quarta-feira, 27 de abril de 2016

Almôndegas em molho de tomate

Olá vizinhas!

Hoje para o jantar temos almôndegas de carne de vaca em molho de tomate e como acompanhamento temos arroz branco, mas podia muito bem ser uma massa. Mas antes deste petisco nada como iniciar o jantar com um belo creme de legumes. São servidos?


De à oito anos para cá que costumo cozinhar regularmente, por isso, chega a um ponto em que é cada vez mais difícil inovar na cozinha e até ter tendência a achar que já fiz todo o género de refeições...

Mas vai-se a ver e não... Nunca fiz almôndegas cá em casa. Ou a memória me falha muito, ou é um prato que nunca tinha confeccionado. As almôndegas que vejo nos expositores dos hipermercados nunca me chamaram atenção, pelo contrário, e como deixei de comprar carne de porco, não queria correr o risco de comprar das que já estão feitas porque na sua maioria tem a junção da carne de vaca com a de porco (disse-me a senhora do talho, que são para na sua confeção elas não encolham tanto, o mesmo se aplica aos hambúrgueres já feitos no talho, tem sempre mistura de carnes).

Por isso, pedi no talho que me cortassem um naco de carne de vaca escolhido por mim e que picassem na hora. Assim sei com que tipo de carne são feitas as minhas almôndegas e fica tudo à minha maneira.

É tão bom ter por perto um talho de confiança. Sem dúvida que das coisas que mais adoro é ter por perto de casa e do trabalho as duas mercearias, uma peixaria, um talho, uma florista e conhecer as pessoas que lá trabalham e ter confiança nos produtos que vendem e à vontade para colocar questões disto e daquilo. Afinal, estamos a falar de alimentos e da nossa saúde alimentar, não é?


Ingredientes:

- 1kg Carne de vaca picada (escolhi a carne que queria e pedi para picarem no talho na hora)
- 1 lata de tomate pelado
- Azeite
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta q.b
- Vinho branco
- Agua

Preparação:

1- Temperar a carne com umas pedrinhas de sal e pimenta. Envolver bem a carne para incorporar o tempero e deixar repousar.
Moldar depois bolinhas com as mãos e reservar.

2- Num tacho largo, partir cebola e alho a gosto, juntar umas folhas de louro e azeite e refogar.

3- Quando a cebola estiver translúcida, adicionar um pouco de vinho branco (ou cerveja) e deixar evaporar. Adicionar de seguida o tomate pelado (juntei dois) e mexer um pouco.

4- Juntar um pouco de água e triturar a mistura até formar um molho de tomate (não esquecer de retirar as folhas de louro nesta etapa, depois junta-se novamente).


5- Juntar as almondegas ao molho de tomate umas ao lado das outras, sem sobrepor. Mesmo que não caibam todas de uma vez, vai-se juntando aos poucos porque elas encolhem sempre um bocado.

6- Ver como está o molho de sabor e se necessário retificar temperos. Deixar as almondegas cozinharem em lume médio durante 40/45minutos.

7- Servir!

10 comentários:

  1. Também faço sempre as minhas almôndegas, é logo outra coisa! As tuas ficaram com um ar de comer e chorar por mais! Belo molhinho :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também peço sempre a carne que quero para ser picada na hora, não confio na que já vem picada, por norma são restos de carne de menor qualidade e cheia de nervos e cartilagens!
    Adoro a tua ementa semanal e essas almôndegas estão bem apetitosas. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. E que apetitosas que ficaram! Eu faço sempre em casa, não dão muito trabalho, podemos pôr os temperos que quisermos e sabemos exatamente o que estamos a comer! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que boas que devem estar! Também faço as minhas assim :)
    Beijoca

    ResponderEliminar
  5. Vizinha adoro almôndegas!
    E também as faço sempre em casa porque o meu Sarinho não aprecia essas de compra. Diz que são misteriosas vê lá tu!
    Também eu tenho uma mercearia de confiança e um talho perto de casa. Só não tenho a peixaria! :)
    Adorei as tuas almôndegas. Bem podiam ser o meu jantar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Oi Joana!
    Eu adoro almôndegas, mas não as industrializadas. As suas ficaram com aspecto maravilhoso. Me deu fome amiga! kkkk
    Bjsssssssss

    ResponderEliminar
  7. Ainnn que delícia! Adoro almôndegas!
    Gostei das dicas. Obrigada! :)

    Forte abraço,

    Ciça.

    ResponderEliminar
  8. Tem bom aspeto, mas eu não gosto de almôndegas...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Concordo totalmente - nada como ocomércio tradicional.
    As almondegas são umaboa opção e agradamatoda a gente. Tambémsão boasacompanhadas com puré debatata.
    Beijo
    Nina

    ResponderEliminar
  10. Que estranho, nunca teres feito almôndegas! Mas foi por um bom motivo, as misturas do supermercado são do pior que há, e terem carne de porco ainda é o menos... Essas com a carne escolhida por ti estão bem melhores, com um molhinho de tomate bem apurado e saboroso :D

    ResponderEliminar