Quando confecciono as refeições do dia a dia gosto de inventar, arrisco nos temperos, nas medidas, nos ingredientes diferentes...
Mas na pastelaria não costumo arriscar, limito-me a seguir uma receita e apenas de vez em quando altero um ingrediente aqui, uma medida acolá, mas nada de muito arriscado, porque na pastelaria quando mexo, por norma não sai grande coisa :-)
Mas desta vez inventei, será que posso dizer que criei??? Uhhh... Palminhas para mim! Como se fazer um bolo normal com ingredientes normais de um bolo e meter lá para o meio uns morangos fosse uma grande criação... Existem milhentos bolos do género! Mas pronto, deixem-me ficar contentinha por ter feito um bolo sem ter seguido as instruções por um papel.
Por isso, e com a ajuda do meu pequeno que atirou os morangos lá para dentro (nota-se pela distribuição harmoniosa) fizemos um bolo de morangos que desapareceu num instante cá de casa!
O meu pequeno ficou todo contente em ajudar e quando o tirei do forno só dizia: Mãe, este é o bolo que NÓS OS DOIS fizemos?! :-) Tão bom!!!
Ingredientes (apontados para não esquecer):
- 4 ovos
- 325g. de farinha
- 265g. açúcar (usei areado - comprei para experimentar, tenho usado e estou francamente a gostar)
- 50mL de óleo
- 200mL de leite
- 1 colher de chá de fermento
- Morangos (usei congelados - tinha caseiros... Uma delícia!)
- Colocar todos os ingredientes numa bacia à excepção dos morangos e misturar com a batedeira até obter uma massa homogénea.
- Verter o conteúdo para uma forma devidamente untada (no meu caso usei de silicone) e colocar os morangos partidos às metades.
- Levar ao forno a 180ºC durante 45/50minutos (dependendo da potência do forno) até ficar cozinhado e dourado.
- Desenformar depois de frio e servir!
Chamei-lhe bolo de morangos mas confesso que isto ficou entre o bolo/queijada. Não me perguntem o porquê porque eu não sei responder. Também gostava de saber porque o bolo não cresceu mais, visto ter deitado fermento e ele parecia num bom caminho para ficar alto, mas abateu.
Eu tenho uma explicação... A forma de silicone e a minha embirração com elas, mas de vez em quando acabo por ir buscá-las ao armário!
Pode não ter o melhor aspecto, mas estava bom. Cá em casa gostamos. No dia a seguir parti-o em fatias e distribui pelas minhas vizinhas do meu local de trabalho na hora do café da manhã e foi elogiado (pareceu-me genuíno). Posto isto, parece que inventar, neste caso, não foi um desastre!
O bolinho deve ser uma maravilha :)
ResponderEliminarGosto muito de bolos com fruta, adoro encontrar os pedaços de fruta pelo meio! Beijinhos
ResponderEliminarOi Joana!
ResponderEliminarTem que se orgulhar mesmo desse bolinho delicioso, hummmmm!
Fiquei com a boca cheia d'água!
Bjssss amiga
Olá Joana!!
ResponderEliminarO processo de criação é realmente uma delícia...é uma arte saber juntar os ingredientes e fazer novas combinações!!
Você é super talentosa, nem poderia ser diferente o sucesso desse bolo, parabéns!!
Vou tirar uns dias de folga, mas dia 26 estarei de volta!!!
Beijos mil, tenha uma semana abençoada!! =)
www.deliciasdavodeo.com.br
Por acaso comigo é quase ao contrário. Quero dizer, a comida de refeição é sempre mais suscetível de ser alterada e ponho sempre as medidas a olho, faço alterações, etc, mas gosto mais de inventar em pastelaria. :D
ResponderEliminarO pior é a incerteza, no outro dia fiz um bolo tão 'à sorte' que fiquei com medo que saísse pastelada :P Mas ficou bom. Também uma pessoa tem sempre noção mais ou menos de quantidades :)
Parabéns pela criação! Não desvalorizes, há imensa gente que não consegue fazer isso. :)
Acho que o teu pequeno tem jeito! Os morangos estão mesmo posicionados de maneira a o bolo ficar mais saboroso :)
Haha! Deve ser mesmo giro fazer bolos com o teu filho. E adorável! Quando crescer vai ter um blog de culinária e dizer: 'Entramos agora no Outono. Lembro-me tão bem de fazer bolos com a minha mãe, colocar os morangos no fim, esperar que o cheirinho invadisse a casa...' :D
Imagina tu a comentar o blog do teu filho! Que giro :D
Tenho morangos congelados, mas infelizmente não são caseiros :)
Se calhar inventaste um clafoutis :P Parece-me bem, um híbrido de bolo e queijada! A aproveitar pela indústria automóvel :P
Haha, lembro-me do teu problema com as formas! Já que estava bom tens de experimentar fazer numa forma de alumínio para tirar as coisas a limpo. :P
Tem o melhor aspeto sim :D
Que simpática, a distribuir fatias de bolo deliciosas :)
Não foi um desastre não! Até diria que foi um sucesso. ;)
Avelã, avelã... Puseste-me emocionada a tentar imaginar a situação de eu comentar o blog do meu filho com essas lembranças!!! Logo eu que sou uma pessoa saudosista, agarrada a lembranças antigas... Assim como tenho memórias de infância bem cravadas na minha memória, tento também eu criá-las ao meu filho na esperança que um dia ele se lembre e que lhe aconchegue um pouquinho a alma! Adorei, adorei o que escreveste :-)
EliminarUm clafoutis??? É pá, ainda sou tão naba na cozinha... Mas vou já tratar de saber disso e sim é uma ótima ideia de experimentar numa forma normal para tirar as teimas ou então para embirrar de vez com este tipo de formas e deitá-las no caixote mais próximo :-) Ultimamente ando uma mãos largas, faço doces, provamos em casa e distribuo... Pelo menos não corro o risco de se depositarem todos nas minhas ancas :-) Só vantagens!!! Beijinhos e obrigada***