terça-feira, 13 de setembro de 2016

Lulas estufadas com batatas

Guisado e Estufado são dois procedimentos culinários muito semelhantes mas com algumas diferenças nas suas técnicas. Normalmente chamo tudo de estufado. Por isso, estas lulas até podem ter o procedimento de guisado (ou não), mas para mim... São estufadas!

Fazer estufados é um processo fácil e que não dá muito trabalho, porque vai tudo para a panela e se deixarmos cozinhar bem é coisa para fazermos um brilharete. Também é versátil pois podemos mudar os acompanhamentos e são inúmeras as combinações.

Desta vez optei por um estufado muito simples de lulas com batatas.


Ingredientes:

- Lulas (compro congeladas)
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1/2 pimento verde/vermelho
- Azeite
- Vinho branco
- Polpa de tomate ou tomate pelado
- 1 folha de louro
- 1 malagueta seca
- Sal q.b.
- Batatas (quantidade a gosto)

Preparação:



- Previamente, deixar as lulas a descongelar. Lavar bem, partir aos bocados e reservar.

- Numa tacho largo, pôr um fio de azeite, a cebola picada, os alhos picados, a folha de louro e o pimento partido e levar ao lume até a cebola ficar macia.

- De seguida, deitar a polpa de tomate, um pouco de vinho branco e temperar com sal (muito pouco) e a malagueta. Mexer e deixar ferver para  o álcool evaporar.

- Juntar então os pedaços de lulas e deixar cozinhar em lume médio, com o tacho tapado. Adicionar um pouco de água se necessário.

- Juntar depois as batatas partidas aos bocados, envolver e deixar cozinhar mais um pouco, até as batatas e as lulas estarem tenras (aproximadamente trinta minutos).

- Servir.

5 comentários:

  1. Adoro lulas e esta é mais uma excelente forma para as comer! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Joaninha, não me leves a mal mas hoje venho só de corrida deixar um beijinho porque este é um prato que não posso nem ouvir o nome (nem pensar sequer!), acho que já te contei o meu trauma! beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Adoro este prato pois gosto muito de lulas. Está com um aspecto delicioso e o arroz mesmo com aquela cor e textura que a foto diz tudo, diz que está delicioso!
    Bjs
    Ana
    www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito e já não faço à algum tempo...
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Confesso que faço o mesmo, também chamo estufado a tudo :P De qualquer modo 'guisado' é claramente uma palavra muito pior :P
    Esse estufadinho de lulas ficou maravilhoso. Adoro lulas e assim preparadas ficam tão boas e tenrinhas :)

    ResponderEliminar