quarta-feira, 4 de abril de 2018

Páscoa 2018 - Por cá! - Bolo de leite

Por vezes gostava de ser um polvo para ter muitos braços e conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo. Também gostava de ser um elefante, pois ao que parece eles teem boa memória e assim poderia ser que deixasse de ser tão despistada. Mas são tantas coisas acontecer ao mesmo tempo que será normal - digo eu - que alguma dessas tarefas sejam esquecidas pelo meio. Secalhar, o que eu precisava mesmo era de ser um falcão-peregrino para voar a alta velocidade e aí sim, poderia ser que as vinte e quatro horas fossem suficientes para tudo o que eu preciso de fazer. Se uns dias até são mais calmos, outros são bem caóticos, sempre com aquela sensação de estar sempre atrasada para tudo, mesmo que esse atraso sejam dez minutos - mas eu detesto chegar atrasada.


Posto isto, sou humana. Sou mulher. Sou mãe. Sou esposa. Sou trabalhadora dentro de casa. Sou trabalhadora fora de casa. Sou filha. Sou neta. Sou sobrinha. Sou amiga. Sou ouvinte. Sou 'psicóloga'. Sou desportista. Ou tento, vá. E tenho um blog de receitas. Que nem sempre está actualizado como queria. Nem com as fotos como deveriam ser. Nem com receitas mais complexas e temáticas, como gostava.  Mas, adoro andar por aqui na blogosfera e espero que vocês entendam, mesmo que não aprendam a cozinhar nada comigo - que também não é esse o meu objetivo, pelo menos que tirem daqui algumas ideias e que vos inspire  nas refeições do dia-a-dia. Na realidade, este meu cantinho, transmite verdadeiramente a minha essência. Cá em casa é tudo muito simples, com as refeições igualmente descomplicadas, mas tudo verdadeiro. E sim, talvez isso seja mesmo o mais importante. Sermos nós próprios, sem imitações. 

E porque nesta Páscoa não consegui comprar decoração nenhuma alusiva a esta época para a minha morada atual. Também não me foi possível fazer nenhuma receita tradicional. Mas, deixo-vos com uma receita de bolo de leite que fiz numa dia da passada semana, já muito tarde, que foi provado ainda quente e acompanhado de uma chávena de chá na varanda da sala no silêncio da noite. E soube tão bem. Um pequeno momento de relaxe, de felicidade, que é um balão de oxigénio para continuar no dia a seguir ao estado de stress em que nos encontramos.


Receita adaptada daqui

Ingredientes:

- 4 ovos
- 150gr. açúcar (usei amarelo)
- 180 gr. de farinha de aveia
- 80 gr. de farinha de linhaça dourada
- 200mL de leite (ou bebida vegetal)
- 20mL de azeite
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Açúcar em pó e canela para polvilhar

Preparação:

- Numa taça colocar o açúcar e os ovos e misturar bem.

- Acrescentar depois os restantes ingredientes e bater bem com a batedeira até formar um creme homogéneo.

- Deitar o preparado numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 180ºC durante 30 minutos até estar cozido (fazer o teste do palito).

- Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e desenformar.

- Polvilhar com açúcar em pó e canela (opcional).

- Servir.



4 comentários:

  1. Partilho do mesmo desejo que tu! Todos os dias faço mil e uma coisa e todos os dias continuam a surgir mil e uma coisa para fazer! Ainda o Natal passado, passei os dias que antecederam a quadra festiva a trabalhar que nem uma louca das 7 da manhã à meia noite e hoje olho para trás e penso: mas será que valem mesmo a pena estas correrias e este stress? É que depois com o cansaço uma pessoa acaba por nem usufruir dos momentos como deve ser. O problema é que eu sou uma pessoa que gosta de ter tudo em ordem e não consigo relaxar enquanto há coisas para fazer. E esta Páscoa foi igual. Andei numa correria frenética e continuo a ter milhentas coisas para fazer! E quando se tem crianças há sempre trabalho acrescido. E muitas vezes aquilo que poderia ser feito em tempo útil acaba por ficar para último plano e faz-se fora de horas. Bom, com saúde seja! Esta Páscoa também não comprei decorações como pretendia. Aliás, acabei por nem sequer ir às compras (embora tenha ido às compras do supermercado mas isso não conta!). Embora aqui por casa se viva mais a Páscoa das tradições e das celebrações religiosas, todos os anos digo que quero investir numas decorações alusivas à época. Mas ainda não foi desta! E em casa, a única coisa que fiz alusiva à época foram os folares. E esta segunda (já fora de tempo, eu sei!) ainda fiz dois bolos simples só com umas amêndoas no meio para dar aos sogros e aos pais. Tudo muito à quem do que é meu apanágio mas enfim, a pessoa não se estica mais! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto! Bolos de leite são dos meus favoritos, tão simples mas tão bons :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, o tempo hoje em dia corre, voa, e nós não conseguimos fazer tudo aquilo qa que nos propomos. E o pior é que até as crianças sentem isso! Mas sabes que mais? as coisas mais simples são as que sabem melhor. É assim na vida e é assim com os bolos. Portanto imagino o prazer que tiraste ao provar este bolinho saboroso, ainda quente (pormenor fundamental) no silêncio da noite. Há lá coisa melhor?? Beijinhos, bom resto de semana!

    ResponderEliminar