sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Massa de bacalhau e camarão

É muito feio colocar uma receita num blog sem que haja um prato todo arranjadinho não é?...

...Mas tudo o que mostro neste cantinho são comidinhas saídas da minha cozinha, confeccionadas para nós comermos e os habitantes desta casa não são pessoas de fazer fretes e não gostam muito destas esperas para fotos. Começam logo a resmungar que o comer vai ficar frio, que querem comer, que tenho tempo de tirar as fotos no final. (Mas...??? Mas quando? Quando a comida estiver fria ou quando já não houver comida no tacho para fotografar???). Também não ajuda o facto de eu normalmente servir este prato diretamente do tacho, tal e qual como está na foto. Coloco o tacho na mesa e servimos-nos, assim fica a comida quentinha na calda e tudo.

Posto isto, vamos lá comer antes que esfrie. Sentem o cheirinho? ;-)

Bom apetite!


Ingredientes:

- 2 lombos de bacalhau
- Massa
- 2 batatas médias
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho
- 1 tomate maduro
- Vinho
- Água
- 1 folha de louro
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- Azeite
- Sal (q.b)
- Miolo de camarão
- Salsa

Preparação:

- Num tacho levar a cozer os lombos de bacalhau e reservar a água de cozedura.

- Lascar o bacalhau e limpá-lo de espinhas e pele e reservar.

- Num tacho largo, levar ao lume a cebola e o alho picado com azeite. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar um pouco de vinho, a folha de louro, o tomate maduro, os pimentos cortados em tiras, as batatas partidas aos quadradinhos pequenos e deixar cozinhar um pouco.

- Quando levantar fervura, adiciona-se 3 medidas de água e deixa-se cozinhar até ferver novamente.

- Depois de ferver, adiciona-se 1 medida de massa e deixa-se cozinhar em lume brando.

- 10 minutos antes da massa estar cozida, acrescenta-se o bacalhau reservado (previamente cozido) e o miolo de camarão e deixa-se completar a cozedura da massa sempre em lume brando.

- Decora-se com salsa ou oregãos (não usei) e tapa-se o tacho 2 minutos antes de servir!





Podem omitir as batatas, podem colocar cenoura ás rodelas, podem fazer fazer este prato com pescada em vez do bacalhau, podem juntar umas delícias do mar quase no final para dar uma cor bonita ao prato. 
Um prato versátil, de sabor tradicional e muito saboroso!

5 comentários:

  1. Olha, é mesmo isso que me apetecia! Hoje tenho os miudos em casa devido ao furacão, a miuda ainda por cima está com virose, e a unica coisa que me apetecia era alguém que cozinhasse para mim um pratinho bem saboroso e reconfortante como esse! Ainda por cima adoro bacalhau! Eu adoro cozinhar mas há dias em que preferia que alguém o fizesse por mim e hoje é um deles! Como já disse no blog uma vez, em tempos ele começou por ser um blog de receitas mas a minha falta de jeito para as fotos, e principalmente o facto de fazer toda a gente esperar pela comida enquanto eu fotografava, o facto da comida ficar fria e de estarem sempre a refilar foi também um dos motivos que me fez desistir. Por isso aquilo que aconselho é que não desistas! Mesmo que as fotos nem sempre te agradem, o que importa é a receita. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh... Eu é que estou longe Elisabete, senão fazia-te com todo o gosto este prato. Eu também tenho muitos dias assim, é verdade que gosto de cozinhar, mas sou um bocado preguiçosa e se surge a oportunidade de ir comer a casa dos pais, dos sogros ou até ir almoçar fora nunca me faço de rogada, sabe tão bem sair da rotina de cozinhar todos os dias... Entendo-te bem! Essa questão das fotos vai continuar a ser assim, o que importa é que as coisas sejam feitas de coração e sejam verdadeiras... O resto se não for perfeito é como é. Nada nesta vida é perfeito e do jeito que queremos... Beijinhos grandes*** Boa semana.

      Eliminar
  2. Lindo este tacho de massa de bacalhau, mais uma receita que nos conforta o estômago e a alma. Cá em casa também é do tacho para o prato, mesmo que receba amigos e ponha a mesa toda pipi, o tacho vem à mesa, pois com este frio a paparoca na travessa arrefece num ápice. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que a junção de massa com bacalhau não deve agradar a muitos, mas cá em casa já se sabe que bacalhau come-se das mais variadas maneiras e este é um parto apreciado, até pelo mais pequeno. A Ana é cá das minhas, adepta de tacho na mesa, é tão bom... Abrir a tampa e sentir o cheirinho da comida acabada de sair do fogão :-) Beijinhos grandes*** Boa semana.

      Eliminar
  3. Haha, bem sei como isso é. Eu demoro sempre imenso tempo, até a tirar fotos de bolos, fica tudo a salivar nos entretantos... Quando é família mais afastada e há fretes repito depois a receita (se for boa o suficiente) para poder tirar fotos à vontade, senão é chato :P
    Essa massa parece mesmo boa, percebo as reclamações de quem fica à espera :D

    ResponderEliminar