quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Pudim de pão e leite condensado

Pudim de pão é uma receita que faço amiúde cá em casa, pois é um jeito fácil e rápido de gastar as sobras de pães e ao mesmo tempo de nos regalarmos com um doce. A receita é a do costume, mas desta vez substituí o açúcar por leite condensado e usei pães velhos em vez do pão de forma. 

Ficou delicioso!


Ingredientes:

- 6 ovos
- 1/2 litro de leite (usei s/lactose)
- 3 ou 4 pães
- 1 lata de leite condensado
- Caramelo líquido

Preparação:



- Colocar o pão partido aos bocadinhos numa tigela, juntar o leite e deixar amolecer durante 10 minutos.

- Numa bacia deitar os ovos, o leite condensado e juntar depois a mistura do pão amolecido com o leite e bater com a batedeira ou a varinha mágica até o pão se desfazer completamente.

- Verter o conteúdo para uma forma de pudim previamente caramelizada e levar ao lume em banho-maria durante 45 minutos.

- Depois de cozido o pudim, deixar arrefecer e levar ao frigorífico.

- Desenformar SÓ depois de bem frio e servir!


Sugestão: Experimentem acrescentar sumo e raspa de laranja. Ou limão. Dá um saborzinho mesmo bom ao pudim!

5 comentários:

  1. Bem, tu chegas e entras logo a matar! Minha linda, eu adoro pudim de pão! É um doce que me faz lembrar a minha adolescência! A minha mãe não fazia! Quem fazia era um vizinho, que por sinal o fazia maravilhosamente bem! E quando eu estava com o período, naquela idade tinha dores horríveis que me tiravam completamente a vontade de comer. E o pudim de pão era a única coisa que eu conseguia comer! O vizinho mudou-se e não deixou a receita. Desde então perdeu-se o contacto. E até hoje ainda não consegui encontrar uma receita que ficasse tão boa como a dele! Espero que seja esta! Estou mortinha por fazer! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Elisabete. Não digo que será melhor do que o do vizinho, porque essas memórias do palato entranham-se e são difíceis de superar, mas que é bom, lá isso é. Beijinhos grandes.

      Eliminar
  2. Sou uma perdida por pudins...e este está mesmo a "chamar" por mim...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas apaixonadas por este docinho Iza. Beijinho.

      Eliminar
  3. Só comi pudim de pão uma vez e não era a melhor coisa de sempre. Este teu conseguiu deixar-me a salivar, com essa textura tão boa! Se houver pudim de pão que me convença é definitivamente esse, tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar