Esta tarte dispensa apresentações...
Tanta gente a faz e há tantas versões... Fica aqui a minha versão. Acho esta tarte de nata muito boa, fácil de fazer e ideal para pôr numa festinha de aniversário (que foi o caso).
Ingredientes:
-1/2 litro Leite
- 150gr. açúcar
- 4 gemas
- 50gr. de farinha maizena
- 1 casca de limão
- 1 embalagem de massa folhada
Preparação:
- Descongela-se a massa folhada e estende-se.
- Forra-se com ela uma base de tarte e faz-se uns furinhos com o garfo.
Entretanto faz-se o creme:
- Deita-se num tacho o leite, o açúcar, a maizena e a casca de limão e vai ao lume até engrossar.
Reservo um bocadinho do leite para dissolver a farinha maizena |
- Quando ferver, retira-se do lume e adiciona-se as gemas devagarinho em fio e sempre a mexer ao mesmo tempo. Vai novamente até ao lume até ferver novamente.
- Verte-se o preparado na forma e vai ao forno até alourar.
antes de ir ao forno - utilizei uma forma um pouco mais larga do que devia ter sido para estas quantidades |
no forno |
na mesa - apanhou mais 'sol' dum lado que no outro |
Que bom aspecto tem essa tarte de nata :D e é tão simples de fazer que acho que qualquer dia não resisto! (assim que o meu namorado me deixar voltar a fazer de doceira/pasteleira, depois do carregamento de bolinhos e biscoitos que lhe fiz para o aniversário dele, ainda ontem). Gostei do blog!
ResponderEliminarUm beijinho, C. ❤
Olá C.
EliminarObrigada pela visita :-)
Que sorte que o seu namorado tem... Eu também cá gosto de me armar em cozinheira e doceira e desde que dêmos sempre o nosso melhor e se for feito com amor, é o que importa!
Beijinhos***
joana
Gosto muito de natas... Tartes e tudo, são muito boas! Todos tem a sua versão mas acaba por ser semelhante! E fica com um aspeto engraçado :)
ResponderEliminarOlá avelã...
EliminarQue bom ver-te por cá!
Também gosto muito de natas e andam umas natas de chocolate numa pastelaria à minha beira a sorrirem-me à muito tempo... Nunca provei mas que têm um bom aspecto lá isso tem... Sim, verdade, esta receita é muito semelhante mesmo nas diferentes versões que cada pessoa faz...
Beijinhos***
joana
se me é permitido dizer, este blog começa a ficar perigoso para a minha pessoa. cada "visuadela" cada tentação. como tenho o sentido do paladar em boas condições não é difícil chegar aqui e salivar. bom fim de semana e boas gulodices.
ResponderEliminarOlá desabafos :-)
EliminarObrigada pelo elogio, isso é bom! Ficar assim com os sentidos todos apuradinhos :-)
Se for como eu, é muito difícil ver comida e não começar a salivar... eheheheh!
Somos umas comilonas, é o que é!
Beijinhos***
joana
Olá Joaninha! Amanhã vou fazer esta receita:) Simples e parece super deliciosa!! A minha filhota ( outra Joana) que quer aprender a cozinhar (!!!) já esteve a copiar a receita para o seu caderninho... A Joana tem sempre umas receitas práticas como nós gostamos! Beijinhos.
ResponderEliminarOlá Manuela,
EliminarObrigada, e que bom a sua filhota já querer aprender a cozinhar... Faz bem! Eu quando era mais pequena nunca quis aprender a cozinhar, só bolos e doces, mas comida mesmo, nunca me interessei... Depois tive de aprender mesmoooo... Custou! Mas aprende-se, aperfeiçoa-se e mesmo não sendo uma cozinheira nada de especial, gosto de fazer comidinhas e doces simples :-)
Beijinhos grandes para si e para a filha Joana!