Olá!
Hoje volto ao registo habitual e positivo com uma comidinha reconfortante.
Não pensem que o meu desabafo anterior já passou, que não... Esta que vos escreve luta com todas as forças para recuperar aos pouquinhos... Por detrás destas palavras existe uma rapariga que embora um pouquinho despedaçada, não pode passar a vida a lamentar-se, por isso, há que arregaçar as mangas, ter pensamentos positivos, respirar fundo 1 milhão de vezes e aproveitar a vida! Porque como já o disse a vida surpreende-nos e no meio das adversidades também existem novidades boas (mas essas ficam para ser contadas no próximo post) ;-)
A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saboreia-a.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a
Madre Teresa de Calcutá
E já agora... Nota-se que ultimamente cá em casa andamos a comer muitas lulas?
É que apesar de o preço das lulas frescas não ser muito convidativo, a peixaria que frequento costuma tê-las com alguma frequência e arranja-mas e põe-nas prontinhas para serem cozinhadas e eu acabo por não resistir e cá vou 'inventando' inúmeras formas de as cozinhar!
Desta vez, fiz uma caldeirada de lulas, que saiu assim a coisa mais fenomenal dos últimos tempos! Já não fazia caldeirada em casa à imenso tempo... Soube tão bem que penso brevemente fazer uma outra caldeirada, mas de peixe. E mesmo com tempo quente é uma refeição que em casa nos sabe bem ao jantar!
E querem saber de um segredo? Logo à noite é lulas novamente (shiuuu...) mas de outra forma diferente claro está!
Ingredientes:
- Lulas limpas
- Batatas
- Azeite
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- Salsa
- 1 tomate
- 1/2 cenoura
- Pimentão doce
- Sal
- Pimento verde ou vermelho
- Vinho Branco
Preparação:
- Depois de limpas e lavadas, cortar as lulas em rodelas grossas. Reservar.
- Cortar as batatas em rodelas grossas e reservar.
- Num tacho largo, colocar uma camada de cebola aos gomos, o alho picado, a folha de louro, a cenoura às rodelas e colocar por cima as batatas às rodelas e as lulas partidas. Juntar o tomate e a salsa. (ou seja, juntar tudo ao mesmo tempo no tacho em camadas).
- Temperar com sal e o pimentão doce.
- Regar com o azeite e o vinho branco e levar ao lume brando e em tacho tapado a cozinhar.
Sou suspeita, é certo, mas esta refeição é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!
É reconfortante, é saborosa, é temperada, sabe a mar, é rápida de se fazer pois as lulas e as batatas ficam cozinhadas em pouco tempo (meia-hora, 40 minutos no máximo) e além disso enquanto esta deliciosa refeição se vai fazendo no tacho, sobra-nos tempo para fazermos outras tarefas domésticas (banhos, estender roupa, pôr máquina a lavar... Aquelas tarefas domésticas chatas, mas que teem que ser feitas...).
Aconselho vivamente a experimentar!
Espero que gostem desta minha sugestão.
Um prato que eu adoraria provar, nunca comi lula. Pela linda e maravilhosa receito vejo que estas bem. A vida é assim passamos por experiencias para nos tornar mais fortes e preparados para a vida. E quando as coisas não acontece é por que ainda não era a hora. Te alimente bem para recuperar o sangue que perdesse e em breve tudo estará muito bem.
ResponderEliminarBjos tenha um ótimo dia.
Olá Anajá,
EliminarComer bem é um princípio que temos de seguir, no meu caso já estou bem, mas fiquei anémica depois deste episódio e uma boa alimentação (além dos medicamentos) são essenciais para nos recompor-mos fisicamente.
Nunca comeu lulas? Ai Anajá, que não sabe o que perde!!! Se morasse mais pertinho tinha todo o gosto em preparar uma refeição para vocês com sabor a mar :-)
Beijinhos grandes***
Que prato apetitoso, e com lulas frescas melhor ainda.Também não me importaria nada de as comer ao almoço e ao jantar. Beijinhos
ResponderEliminarOlá Ana,
EliminarTenho pena pelo preço não ser dos mais acessíveis, fica uma refeição cara (em comparação com outras opções) mas sabe tão, mas tão bem que sinceramente esqueço o preço na hora de comprar e cozinho lulas em casa das mais diversas maneiras!!! Sabem-nos tão bem...
Beijinhos grandes***
A caldeirada devia estar deliciosa mesmo. Já experimentaste fazer lulas recheadas?
ResponderEliminarLi o teu post anterior e fiquei com lágrimas nos olhos, fiquei emocionada com tudo o que passaste em tão pouco tempo. Também sofro de ansiedade e sei bem o que é isso. Teve alturas em que começava a ficar com tonturas, a tremer e não conseguia andar, sem saber porquê, só me apetecia chorar, andava muito sensível.
beijinhos*
Olá Ana Rita, lulas recheadas também é uma boa sugestão... Tem é de ser a um fim-de-semana porque dá mais trabalhito e no corre-corre do dia a dia tento ser mais prática e opto por formas mais rápidas de as cozinhar...
EliminarObrigada pelas tuas palavras do post anterior, realmente não fazia ideia mas a ansiedade limita-nos assim um bocadinho e põe-nos diferentes, nunca pensei que interferisse com uma pessoa assim desta maneira... mas com tempo e jeitinho cá vou dando cabo dela eheheheheh!
Beijinhos***
Oláa :)
ResponderEliminarEu tambem gosto de lulas, quando trabalhei na peixaria, chegava a comprar meia duzia de lulas descongeladas, cortar aos bocadinhos, temperar com sal, cerveja e alho em pó, depois passava por farinha e fritar é dos DEUSES!!!!! Mas realmente é um prato um bocado caro... :/
bjinhos
Olha que boa sugestão Ana, essa de fritar as lulas (1 das formas que nunca experimentei). Obrigada pela dica...
EliminarBeijinhos***
Querida Ana.
ResponderEliminarGostei do espírito positivo que o seu texto introdutório transmite!
Quanto às lulas, gosto de cozinha-las de várias formas. Vou experimentar a sua receita! Beijinhos e obrigada por estar sempre presente no meu cantinho. Beijinhos.
Olá Evelyne,
EliminarGosto mesmo de visitar o seu cantinho, tem sugestões de decoração soberbas :-)
Experimente as lulas desta forma que vão gostar em casa!
Beijinhos*** Desejos de um bom fim-de-semana.
Gostei do sentimento positivo! Aposto que veio de comer esta bela caldeirada :D Lulas para lutas :P
ResponderEliminarPor acaso também adoro lulas, o preço é uma pena. Ainda bem que não resistes, assim podes mostrar-nos os pratinhos :D
Haha estás mesmo viciada :P Com peixe também fica boa :)
Gostei de ver o raminho de salsa. A minha avó faz sempre isso :P (Pôr um molhinho de salsa em cima da comida)
É hora de almoçar e graças a ti quero comer caldeirada :P Tenho almôndegas, já não vai mal... ;)
Adoro comida que deixa fazer outras coisas sem ser cozinhar enquanto cozinha. Então ultimamente que a minha rotina tem sido estudar-estudar-estudar dá jeito :D
Claro que gostamos da sugestão ;) Quero ver o teu jantar desse dia com lulas mas diferente! :P
Olá avelã,
EliminarA caldeirada contribui para o positivismo, lá isso sim :-) Mas também parte de nós próprios não nos deixar ir abaixo quando tudo nos empurra para tal!!!
No outro dia fiz lulas só cozinhadas em alho e azeite... DO MELHOR, apenas não fotografei, mas brevemente torno a repetir por isso daqui a pouco posto essa receita :-)
Estudar-estudar-estudar não é das coisinhas melhores que existe, mas tem de ser e como diz a música ' o tem de ser tem muita força' por isso, força nesse estudo!
Beijinhos*** Boa quinta-feira!
Para a frente é que é... :)
ResponderEliminarAdorei a caldeirada! Quem me dera ter aqui uma peixaria que me fizesse comprar e comer lulas a toda a hora. Como não tenho levo um prato da tua. Beijinhos*
Sarinha - No Conforto da Minha Cozinha
Serve-ta à vontade Sarinha :-) Mas aviso-te já que vais querer repetir...
EliminarBeijinhos***