quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Bolo de chocolate e coco

Dos melhores bolos que fiz ultimamente. O uso de farinha de amêndoa, de mandioca (para os pratos salgados) de aveia, de coco ou de linhaça têm-me surpreendido imenso, pois sempre pensei que ao alterar as farinhas tradicionais, ia mudar drasticamente a consistência final das mais variadas coisas que levam farinha na sua preparação. Claro que muda ligeiramente. Mas do que tenho experimentado, tem ficado tudo igualmente saboroso e com a vantagem de serem farinhas mais saudáveis, pois não são tão processadas. Cá em casa temos alterado alguns hábitos alimentares e alguns ingredientes. As farinhas são uma delas. Deixou de entrar o pacote da farinha c/ fermento. Da farinha s/ fermento. Da farinha de milho e por aí fora. São pequeninas alterações alimentares, nada de radicalismos que cá em casa é impossível. Continuamos a comer muita coisa que nos faz mal, tenho noção disso. Mas algumas alterações tenho notado em mim e nos meus que nos trazem bem-estar a nível interior e isso sem dúvida que se reflete no nosso exterior. Se andamos menos inchados, menos enfartados, com menos problemas gastro-intestinais, isso torna-nos mais sorridentes, mais bem-dispostos e com mais qualidade de vida.

Este bolo de chocolate e coco foi apreciado por todos cá em casa e pelos colegas de trabalho do meu marido. Quando faço bolos e outras doçarias, mando várias fatias num tuperware para ele partilhar no lanche com os amigos. Pequenos gestos de partilha que não custam nada e ao mesmo tempo ajudam a fazer desaparecer as variadas gulodices que desfilam cá em casa.


Ingredientes:

- 4 ovos
- 250mL de leite (usei s/ lactose) - podem substituir p/ bebida vegetal
- 200g açúcar (usei mascavado escuro)
- 100g de chocolate em pó
- 150g de farinha de amêndoa
- 150g de farinha de aveia
- 1 colher de chá de fermento
- 80g de coco ralado

Preparação:

- Juntar os ovos, o leite e o açúcar e bater com a batedeira até formar uma mistura homogénea. Juntar de seguida todos os restantes ingredientes e misturar novamente com a batedeira até estar tudo bem ligado.

- Deitar o preparado numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido nos 180ºC durante 30 minutos. Verificar fazendo o teste do palito.

- Desenformar depois de frio e servir.

5 comentários:

  1. Ai o aspeto fabuloso deste bolo! O que me vale é que é saudável e vou poder comer mais do que uma fatia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Coco e chocolate é das melhores combinações que há =D

    ResponderEliminar
  3. Hummm, hummm e hummmm!
    Parece delicioso demais o seu bolo. Amei!
    Bjsssss

    ResponderEliminar