hoje trago uns bifes de frango (caseiros, feitos através do peito de frango) partidos em tiras e grelhados apenas com um fio de azeite e cebola ás rodelas.

Para nós, cá em casa, esta é uma refeição saudável, mas sei perfeitamente que pode não o ser aos olhos de outras pessoas e há que respeitar todas as opiniões divergentes e todos os diferentes estilos de alimentação. Se as pessoas fossem mais tolerantes umas com as outras e respeitassem opiniões diferentes nas mais diversas situações de vida, tenho a certeza que isto andaria muuuuuito melhor!

Ingredientes:

- Bifes ou peito de frango
- Azeite
- 1 cebola grande
- Coentros, sal e pimenta preta q.b
















Preparação:

- Partir os bifes ou peito de frango às tiras e reservar.

- Num tacho grelhador/wok/frigideira deitar um fio de azeite e deixar aquecer. Juntar as tiras do frango e deixar grelhar/cozinhar. Quando começar a ganhar cor, adicionar as rodelas de cebola (juntam no início com o frango, ou mais tarde, dependendo do grau que gostem que a cebola fique cozinhada... Muito corada ou pouco).

- Temperar com sal, pimenta preta e coentros e deixar ganhar cor.

- Quando o frango e a cebola estiverem bem grelhados/corados servir!

11 comentários:

  1. Pois concordo plenamente contigo! Acho que tudo deve ter uma conta, peso e medida. Não devemos deixar de comer nada, devemos antes fazê-lo com sensatez! Há uns meses mudei um pouco a minha alimentação. Passei a comer muita sopa (mais do que comia), passei a comer muita frutas, legumes e vegetais (mais do que comia), passei a fazer refeições mais leves e mais light durante a semana. Mas não deixei de comer nada! Deixar de comer enchidos, bacon, fiambre, essas coisas que eu tanto gosto?! Nem pensar! Simplesmente como menos vezes, mas isso eu já fazia! É que se formos a ver bem tudo tem alguma coisa que faz mal. Dizem que as carnes brancas são mais saudáveis mas se formos a ver o peito de frango que comemos vem de galinhas que comem porcarias para crescer depressa! As frutas muitas vezes estão cheias de químicos para durarem mais tempo e parecerem bonitas! E estes são só dois exemplos! Se nos pusermos a ver tudo o que faz mal acho que vamos acabar sem nada para comer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, as carnes brancas para termos uma maior segurança só mesmo sendo caseira, que é o caso desta, porque senão é como diz... Os frangos e perús do aviário estão cheios de comidas de crescimento super processadas, as frutas estão cheias de químicos e pesticidas... Os peixes de aquacultura também comem rações de crescimentos e corantes para manterem uma cor bonita... Se formos a avaliar bem ou temos mesmo a garantia de ser biológico ou então está tudo contaminado e deixamos de comer e não pode ser! Há que ter sensatez enas escolhas e uma alimentação variada. Acho que fez muito bem passar a comer mais sopa e legumes e essas coisinhas tão boas e tão reconfortantes :-) Sopa com este tempo também é coisa que não pode faltar em casa!!! Beijinhos***

      Eliminar
  2. Antes de mais, gostei muito do comentário sobre estar fora de Portugal! :) Estou no Reino Unido, ou Reino da Depressão, como lhe quiserem chamar! ahah! :)
    Obrigadas pelos comentários tão simpáticos, gostei mesmo, fizeram-,me bem! Podemo-nos tratar por tu?
    Aqui está uma sugestão que se faz muita fez por aqui, a maioria das vezes com salada metido num wrap, uma delicia!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estando fora do nosso País muito tempo se pode tornar numa verdadeira depressão, esteja onde estiver... Fala-se muito mal do nosso país e é verdade que isto não anda muito bem, mas tirando-nos a nossa Terra tiram-nos tudo :-( Infelizmente existem muitas pessoas como tu que teem que emigrar. Desejo apenas que consigas regressar ao nosso cantinho à beira-mar plantado num espaço curto de tempo. Claro que podemos tratar por 'tu' :-) Ainda bem que o meu comentário te arrebitou :-) essa sugestão de colocar dento do wrap é uma excelente ideia, coisa que não costumo usar muito por aqui, mas gostei da ideia. A experimentar! Beijinhos***

      Eliminar
  3. Oi Joana!
    Eu adoro tudo que é acebolado e essas tirinhas de frango me abriram o apetite kkk
    Hummm!
    Bjsss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Dinha, É tão bom ceboladas não é? :-) Ainda bem que gostou desta minha sugestão... Beijinhos grandes e boa semana***

      Eliminar
  4. Olá Joana!!
    Eu sou a favor de fazermos o que nos faz feliz e não seguindo modismos...concordo com você!! Comida traz alento ao coração e, por isso, devemos nos alimentar do que nos faz bem...tudo com moderação faz bem à saúde!
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana, partilho do princípio ao fim da tua opinião. Também já andava a diminuir o consumo de vermelhas lá em casa, mas não é por causa das notícias que vou abolir completamente. A sugestão que trazes hoje, a meu ver, é simples, ótima e saudável. Pouca gordura, como se quer. Feita no wok fica uma maravilha. Vou fazer, podes ter a certeza, pois até para mim é acessível ! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Maravilha simples e rápida dei a dica aqui à minha mana é ela a cozinha esta noite ;)

    ResponderEliminar
  7. Também não sou fã de fundamentalismos. E às vezes parece mesmo que as pessoas não sabem discutir no sentido real da palavra, estão tão certas da própria certeza que discutir é infrutífero, serve só para exprimir a raiva.
    Quanto à alimentação - há muita gente fundamentalista nesse ponto, ainda é capaz de gerar mais discórdia do que qualquer outro.
    Também como mais frango/peru do que carne de vaca e porco, mas, assim como tu, não deixo de comer as restantes!
    Aquilo da OMS gerou um exagero total. Quem quiser segue as recomendações, quem quiser não segue. Claro que enquanto organização enorme que é tem influência nas pessoas, mas aposto que este tipo de coisas é bem pensada, não atiram as coisas assim à sorte sem pensar nas consequências...
    A tua 'tese' é tão pacífica! Gostei, fosse mais gente assim :)
    O frango ficou com um aspeto mesmo bom, e é tão simples de fazer! Deve ser uma delícia :)

    ResponderEliminar