terça-feira, 8 de março de 2016

Experimentei e gostei #8 - Bolachinhas de manteiga


Eu e as bolachas nunca tivemos uma relação fácil. Já experimentei várias vezes das mais variadas receitas e nunca ficam tão bonitas como as vejo nem tão saborosas como as que provo mesmo que me facultem a receita e me expliquem exaustivamente a sua confeção. Já achei que o defeito era do forno, mas o mais provável é o defeito ser da pasteleira :-)

Como as receitas da Joana nunca me desiludem, nada melhor que fazer umas bolachas do seu blog para ver se vou eliminado aos poucos a minha má fama da pasteleira e estreitando laços com as bolachas e biscoitos.

Desta vez fiz umas bolachinhas de manteiga que são super rápidas de se fazerem e levam apenas 3 ingredientes. O meu mini-chef ajudou na decoração das ditas e mais uma vez delirou quando lhe perguntei se queria vir comigo para a cozinha fazer bolachas.



Ingredientes:

- 150gr. de farinha
- 50gr. de açúcar (usei amarelo)
- 100gr. de manteiga

Preparação:

- Juntar o açúcar, a farinha e a manteiga.

- Misturar com as mãos até obter uma massa semelhante a areia.

- Amassar bem até formar uma bola e formar depois bolinhas pequenas do tamanho desejado.

- Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC durante 10/12minutos.


- Servir!


9 comentários:

  1. Também tenho esse problema com bolachas e biscoitos, essas piscam-me o olho, tão simples com 3 ingredientes, que maravilha, hei-de fazer, muitas vezes quanto mais simples melhor. Mas tenho um problema ainda maior com o pão, já tentei várias receitas e não sai nada de jeito, gostava de saber fazer um pãozinho simples e caseiro. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fiz pão em casa e saiu bem mas dá uma trabalheira, demora muito tempo e sinceramente desisti. Só se algum dia vier a ter uma máquina de fazer pão. Quanto às bolachas devagarinho lá vou tentando :-) Pode ser que me torne uma expert das bolachas daqui a muitos anos... :-)

      Eliminar
  2. Este tipo de biscoitos secos são sempre os meus preferidos, procuro sempre encher a lata das bolachas :)
    Beijinhos ...
    Gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lata das bolachas caseiras :-) Tão boas recordações!!!

      Eliminar
  3. Olá Joana, tenho o mesmo problema que tu: das poucas vezes que faço bolachas, nunca me sai como eu vejo as bolachas dos outros! nem na aparência, nem no sabor. Esta receita é mais que simples, e apesar de eu estar em período de "fechar a boca", ou seja a tentar perder algum peso, vou experimentar. O meu mal quando faço estas coisas, é que como sempre tudo, e rapidamente! beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é mesmo esse Val. Fazer e não comer todas quase de uma vez é a parte difícil. Beijinhos***

      Eliminar
  4. Tão simples e deliciosas! As bolachas perfeitas :D Por acaso não sou muito de fazer bolachas, mas sempre que faço elas espalmam-se imenso. A única vez (pronto, uma das únicas) em que isso não aconteceu foi há umas semanas, quando fiz umas bem gordinhas e tão boas! Sendo que a maré já virou, vou ver se aproveito e faço essas também :)

    ResponderEliminar