terça-feira, 21 de março de 2017

Pudim de laranja e leite condensado

Cá em casa, qualquer pedaço de papel serve de apontamento para uma receita. Quem gosta destas coisas de partilhar receitas, de pedir receitas às amigas quando elas dizem que fizeram um bolo muito bom ou uma refeição diferente, sabe do que falo. E por isso, o meu dossier parece um emaranhado de papeis de diferentes tamanhos e feitios. Uns limpinhos com receitas ainda por testar e outros já salpicados e manchados de ficarem tantas vezes na bancada da cozinha.

E a receita deste pudim de laranja e leite condensado, também se encontra num papelzito manhoso com a receita retirada não sei de onde, com outros escritos por trás, mas nem por isso deixa de habitar o meu dossier de receitas. Porque o dossier pode ser desarrumado, mas as receitas com sabor, tradição e alma são o que mais importa. Sejam elas receitas complicadas, ou como esta, de um simples pudim.


Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 1/2 lata de leite (usei s/ lactose)
- 6 ovos
- Sumo e raspa de 1 laranja
- 1 colher de chá de farinha maizena
- Caramelo líquido

Preparação:

- Juntar os ingredientes todos numa taça (dissolver a farinha maizena num pouco de leite).

- Envolver a mistura com uma vara de arames ou bater com a batedeira elétrica.

- Colocar a mistura numa forma de pudim caramelizada e colocar a forma dentro de uma panela com água e levar ao lume em banho-maria durante 45 minutos.

- Depois de arrefecido, colocar a forma no frigorífico e posteriormente desenformar e servir.

22 comentários:

  1. Nem me digas nada! Eu também tenho sempre receitas apontadas por todo o lado! É por isso que às vezes quando quero indicar a fonte já não sei de onde tirei! Adoro pudim de leite condensado! A minha tia e a minha cunhada fazem maravilhosamente bem! Quando elas fazem eu apanho um garrote! Eu também podia fazer mais vezes mas não quero estragar a dieta e além do mais tenho sempre imensas receita para experimentar que vai acabando por ficar para trás! Que bem que me sabia uma fatia agora! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro pudins sempre tão gulosos e esse de laranja deve dar um toque muito bom.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Esse pudim a mim parece-me mesmo muito bem e está muito bonito! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Isto deve ser muito bom! Adoro pudins de laranja (=

    ResponderEliminar
  5. Joaninha, o meu "livro" de receitas também é assim... papéis, folhas e folhinhas rabiscadas à mão com receitas que vou apanhando aqui e ali:). O pudim faço igual,mas na versão limão. Muito bom:)
    Beijinho grande, Manuela

    ResponderEliminar
  6. Adoro pudins. Por aqui também há receitas assim por todos os lados. eheheh
    Posso levar uma fatia?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana :)
    Por isso criei o blog :) acabaram-se os papeizinhos, recortes e folhas soltas, está tudo informatizado.
    Gostei do teu pudim
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro pudins, este tem mesmo bom aspeto :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. que aspeto divinal.Lá em casa os miúdos não gostam deste tipo de pudins. Daí eu não os fazer, com muita pena minha.

    ResponderEliminar
  10. Que delícia linda.
    Amo pudins.
    Beijos

    Beijos

    www.consumidorasecreta.com.br

    ResponderEliminar
  11. Quando estive na Bila, a minha mãe fez um de maça, tava bem bom :D

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  12. Nossa! que gostoso.
    Boa continuação de semana.

    ResponderEliminar
  13. Parece o pudim da minha tia preferida, que é o mais perfeito do mundo! :)

    ResponderEliminar
  14. Joaninha, já tenho saudades de a ver por aqui... bjinhos.

    ResponderEliminar
  15. adoro este tipo de pudins mas os meus filhos detestam. O marido tb adora. E fazer para dois é comer pudim durante vários dias. Não que me importe pq adoro, mas é açúcar a mais e a minha balança não ia gostar da ideia, lol.

    ResponderEliminar
  16. Olá! :)

    A seguir o teu blogue! Não conhecia ainda, gostei muito.
    Parabéns e que continue assim!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  17. que aspecto bom, levo receita...
    bjinhos, aparece no http://pratosdabela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. OLá Joana, espero que estejas bem. Passo para te deixar um beijinho e agradecer teus comentários no blog, sempre tão gentis!

    ResponderEliminar
  19. Oi Joana, bt!
    Também sou dessas de guardar um monte de receitas e pegar também algumas deliciosas das amigas kkk.
    Seu pudim além de delicioso ficou lindinho.
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  20. Gosto de pudins e este, hummm, é capaz de ser o meu favorito.

    ResponderEliminar