sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Arroz de bróculos

O meu filho já comeu cenoura, já comeu laranja, adorava kiwi, ervilhas e feijão. Devorava tomate na salada e milho. E à medida que foi crescendo foi começando a dizer que não queria isto, que não gostava daquilo...

Bróculos por exemplo, foi um legume de que já gostou e que num ápice deixou de o comer.

No outro dia num jantar em que fiz arroz de bróculos e na hora de servir fiz um pequenino jogo/teste.
Eu disse: Pai, para o Rúben não ponhas bróculos que ele não gosta. Ao que ele respondeu: Eu? Ó mãe, eu gosto muito de bróculos, ó põe no prato que vais ver como gosto.

Meti-lhe uma colherada de arroz com bróculos à boca e disse ele muito satisfeito: Viste, como gosto de bróculos? E pronto, desde aí que tem comido bróculos na comida, partidos pequeninos, quase esmigalhados mas não faz mal, estão lá e vão para a barriguinha dele. 
Desta vez e até ver, resultou!

Eu não sou de todo uma 'expert' em maternidade, nem tenho táticas milagrosas para partilhar convosco, mas acho sempre que o bom senso e o não pressionar fazem milagres por si só. 

Dar espaço para adaptar o nosso palato ao longo dos anos aos mais variados sabores é a minha visão perante os alimentos. Forçar e pressionar a comer determinado alimento para mim não é uma opção e pode até ser traumático. Porque comer deve ser divertido, prazeiroso e nunca uma obrigação.



Ingredientes:

- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água
- Sal q.b.
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- Azeite
- 1 cabeça de bróculos pequena


Preparação:

- Separar os bróculos de modo a ficar com os raminhos pequeninos e lavá-los bem. Reservar.

- Entretanto, num tacho levar ao lume um fio de azeite com a cebola picada e o alho picado.

- Quando a cebola estiver translúcida, juntar 1 medida de arroz e mexer. Deixar fritar um pouco o arroz.

- Adicionar os bróculos e as 2 medidas de água de seguida.

- Temperar com sal, dar uma mexidela e deixar cozinhar o arroz em lume brando até a água se evaporar.

- Depois de cozinhado, manter o tacho tapadinho e desligado uns 2 minutos e servir!




4 comentários:

  1. Fazer o meu filho mais velho comer legumes e vegetais é um martírio! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro arroz de bróculos, ou melhor adoro bróculos de qualquer maneira :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. O meu irmão também era assim... Gostava de tudo, depois não gostava de nada. Estas flutuações :P
    Brócolos não são propriamente uma coisa de que as crianças sejam fãs.
    Não sabia que esse tipo de técnica profunda de psicologia resultava! Ter-me-ia dado jeito :P
    Gostei da lição. O teu filho tem uma alimentação variada, isso é muito bom! :)
    Adoro brócolos, nunca fiz arroz com eles. Deve ficar o máximo! Tenho de experimentar :D Se até o teu filho gosta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã... Não sei se a técnica que usei tem algum fundamento psicológico por detrás ou não, mas resultou e isso é que interessa (até ver, que isto com as crianças, nunca fiando :-))
      Arroz de bróculos é maravilhoso avelã, mas sou suspeita que como bróculos de qualquer maneira (tirando crús...). Experimenta! Dá um sabor mesmo bom ao arroz. Beijinhos***

      Eliminar