quinta-feira, 30 de junho de 2016

Arroz de bacalhau

O futebol não é uma modalidade que me atraia. Já gostei mais do que gosto e sinceramente irrita-me até o sururu que fazem à volta das equipas de futebol e depois descurem outras modalidades não menos importantes com atletas medalhados, que depois de fazerem um esforço enorme SOZINHOS e não em equipa de 11, nem tenham direito de antena num jornal da noite. Mete-me confusão que abram os telejornais com notícias das transferências milionárias dos jogadores e sei lá mais o quê e depois nem 2 minutos de notícia arranjam para homenagear um atleta de alta competição na modalidade de atletismo, ténis ou natação.
Pessoalmente gosto de seguir ténis, ciclismo e nestes dois últimos anos os campeonatos regionais e nacional de btt (por razões óbvias) :-)

Mas voltando ao futebol, hoje joga a seleção de Portugal no EURO 2016 e gostaria muito que eles continuassem lá por terras Francesas e por isso nada melhor para incentivá-los que uma receita tradicional de bacalhau, o nosso fiel amigo.

Arroz de bacalhau e massa com bacalhau são dois pratos apreciados pelos comensais da casa. Conheço quem ache um prato estranho, mas nós por cá adoramos e no final, com a barriguinha cheia deste maravilhoso prato, venha de lá esse jogo... e Força Portugal!


A receita podem vê-la aqui embora com algumas diferenças. Desta vez fiz com lombos de bacalhau em vez de ser bacalhau desfiado. Uma refeição que só suja um único tacho. Estufa-se o bacalhau no tacho. Retira-se depois para lascá-lo. Rectifica-se água e temperos. Adiciona-se o arroz, junta-se o bacalhau lascado e já está. O sabor intenso a bacalhau fica todo concentrado no mesmo tacho.


19 comentários:

  1. gosto imenso de arroz de bacalhau -- era uma coisa que a minha avó fazia maravilhosamente bem. já não como há imenso tempo.

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O arroz de bacalhau das avós é especial :-) Beijinhos.

      Eliminar
  2. Por acaso até gosto de arroz de bacalhau mas já não o faço à imenso tempo. Gosto dele assim como está...mais para o malandrinho :)
    Bjs
    p.s. E que Portugal consiga passar hoje... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Iza. Este arroz afinal deu sorte para o jogo :-) E para comemorar faça aí em casa um pratinho destes :-) Vai gostar! Beijinhos.

      Eliminar
  3. Adoro arroz de bacalhau!!! Que saudades das nossas comidinhas boas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino a saudade Sofia. As comidinhas tradicionais Portuguesas são tão cheias de sabor :-) Beijinhos

      Eliminar
  4. Gosto muito de arroz de bacalhau mas tem que ser sem pimentos. :)
    Quanto ao futebol também não compreendo a importância que lhe dão e os milhões tanto de pessoas como de dinheiro que move! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não como o pimento Inês, é só mesmo para dar sabor. Quanto ao futebol, acho que nunca vou compreender a máquina de milhões que funciona... Beijinhos.

      Eliminar
  5. Esse arroz está mesmo apetitoso! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parece muito bom, este arrozinho.
    A minha mãe faz um arroz parecido com este. Mais um receitinha alentejana :)
    Beijinhos,
    Marta
    https://ostrabalhosdamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Eu cá gosto e muito de arroz de bacalhau! E a escolha do prato, deu mesmo sorte!! :)

    ResponderEliminar
  8. Também sou assim, não me perco por futebol, para ser sincera. E é verdade que a fama dos desportos está muito mal distribuída, há portugueses a ter muito sucesso em certas modalidades e ninguém quer saber, o que é uma pena...
    Mas pronto, já que é uma modalidade famosa e é ao menos que cheguemos o mais longe possível neste europeu! Do mal o menos :P Não há melhor comida para apoiar do que um arrozinho como esse :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prato de apoio à seleção não é avelã? E pelos vistos deu resultados, porque passamos... Beijinhos.

      Eliminar
    2. Um bom prato queria eu dizer...

      Eliminar
  9. OLá Joana, já fui também mais de ligar ao futebol do que agora! Vibrava com a seleção, mas agora, não é que não fique contente com o percurso deles, mas mal assisto aos jogos. E tens razão, nesta terra só ligam ao futebol, já viste quantos programas diários é que há nas TVs dedicados ao tema?? haja paciência! Quanto ao bacalhau só o como de duas formas: à braz ou com broa. Acho que nunca provei arroz de bacalhau, mas como não sou muito fã deste peixe, acho que iria preferir com o bacalhau desfiado! beijinhos e uma boa semana para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Val. Os canais são um destaque ao futebol como ninguém, o que até gosto de ver é ao fim-de-semana na rtp2 o destaque que dão a outros desportos, porque durante a semana é um descalabro de tanto futebol. Bacalhau com broa, uma refeição que não faço à algum tempo. Tenho que fazer pois adoro! Beijinhos. Continuação de boa semana.

      Eliminar