terça-feira, 17 de março de 2015

Arroz gratinado no forno


Há dias em que a nossa mente está em branco... vazia! Hoje é um desses dias! Estou cá mas parece que não estou... Os pensamentos andam longe, longe... Já se devem ter sentido assim nalgum qualquer dia não já?

Por isso, deixo-vos apenas com uma sugestão de um arroz gratinado no forno e quem sabe não será uma boa ideia para fazerem num desses dias em que a mente vagueia e por vezes o refúgio da cozinha e das panelas até nos agrada e nos tranquiliza??? :-)





Ingredientes:

- Arroz (usei arroz Thai)
- 1 cebola
- Sal
- Azeite
- Água
- 4 fatias de bacon
- 1 lata de atum (usei natural em água)
- Ketchup
- Queijo ralado (usei emmental)

Preparação:

Fiz um arroz branco simples:

- Fiz um refogado com cebola picada e azeite. Acrescentei uma medida de arroz e duas medidas de água. Temperei com sal e deixei cozinhar destapado em lume brando até ficar sequinho.




Montagem do pirex:

- Num pirex de levar ao forno comecei por colocar uma camada de arroz




- Depois espalhei o atum por cima




- E espalhei ketchup por cima do atum




- Depois coloquei uma camada de fatias de bacon




- E terminei com uma camada do restante arroz




- Espalhei queijo ralado por cima e levei ao forno a gratinar (15/20 minutos +- no meu forno)







- Servi!




Cá em casa gostamos muito deste arroz gratinado no forno, pois é versátil e serve como um bom e diferente acompanhamento, para não ser o típico arroz simples no tacho.
Dá um pouquinho mais de trabalho, mas sinceramente acho que compensa.
E dá para brincar... Eu faço apenas estas junções, mas podemos colocar milho no meio, em vez de bacon às fatias pode ser bacon aos bocadinhos, pimento aos bocadinhos... Enfim! A imaginação é o limite :-) Esta é apenas uma sugestão para um arroz diferente e divertido!

20 comentários:

  1. Delicioso, adorei a sugestão, nunca fiz e gostei muito da ideia.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anajá,

      Experimente que aí em casa devem gostar :-)

      Beijinhos grandes*** Um ótimo dia para aí também!

      Eliminar
  2. Olá Joana vizinha! :)
    Pois eu também tenho esses dias e depois fico meio perdida! :/
    Mas olha que correu muito bem para esses lados. Quem me dera que o meu Sarinho gostasse desses gratinados. Está excelente. Eu não resistia!
    Um beijinho.
    Sarinha,
    www.noconfortodaminhacozinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que existem dias assim com toda a gente Sarinha :-)
      Acho impossível as pessoas andarem todos os dias felizes e cheios de ideias e coisas para dizer e fazer 24horas por dia... Este arroz é bom, sou suspeita mas faz sempre um brilharete cá em casa!!!
      Beijinhos grandes***

      Eliminar
  3. Oi Joana!
    É vdd, tem dias que a gente se sente assim mesmo, mas esse arroz com certeza levanta qualquer astral kkk
    Hummmm, uma delícia...
    Bjsssss querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Dinha, este arroz levanta mesmo o astral :-)
      Beijinhos e obrigada***

      Eliminar
  4. Óptima ideia!
    Vou experimentar
    Segui!
    NOVO POST! http://hashtagwwgu.blogspot.pt/2015/03/look-antes-da-primavera.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Seja bem vinda ao meu cantinho, espero que goste e que apareça mais vezes :-)
      Experimente! Vai ver que gosta...

      Beijinhos***

      Eliminar
  5. Olá Joana adoro comidinhas assim fáceis e rápidas.
    Tá com uma cara ótima!
    Belas fotos.
    Adorei a visita em um post dos meses anteriores volte sempre!
    Abraços e um bom final de março já que a casa publica só um post por mês.
    Janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janice,

      Pode não ser tão rápido como um simples arroz no tacho, mas como disse acho sinceramente que compensa o trabalho!!! Fica muito bom, obrigada.
      Eu gostei do que vi lá na sua casinha... Com certeza passarei lá no próximo mês :-) Conte comigo!

      Beijinhos***

      Eliminar
  6. AIIIII que aspecto tão bom :)

    tenho que fazer :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Ana, vais gostar e ainda podes inventar com outros ingredientes :-)
      Beijinhos***

      Eliminar
  7. Excelente aspeto...até dá água na boca :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Iza :-)
      Seja bem-vinda ao meu cantinho, espero que goste e apareça mais vezes!
      Beijinhos***

      Eliminar
  8. Uau, nunca te associei ao empirismo :P Já estás como o Locke :P
    Associo o que dizes, não me perguntes porquê, a quando estou a ler um livro em piloto automático e passado pouco tempo apercebo-me de que só li assim no 3º nível de consciência, e não me lembro de nada... É estranho. E chato, porque tenho de voltar atrás :P
    Ao menos conseguiste registar a receita, se calhar com esses devaneios... Eu às vezes estou a partir ovos ou assim e já nem me lembro em qual recipiente pus, é estranho, inconsciente. Quando a minha avó faz comida muito salgada diz sempre que se deve ter esquecido e «deitado sal duas vezes». Já viste que precisão? Isto é que é, deita sal uma vez e fica logo perfeito. Eu vou sempre ajustando, não tenho essa capacidade e não gosto de comida salgada. Mas continuando, nem imaginas quando ela se enganou e deitou vinagre duas vezes! Foi em arroz de sangue, ficou tão mas tão mau que acabou tudo a comer fiambre :P
    Que engraçado fazeres refogado com o thai! Nesse e no basmati não costumo usar :)
    Arroz com atum é uma coisa de que tanta gente fala! Acho que nunca provei, mas gosto muito de atum... Aí nesse arrozinho deve ficar muito bom!
    Nunca comi bacon assim, só mesmo aos pedacinhos na comida e normalmente tiro para o lado, mas agora como tu me lembraste vou ter de comer bacon frito um dia o pequeno-almoço. Estás a ver como contribuis para as minhas inspirações? :D Agora só preciso de um bacon que não tenha aditivos :P
    (por falar em contribuires para as minhas inspirações, acho que nunca te cheguei a dizer mas a seguir a postares massa com carne no forno (aquela em camadas) devo ter feito 3 ou 4 vezes uma semelhante, com bechamel... O meu irmão adorou e agradece-te pela ideia ;))
    O queijo por cima ficou com um padrão muito giro! Acho engraçado quando fica assim tostado. Mas arroz com queijo não fica estranho? Uma vez a minha avó teve a brilhante ideia de aquecer arroz de marisco no forno e pôr queijo por cima e ficou horrível... Acho que também é por ser de marisco, mas o que sei eu :P
    (a este ponto deves achar que a minha avó é um desastre a cozinhar, mas garanto-te que não, do fundo da minha barriga cheia de bacalhau ;) (não comi mesmo bacalhau, é só uma exemplificação. Agora que penso nisso, cheia de bifes e cebola seria uma melhor exemplificação. Fica para uma próxima.))
    Tens aí qualquer coisa perto do papel de cozinha estranha, com o formato de uma onda sinusoidal :P
    Gostei das sugestões de combinações! Até posso comer isto, tirando o arroz e o ketchup e comendo só bacon e atum... haha :)

    ResponderEliminar
  9. Avelã... Tantas vezes me acontece isso de ler o livro e aperceber-me que a minha mente não está absorver nada do livro e tenho de voltar p'ra trás... Cada vez mais me apercebo que a nossa parte psicológica é tão poderosa...
    Arroz de cabidela (de sangue) é bom... Mas se exagerarem no vinagre (como aconteceu à tua avó) já não comia... Não gosto muito do sabor avinagrado que teem... Mesmo num simples arroz de galo caseiro se carregarem demasiado no vinagre... Esquece! Não como...
    Olha, eu já usei arroz carolino, depois agulha... Já usei vaporizado (não gosto) e recentemente e por dicas do blog da Joana (palavras que enchem a barriga) comecei a usar arroz basmati e thai... Confesso que adoramos em casa e faço tudo com esse tipo de arroz! Seja um arroz seco ou um arroz molhado (de marisco p.exemplo). Neste momento o único arroz que entra em casa é thai e faço tudooo com ele! O nosso arroz em casa melhorou substancialmente... Mas é apenas a minha opinião!!!
    Bacon frito ao pequeno-almoço é cá uma coisa aprovada, mas sem aditivos acho difícil de conseguires... Se conseguires partilha comigo ;-)
    Obrigada pela parte que me toca da massa no forno... Fico muito contente! Eu também ando mortinha por fazer a tua vitela com repolho... Vai ser num dia desta semana ao almoço quando estiver sozinha em casa e faço assim uma coisa rapidinha :-)
    E ando com a tua tarte flan entaladinha, porque queria ter feito para os anos do meu filho e não fiz... Ainda não tive disponibilidade mental de me dedicar a ela um dia destes, ms penso tantas vezes em fazê-la... E a receita está no frigorífico agarrada num íman!!!
    Arroz com queijo funciona muito bem, é como se fosse arroz de pato... (para quem gosta, claro). Conheço muita gente que come arroz de pato mas não gosta da parte do queijo derretido por cima. Mas cá em casa gostamos todos! É aprovadíssimo e não enjoa!
    A tua vó deve ser uma excelente cozinheira avelã... Não duvido disso! Apenas de vez em quando deve querer fazer umas experiências que correm mal (é como eu em casa...) Tenho cada desastre culinário que nem é bom!!! Só assim se aprende e evolui... Mas a tua avó deve ser uma cozinheira de mão cheia como são todas as avós e tias-avós que conheço!!!
    Eu entendo que não possas comer isto (andas metida no whole 30) esta expressão não me saíu assim muito bem... Andas metida, até parece outra coisa... Mas tu percebeste!!!

    Beijinhos grandes minha querida avelã***
    Adoro, adoro, adoro os teus comentários!!!

    ResponderEliminar
  10. Nunca tal me ocorreria, mas que ficou com um ótimo aspeto, lá isso ficou! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim marta, ficou muito bem! Experimente!!!
      Beijinhos***

      Eliminar
  11. Receita do jeitinho que eu gosto: prática e perfeita para dias corridos!!!! =)
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Andrea, e os dias corridos são tantos... Principalmente durante a semana!!!
      è uma boa sugestão, é...
      Beijinhos***

      Eliminar