quarta-feira, 30 de maio de 2018

Cogumelos recheados com alheira

Ando a gostar imenso de passar tempo na cozinha. Só tenho pena que na maioria das vezes tenha de cozinhar em modo turbo, pois chegar a casa depois das dezanove horas da tarde e conseguir pôr o jantar na mesa a horas decentes nem sempre dá para confecionar aquilo que eu gostaria.  Cá em casa cozinho todos os dias da semana. Estamos habituados a refeições caseiras e preparadas na hora. Se dá trabalho? Dá. Imenso. Todos os dias tenho que pensar o que fazer no dia seguinte. Descongelar carnes ou peixes. Tenho que ter sempre legumes frescos em casa e coisas para fazer saladas.  Se se gasta muito dinheiro? Sim, também. Cada vez invisto mais em comprar bons alimentos. Ovos caseiros, em legumes da senhora aqui perto que tem uma quinta com produtos caseiros, em carnes (coelho, frango e por vezes vaca consigo caseiros de familiares) , em bom peixe e em bons produtos de mercearia. Prefiro focar o meu dinheiro na compra de bens alimentares e poupar noutras coisas como por exemplo os detergentes que sirvo-me sempre das marcas brancas ou aproveito promoções. A vida é feita de escolhas e nós cá em casa temos prazer em comer e beber. À volta da mesa com boa companhia, boa comida e bebida, por vezes ganha-se um novo alento e cura-se a alma.

Ao fim-de-semana quando consigo cozinhar em modo slow, aí sim. Preparo umas entradas, umas comidinhas mais bonitas, enfeito travessas em vez de levar os tachos para a mesa (que apesar de inestético, é o que nos sabe melhor), corto o pão com faca própria às tiras e coloco no cesto com paninho, coloco uma toalha de mesa mais bonita e acendo uma vela, para criar ambiente. Mas tudo muito simples. E se levarem à mesa, uns cogumelos recheados com alheira, podem ter certeza que é sucesso garantido. E já agora, façam sempre a mais porque desaparecem num ápice.

Ingredientes (fiz 10 doses individuais):

- 10 Cogumelos brancos ou escuros (portobello) grandes
- 2 alheiras (usei caseiras de mirandela)
- 1 cebola pequena
- 1 pacote de molho bechamel
- Sal marinho q.b.
- Pimenta preta q.b.
- Salsa picada q.b.
- Queijo da ilha ralado
- Azeite


Preparação:

- Lavar ou limpar os cogumelos para lhe tirar terra e sujidades. Com cuidado para não os partir. Retirar os pés aos cogumelos e reservar.

- Colocar os chapéus dos cogumelos virados para baixo numa assadeira de ir ao forno, temperar com sal e pimenta e regar com um fio de azeite e levar ao forno a 180ºC durante 15 minutos.

- Entretanto, com os pés dos cogumelos, fazer o recheio. Levar à frigideira com um pouco de azeite, os pés dos cogumelos picados e juntar cebola picada. Deixar refogar.

- Juntar depois a alheira já sem pele e partida aos bocados e mexer bem até começar a dourar.

- Retificar temperos e adicionar o molho bechamel e a salsa picada. Misturar bem até obter uma pasta homogénea.

- Quando estiver a ficar dourada, retirar e reservar.

- Retirar os cogumelos do forno e recheá-los com a pasta de alheira.

- Colocar os cogumelos recheados na assadeira e polvilhar com queijo da ilha ralado.

- Levar novamente os cogumelos ao forno a 180ºC até ficarem dourados e o queijo derreter.

- Servir ainda quentes.

3 comentários:

  1. Aqui está uma boa sugestão para fazer um dia destes!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. Oi Joana, passando para ver as novidades;
    Cogumelos é algo que por aqui comemos talvez
    uma vez ao ano k. Mas por aqui no sitio dá vários
    tipos no chão. Mas como não sei do que se trata não me arrisco.
    Boa continuação de semana.

    ResponderEliminar