terça-feira, 8 de novembro de 2016

Lombos de pescada assados no forno

Cá em casa há sempre lombos de pescada no congelador. À uns anos atrás deixei de os comprar devido a uma situação pontual acerca das condições de transporte em meio ultracongelado desde a sua proveniência até chegar a nós. Mas isso são outras águas e nem sempre as coisas são como deveriam ser. A verdade, é que estes lombos são versáteis e perfeitos para as refeições de peixe nos dias em que não é possível ter acesso a peixe fresco.


Desta vez, fi-los assados no forno com batata assada, cobertos com uma cebolada de pimentos e acompanhados de um arroz branco aromatizado com salsa.



Ingredientes:

- Lombos de pescada (quantidade que precisar)
- Batatas
- Azeite
- 2 dentes de alho ou alho em pó
- 2 folhas de louro
-Sal q.b.
- Pimentão doce
- Pimenta
- Salsa (usei liofilizada)

Preparação:

- Colocar os lombos de pescada e as batatas partidas aos bocados numa assadeira.

- Temperar a gosto com sal, pimenta (para o peixe) e pimentão doce (nas batatas). Colocar as folhas de louro, o alho e a salsa por cima. Regar generosamente com azeite e levar ao forno a cozinhar durante 1 hora.

- Servir!

Desta vez, o peixe foi congelado para o forno, mas se o peixe for descongelado e temperado, o que faço é levar as batatas ao forno e só mais tarde abrir espaço para colocar o peixe, pois ele assa rapidinho.

Outras vezes também cozo as batatas já partidas aos bocados e junto-as no forno aquando do peixe descongelado. Pode parecer complicado, mas não é. Apenas nunca faço da mesma forma. Tento jogar sempre com os diferentes tempos de cozedura das batatas e do peixe.

4 comentários:

  1. Eu também os tenho sempre no congelador! Em dias apressados ou até mesmo em dias que não há paciência para cozinhar, são uma excelente opção! E assim assados ficam ótimos! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também tenho sempre lombos de pescada no congelador, são a minha salvação muitas vezes! Gostei muito desta tua sugestão! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu também adoro lombinhos desse género, basta-me cozê-los para ter um jantar saboroso! Nunca experimentei assá-los, acho eu. Fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar