segunda-feira, 19 de março de 2018

Inspirações casa nova #4 - A minha nova cozinha

Era uma vez, um jovem casal, cheios de ideias e ambições. Que não estando satisfeitos com a sua vidinha do dia a dia já com as preocupações do costume, as profissões de cada um, um filho pequeno para cuidar e tudo o que envolve a típica dinâmica familiar, apenas com umas pontuais ajudas externas, decidiram dedicar-se a um outro projeto.
Começaram por comprar um terreno. Depois colocaram o apartamento em que viviam no mercado imobiliário para venda e finalmente começaram com a longa saga da construção de uma casa de raíz. Uma verdadeira saga, leram bem...

Isto da construção de uma casa demora imenso tempo. É muita papelada, muita burocracia. Finalmente, quando começa a construção propriamente dita, percebe-se que o que está no papel, quando aplicado à realidade não fica como idealizamos, por isso nada melhor que deitar umas paredes abaixo e mudar portas de sítio e trocar umas divisões... Vai daí, a casa ainda está apenas concluída de pedreiro e começa agora a próxima fase.

Open space - cozinha, sala de jantar e estar a todo o comprimento da casa

Andamos muito entusiasmados com esta nova fase e eu continuo a sonhar e ansiosa com a parte dos acabamentos, das escolhas das louças, das tintas, das madeiras, da disposição dos móveis, da decoração... Embora saiba que essa fase é ultra-desafiante e cansativa, também será certamente a mais bonita e divertida.

Depois... Depois espero que tenhamos saúde, para podermos desfrutar da nossa nova casa em família, de passarmos bons momentos nela e criarmos memórias. Simplesmente vivermos. Sim, é isso.

11 comentários:

  1. Fazem muito bem! Nós optámos por comprar já feita. O meu marido gosta de obras, gosta de imaginar, idealizar e ver a coisa a nascer. Já eu detesto obras, detesto papeladas, detesto não conseguir ser visionária o suficiente para prever como as coisas vão ficar e se têm tamanho suficiente. E depois de estar pronto é que eu percebo que afinal não ficou como eu queria pois pensava que ficaria assim ou assado! E o pior é quando já está feito e não dá para mudar! O meu marido diz muitas vezes, quando acabamos uma obra é que devíamos estar a começar! E ele tem razão! Porque vai surgindo outras ideias, porque aquilo que ao início parecia ser acertado depois já não o é completamente. Há sempre coisas que depois gostaríamos de mudar ou de ter feito diferente. E eu detesto esse sentimento! Isso aconteceu com aquela simples cozinha que fizemos na garagem e que mostrei uma vez no blog. Durante o processo de construção sofreu muitas alterações e ficou completamente diferente daquilo que tínhamos inicialmente planeado! A única coisa que eu gosto na obras é a parte dos acabamentos e da decoração! Gabo gosto e a "coragem" a quem consegue começar tudo do zero! O meu marido gostava de o ter feito, e ainda hoje fala nisso, mas acabou por me fazer a vontade e comprar uma casa pronta a habitar.
    Quanto ao Open space, agora está na moda. Eu confesso que não gosto muito. Ter cozinha e sala de jantar tudo num eu gosto, aliás a minha casa é assim, a cozinha é aberta para a sala de jantar o que faz com que seja um espaço bastante amplo. Agora com a sala à mistura não gosto. Esteticamente acho que até fica engraçado, mas o problema são os cheiros e as gorduras que acabam por ficar empregnados nos sofás, nos móveis, na TV, nas paredes. E depois também não acho prático quando se tem visitas. Queremos estar a cozinhar ou a comer e é chato ter as visitas ali. Claro que é a minha opinião pessoal. Muita gente tem e gosta assim, é uma questão de gosto e de hábito! Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  2. Olá Elisabete, nós também chegamos a ponderar comprar uma casa já feita, mas os valores aqui na zona são elevadíssimos. Não conseguíamos mesmo, a não ser que mudássemos de cidade, o que não queríamos. Quando encontramos este terreno (já com rés-do-chão com construção concluída de pedreiro, com muros feitos, com furo de água e bomba incluída, com fossa pronta e mais uns apetrechos - foi só crescer em altura e uns ajustes no piso de baixo) a um bom preço e vimos que no final conseguíamos fazer o que queríamos por um valor que fosse concebível para nós arriscamos. Quanto ao open space, se reparaste, o cómodo é muito comprido. Estreito, mas comprido. A cozinha numa ponta e a sala de estar na outra ponta. Já pensei nessa situação, mas tenho familiares que teem open space e o feedback que dão é positivo e que não acham que os cheiros passem. Mas, só posteriormente saberei ao certo. Agora que pessoalmente me agrada, lá isso sim. Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  3. Querida Joana, essa fase é tão gira, um verdadeiro cimento para a relação do casal.
    Ver o sonho a realizar-se é uma experiência única.
    Que tudo decorra segundo o vosso projecto e que em breve desfrutem dessa sonho construído a dois.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. E é mesmo comi diz, um cimento para a relação do casal, porque é uma fase bonita mas muito cansativa e desgastante.
      Beijinho grande. Joana.

      Eliminar
  4. O meu marido é arquitecto por isso lido diariamente com construções de raiz. Sim é cansativo, sim pode ser mais demorado do que gostaríamos, mas vale tanto a pena. Vão ter o vosso ninho ao vosso gosto e não há nada melhor que isso.
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai valer a pena, Joana. Para já parece tudo ainda um bocado distante, mas creio que agora quando arrancar de vez esta próxima fase se comece tudo a desenrolar e a tornar tudo mais emocionante :-)
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Visitamos "A Comida da vizinha" e adorámos!!
    Felicidades para a nova casa, beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que bom, não é um desafio fácil mas traz muita satisfação ao ver os avanços do projeto. :) Acho que deve ficar lindo a sala e cozinha sem divisões a todo o comprimento da casa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Breve estar tudo do jeito que você que DEUS seja contigo,
    obrigado pela visita volte sempre.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  8. Deve ser muito bom poder idealizar assim tudo de raiz! :) E a parte da decoração deve ser fantástica. Beijinhos e que corra tudo bem!
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar