quinta-feira, 22 de março de 2018

Esparguete com atum e cogumelos

A Páscoa é já no final da próxima semana. Mas como. Já? Por cá, ainda não decorei a sala como costumo fazer. Ainda não tenho na mesa de jantar da sala o prato com as amêndoas e a garrafa do vinho do Porto para as visitas. Ainda não elaborei a lista com os doces que vou fazer. Ainda não comprei as lembranças dos padrinhos e muito menos o folar para o afilhado do marido. Este ano não me vejo entusiasmada com a Páscoa como de costume, apesar de ser uma festa familiar que eu aprecio bastante. Por isso, enquanto por aqui não tem aparecido muitos pratos doces como antigamente e muito menos sugestões de doces de Páscoa, fiquemos-nos por um prato muito simples mas muito saboroso. Massa esparguete com atum e cogumelos. Cá em casa tenho o hábito de uma vez por semana fazer um prato que leve atum. E este é daqueles ideais para se fazer num jantar de dia da semana, porque faz-se rapidinho e no final sobra tempo para se dedicarem a outras tarefas diárias.

Ingredientes:

- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- Azeite
- Esparguete (quantidade a gosto)
- 1 lata de cogumelos laminados
- Repolho cortado em tiras finas (quantidade a gosto)
- 2 latas de atum em conserva (em azeite ou em água)
- 1 pacote de natas de culinária (só usei metade)
- Queijo mozarella ralado
- Sal e pimenta (q.b)
- Oregãos

Preparação:

- Levar a esparguete a cozer, numa panela com água fervente e sal. Deixar cozer até ficar al dente (10minutos). No final escorrer a água, regar com um fio de azeite e mexer.

- Enquanto a massa coze...

- Numa frigideira, regar com azeite, colocar a cebola e alho picados e deixar refogar até que a cebola fique translúcida.

- Juntar o repolho cortado em tiras finas e deixar saltear até o repolho ficar mais translúcido. Juntar depois os cogumelos e temperar com sal e pimenta a gosto.

- Adicionar por fim o atum e as natas (quantidade a gosto), mexer e deixar cozinhar.

- Empratar com a esparguete no fundo do prato, colocar por cima a mistura do salteado de cogumelos e atum e polvilhar com queijo ralado e oregãos.

- Servir!


Opcional: Juntar a esparguete diretamente na frigideira, misturar tudo e juntar o queijo ralado e os oregãos. Servir posteriormente tudo misturado. 

6 comentários:

  1. Olá Joana, tenho a casa de pantanas por causa de obras e só espero na Páscoa já estar tudo mais ou menos para eu poder fazer uma mesa lúdica, como gosto. Quanto à tua receita, Ultimamente temos comido bem pouco esparguete, era um prato que fazia imenso quando os miúdos eram pequenos. Mas atum e cogumelos, agrada-me de sobremaneira, é uma boa sugestão, além de rápida. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui também quase não há semana em que não se faça um prato de atum! Ainda ontem foi atum com batata cozida e cebolada, algo tão simples, tão rápido mas muito saboroso e que cá em casa adoramos! Esta tua sugestão também me agrada! O meu marido é que ia torcer o nariz pois detesta cogumelos!
    Também ainda não preparei nada para a Páscoa! Não tenho por hábito decorar mas o ano passado afirmei para mim própria que este ano ia comprar alguns adereços. Mas olha, não cheguei a comprar nada! E também já falei em fazer o folares mas também ainda não fiz! Já estou arrasada, gosto de os fazer cedo pois quando chega a Páscoa já toda a gente está farta de folares! Tenho de ver se no início da próxima semana não falha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito desse prato, uma amiga minha é que me ensinou a fazer há muitos anos. :) Eu por acaso não ligo muito à Páscoa. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Tantas vezes no tempo de faculdade comi esparguete com atum. :)

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha Joana! Eu adoro atum. E se há coisa que sai muitas vezes é massa como esta mas em vez de natas meto molho de tomate. O meu esquisito não come natas. A não ser muito bem disfarçadas.
    Adoro, adoro!
    Por aqui a Páscoa é festejada com um almoço mas nada de muito elaborado! Bons preparativos. Beijinhos.

    ResponderEliminar