sexta-feira, 15 de julho de 2016

Bom fim de semana!

Sou uma pessoa de memórias sensoriais, especialmente em relação à cozinha e às comidinhas da minha avó materna. Infelizmente ela já não pode cozinhar, pois teve um problema de sáude que lhe retirou muita mobilidade, mas é rara a semana em que através de um cheiro na minha cozinha, um sabor de determinado alimento, é como se me teletranpostasse a uns bons anos antes, para a cozinha da minha avó e sentisse o sabor das suas refeições preparadas para os filhos e netos com tanto amor e dedicação. Nunca vi e acho que nunca mais verei nenhuma pessoa que deposite tanto amor nas suas comidas.

Bacalhau frito era uma dessas comidas, a minha avó fazia para o meu avô para lanche ao fim da tarde e por isso é impossível não fechar os olhos e sentir o que sentia à uns bons anos atrás enquanto preparo esta bela refeição na minha cozinha.


A receita encontra-se aqui, sendo que desta vez fiz cebolada normal, sem nenhuma adição de tomate. 

8 comentários:

  1. Eu também sou assim! Os cheiros, os sabores e os sons (geralmente músicas) transportam-me imediatamente para outros pontos e outros tempos da minha vida! Adoro isso! Por momentos é mesmo como se eu estivesse lá! Adoro bacalhau seja de que maneira for. Frito com cebolada é uma maravilha! Na festa de aniversário dos meus filhos foi um dos pratos que compôs a mesa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É tão bom quando certas comidas/cheiros têm o poder de nos transportar e trazer memórias felizes. :) Eu adoro bacalhau frito! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de bacalhau mas confesso que este prato é dos que eu não gosto mesmo e ainda por cima é algo que adoram cá em casa por isso, quando está ementa, já sei que vou fazer outra coisa para mim.
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Oi Joana!
    Adoro bacalhau e com essa cebolada, hummmm!
    Refeição mais que perfeita!
    Bjssss amiga e um belo FD p/vcs

    ResponderEliminar
  5. Também há cheiros que me trazem memórias, é uma sensação tão boa (=

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Aquilo que ninguém nos pode tirar são as nossas memórias :)

    ResponderEliminar
  7. Já há tanto tempo que não faço bacalhau de cebolada. Adoro!

    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Sou igualzinha - a minha memória é profundamente olfativa, para o bem e para o mal!
    Vou ver como se faz esse bacalhauzinho com tão boa cara.
    Beijinhos

    ResponderEliminar