quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Tiras de perú de cebolada e tomate

Cá em casa estou cada vez mais empenhada em criar novos hábitos culinários e mais saudáveis.

Trocar certos ingredientes, diminuir às frituras, aumentar cozidos e grelhados...

Eliminar certos produtos e inserir novos e menos processados. 

Estou também a começar a dar mais atenção aos rótulos e às extensas listas de ingredientes e composição e a mudar alguns produtos de creme e banho por uns vegetais, sem silicones, parabenos e essas palavras esquisitas...

Não é uma tarefa fácil até porque não dependo só de mim e porque é difícil trocar velhos hábitos que tão bem nos sabem.

Mas como sabem não sou fundamentalista ao ponto de me privar de nada, por isso costumo fazer tirinhas de frango ou de perú na maioria das vezes grelhadas como mostro aqui, mas desta vez fiz umas tiras de perú de cebolada e tomate, porque vezes não são vezes e porque verdade seja dita, elas sabem maravilhosamente bem desta forma.


Ingredientes:

- Bifes de perú
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- Sal q.b.
- 1 folha de louro
- Pimentão doce
- Azeite
- Polpa de tomate

Preparação:



- Cortar os bifes em tiras. Fazer uma marinada com o alho partido, sal, pimentão doce e 1/2 copo de vinho branco e deixar a marinar durante 15 minutos. Reservar.

- Num tacho grelhador/wok/frigideira deitar um fio de azeite e deixar aquecer. Juntar as tiras do frango e deixar grelhar/cozinhar. Quando começar a ganhar cor, adicionar as rodelas de cebola (juntam no início com o frango, ou mais tarde, dependendo do grau que gostem que a cebola fique cozinhada... Muito corada ou pouco). Ir mexendo com a colher.

- Quando os bifes estiverem alourados, juntar a marinada e a polpa de tomate e deixar cozinhar em lume brando (deixar apurar o molho).

- Servir!


4 comentários:

  1. Essas tirinhas de cebolada até nem são muito calóricas. Já tenho saudades de uns bifes de cebolada, por acaso tenho peru no congelador... Acho que a magia vai-se dar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também faço assim muitas vezes, por vezes junto também oregãos. Geralmente não coloco quase gordura nenhuma e fica uma refeição bem saudável e acima de tudo muito saborosa :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, acho um prato simples de fazer e nada gorduroso. Pelo contrário, a carne é branca, pouco calórica e feita no wok pede muito pouco azeite. Acho que em casa, estás a ir pelo caminho certo, sem caíres em exageros. Cortando daqui e dali, vais ver que melhoras consideravelmente a vossa alimentação e os mais pequenos e graúdos vão se adaptar naturalmente. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Acho que fazes bem! Ter uma alimentação equilibrada é sempre importante, e mesmo havendo diferentes opiniões sobre quais serão as melhores alterações a fazer há sempre algum senso comum que muitas vezes acaba por estar certo :)
    Esta receita parece mesmo saborosa! E nem é tão má como dizes, estas comidas tradicionais até costumam ser relativamente saudáveis :)

    ResponderEliminar