quarta-feira, 7 de março de 2018

Bacalhau gratinado no forno c/ batata doce

Sem dúvida alguma que o bacalhau é rei nas mesas portuguesas. E é muito versátil. Daí existirem mil e uma maneiras de o confeccionar e o mesmo prato pode ser recriado de várias formas. Desta vez trago-vos um bacalhau gratinado no forno c/ batata doce. Fi-lo desta forma neste dia, pois na hora da confeção é inventar, é dar uso aos vários ingredientes que temos em casa. Podia ter juntado cenoura raspada, podia ter juntado legumes, podia ter enfeitado com azeitonas, podia ter usado batata normal em vez da batata doce. Por isso aqui fica apenas uma sugestão de confeção. Usem e abusem da imaginação, pois cá em casa o bacalhau nunca é feito da mesma forma. Mesmo quando tenho a intenção de repetir uma qualquer receita, acabo sempre por acrescentar ou retirar este ou aquele ingrediente. Umas vezes resulta, outras não.


Ingredientes:

2 lombos de bacalhau
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- Azeite
- Pimenta preta q.b
- Noz moscada q.b
- Salsa
- 1 embalagem queijo mozarella ralado
- Batata-doce (quantidade a gosto)
- 2 ovos

Preparação:

- Num tacho, colocar as batatas doces, o bacalhau e os ovos a cozer em água e sal. Desfiar posteriormente o bacalhau tirando peles e espinhas. Reservar.

Num tacho largo, fazer um refogado com cebola às rodelas, alho picado e uma folha de louro e azeite. Quando a cebola estiver translúcida juntar o bacalhau já desfiado e deixar cozinhar durante um pouco. Temperar o preparado com pimenta e noz moscada e envolver o preparado.

- Regar o fundo de uma assadeira com azeite e começar a montagem:

  1. 1 camada no fundo das batatas doces cozidas partidas aos bocadinhos (ou em puré - como preferirem)
  2. 1camada do preparado da cebolada de bacalhau
  3. terminar com outra camada de batatas, espalhar por cima o queijo ralado e enfeitar com o ovo cozido às rodelas

 - Levar a assadeira ao forno a 200ºC durante 20 minutos até gratinar.

4 comentários:

  1. Eu adoro bacalhau com batata doce. Faço uma receita parecida que publiquei uma vez por altura do Natal, e que passou a ser uma das minhas receitas favoritas. E que curiosamente surgiu do improviso pois eu ia usar batata normal e percebi que não tinha, por isso virei-me para a batata doce e foi amor para sempre! Dá próxima vez vou experimentar gratinar. Acho até que vou regar com um pouco de leite de coco antes de pôr o queijo! Ai, ai, até me está a dar fome! E é preciso que se note que estou de barriga cheia pois acabei de lanchar! Mas não consigo evitar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Aqui não consigo arranjar bacalhau, só em filetes e não é seco, como o nosso =\ que vontade que me deu agora de comer um bom bacalhau à portuguesa =P

    ResponderEliminar
  3. Adoro batata doce por isso este bacalhau já me está a sorrir! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspeto...até já fiquei com fome!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar