quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Massa tricolor com bacon e cogumelos

Já é Outono. Uma estação do ano que me agrada. Apesar das noites mais frias, gosto dos dias solarengos típicos desta estação do ano.
E daqui ao Natal os dias passam a voar... Será de mim ou os dias passam mesmo rápido?
Quando era miúda achava que uma semana demorava uma eternidade a passar. Um mês atrás do outro muito lentamente... E de um Natal ao Natal seguinte parecia que cabiam dois anos dentro de um, tal era a sensação de durabilidade de um ano inteirinho a passar. 

Actualmente sinto que os anos passam depressa demais para meu gosto, sinto-me a envelhecer rapidamente. Sinto que os dias me fogem para as demais tarefas que eu tenho idealizadas fazer.
Como é possível já ter passado mais de uma década desde que saí do liceu... Ainda me lembro como se fosse ontem das minhas traquinices de adolescente :-( 

Mas, deixando-me de nostalgias e passando ao que interessa... Hoje trago esta massa tricolor que preparei para um jantar num dia destes. Uma refeição fácil e rápida de confeccionar, como já é meu habitual.

Espero que gostem desta minha sugestão!

Ingredientes:

- Massa tricolor
- Alho em pó
- Oregãos
- Sal
- 1 cebola
- 1 lata de cogumelos
- Bacon (às tiras)
- Polpa de tomate
- Azeite

Preparação:

- Levar a massa a cozer num tacho com água temperada com sal, oregãos e alho em pó (isto faz com que a massa não seja uma simples massa cozida, dá um sabor bom a alho e ervas aromáticas).

- Enquanto a massa coze, refogar numa wok (ou frigideira antiaderente) cebola picada num fio de azeite.

- Quando a cebola começar a ficar transparente, acrescentar o bacon às tiras e os cogumelos.

- Juntar um pouquinho de polpa de tomate e deixar saltear até ficar douradinho.

- Quando a massa estiver cozida, escorrer bem a água e misturar a massa na wok ao preparado do bacon e cogumelos. Mexer e está pronto a servir!

Eu não temperei os cogumelos e o bacon na wok, cá em casa gostamos assim, apenas com o sabor que a polpa de tomate dá e o tempero da massa cozida, mas podem perfeitamente temperar com sal e umas ervas aromáticas.

Este género de massas é muito versátil. A massa coze num instante, podem temperar a água de cozedura com as mais variadas combinações (ervas de provence, alho esmagado, 1/2 cubo de caldo...)
E depois na wok também podem variar nos acompanhamentos a saltear (milho, atum, legumes... Com bróculos salteados fica EXCELENTE).
E assim fazemos uma refeição muito rápida e saborosa e se sobrar façam como eu... Uma marmita bem apetecível para levar para o trabalho no dia seguinte.

Marmita para o almoço



12 comentários:

  1. Eu acho que é geral, e então assim que passamos os 20 acho que os anos passam a correr! Quando nos apercebemos, os 20 já lá vão há muito e nós nem demos conta! Realmente em miúda parecia que um mês era uma eternidade, parecia que o natal seguinte nunca mais chegava, parecia que nunca mais fazíamos anos outra vez, tudo parecia distante! Lembro-me que um dia, quando percebi que ia a caminho dos 27, fiquei tão chocada que não me consegui mexer e as lágrimas só me corriam pela cara abaixo! Para mim era como se tivesse 20, e fiquei tão perplexa quando vi que afinal tinham passado 7 entretanto e eu nem me tinha apercebido! Esse é daquelas tipos de pratos que muito nos agrada cá em casa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinha100segredos, sabe que por vezes tenho que pensar na idade que tenho? Assim de repente quando me perguntam a idade por vezes não sei responder logo :-) Porque passa tão rápido e eu não me vejo de todo com a idade que tenho, à alturas que me sinto uma miúda de liceu!!! Beijinhos grandes***

      Eliminar
  2. Olá Joana!!
    Sempre me perco no tempo, nostalgia faz bem à alma!!!
    Por aqui mal existiu o inverno, o frio passou realmente longe...e ontem chegou a Primavera com um dia de 40 graus...só porque eu adoro os dias frios... =(
    Mas que bela marmita, hein? Parece realmente apetitosa!!
    Beijos e ótimo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea, sou tipicamente uma pessoa nostálgica, lido bem com isso umas vezes, outras nem tanto :-) Mas a vida segue o seu percurso e temos que nos adaptar. Primavera com 40graus? Ufa... Não gosto nada desses dias de muito calor... Também prefiro o frio e o ameno. Beijinhos grandes***

      Eliminar
  3. Olá Joana, bem versátil esta massinha, é só escolher os ingredientes que nos apetecer, e temos um jantar saboroso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro massas e adoro quase todos os pratos que as levem :P esta combinação de ingredientes é das minhas preferidas!!
    Excelente sugestão!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As massas são um ingrediente tão versátil :-) Também adoro Daniel. Beijinhos grandes e desejos de boa semana***

      Eliminar
  5. Também gosto do outono. Os dias (quando não chove) têm um ar agradável - e, além disso, castanhas... ;)
    Por acaso não acho que passem assim tão rápido! O Natal ainda demora :P Depende muito da perspetiva.
    É uma boa ideia, juntar alho em pó à água de cozer! A massa deve ficar tão saborosa :) Com brócolos estou mesmo a imaginar, adoro bróculos mas nunca usei numa massa assim :)
    É uma ótima ideia de marmita! Ficou tão gira :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada avelã :-) Na minha perspectiva é que o Natal está quase a chegar... Será das inspirações que já vou vendo e de uns apontamentos já em montras de lojas (é verdade)!!! Eu gosto de juntar alho em pó ou até alho esmagado e uma folha de louro (coloco louro em quase tudo) manias! Com bróculos fica excelente porque eles salteados ficam com uma crosta bem crocante... Experimenta! Beijinhos grandes*** Desejos de uma boa semana.

      Eliminar
  6. Joaninha, outono é mesmo dado a este tipo de nostalgias... Agora com estas comidinhas não há nostalgia que resista:):)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Manuela, Outono é associado a comida conforto, daquela que nos aconchega :-) Para completar só mesmo uma mesa com as suas manias! Beijinhos grandes***

      Eliminar