É certo e sabido que pudim não é de todo a sobremesa indicada para a pequenada. Tem uma quantidade generosa de açúcares e gordices que não são compatíveis com um estilo de alimentação saudável que devemos incutir neles desde pequenos.
Mas resolvi partilhar convosco este pudim hoje, dia da criança, como que uma homenagem à minha criança. Não pelo pudim em si, mas pela sua confeção. Já sabem que a minha criança é 'viciada' em fazer bolos e pudins comigo, mesmo que depois nem sequer os prove, verdade. Por vezes come uma colherada de pudim e fica satisfeito. Por outro lado é ver aqueles olhinhos brilhantes sempre que digo que vamos fazer um pudim ou um bolo e a cada nova receita quer sempre fazer mais tarefas e mais difíceis (partir os ovos, é um exemplo... Imaginem só) :-)
Desta vez, resolvemos experimentar a receita do pudim de café da avelã.
É um pudim de fácil confecção e com aquele sabor característico a café com leite. A consistência ficou ligeiramente diferente do que o da avelã (é o que me parece pelas fotos), talvez porque misturei demasiado com a batedeira o que fez com que ele ficasse mais 'esburacado', o que para mim adepta de pudins esburacados foi maravilhoso :-)
Ingredientes:
Ingredientes:
- 625ml de leite (só pus 550mL, achei muito para a minha forma que não é muito grande)
- 1 colher de sopa bem cheia de café solúvel
- 7 ovos
- 200g de açúcar
- 1 colher de sopa de farinha
- 1 colher de sopa bem cheia de café solúvel
- 7 ovos
- 200g de açúcar
- 1 colher de sopa de farinha
- Caramelo líquido p/ untar a forma
Preparação:
- Aquecer o leite.
- Aquecer o leite.
- Colocar o café em pó numa malga e juntar um pouco do leite quente, mexendo bem para dissolver. Adicionar ao restante leite.
- Misturar o açúcar com a farinha numa bacia. Acrescentar os ovos e bater para incorporar.
- Juntar o leite, mexendo sempre.
- Colocar na forma caramelizada e levar ao lume em banho-maria durante 50 minutos aproximadamente.
- Deixar arrefecer completamente e colocar no frigorífico.
- Desenformar e servir fresquinho.
Quando era pequeniiiiiiiiina, adorava esse pudim.
ResponderEliminarVou repetir.
Obrigada, Joana.
Beijinhos
Repita que não se vai arrepender :-) Beijinhos
EliminarVou ter que experimentar esta receita , é que eu adoro pudins :P
ResponderEliminarbeijinhos
Experimente Carla e depois conte como foi :-) Bjinhos
EliminarA criança que há dentro de mim adora pudim! Beijinhos
ResponderEliminar:-) :-) :-) Adorei o comentário Elisabete! Beijinhos grandes
Eliminarótimo aspeto bem docinho.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Lá docinha é esta sobremesa :-) Bijinhos
Eliminarhola
ResponderEliminarya estoy en su blog y ya tiene una seguidora mas
Pase y siga mi blog en donde pone (participar en este sitio) pinche ahí: http://mibonitolugar.blogspot.com.es/ un saludo
Que belo pudim! É verdade que não se deve abusar mas é tão bom. E o teu pequeno até se porta bem. Se come uma fatia e depois não liga nenhuma.
ResponderEliminarQue querida. Alguma caixinha é para esta vizinha aqui?
Beijinhos vizinha.
Tenho que fazer! Parece ser óptimo.
ResponderEliminarBeijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Confesso que pudim não é a minha sobremesa preferida, mas há alguns, como o de pão ou o de laranja, dos quais gosto bastante. Este não conheço e fiquei curiosa!
ResponderEliminarTambém o tenho debaixo de olho para fazer!! :)
ResponderEliminarBeijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/
Café acho que só provei no tiramissu... Mas a minha cultura gastronómica é muito reduzida. Este pudim está apetitoso, como tudo o que a Joana faz, claro! :)
ResponderEliminarQuem não gostaria desse pudim!
ResponderEliminarBeijinho
http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/
Olá Joana, confesso que não aprecio pudins. Acho que é por causa da sua consistência. E ainda tenho outro problema: gosto de café mas não gosto de nada que leve café. Assim como devoro bananas, mas não me ofereças um bolo ou outra coisa qualquer que contenha esta fruta!No entanto acho que foi uma excelente forma de comemorares o dia da criança com o teu ajudante nº 1!!
ResponderEliminarSobre o quem me perguntaste no post da toalha de mesa de bandanas: não fui eu que fiz a salada, tirei as fotos na minha hora do almoço, não gosto de postar mesas sem comida, estava com pressa, passei num local em Lisboa que vende saladas ótimas! a parte verde era espinafre com abacate! eu que nem gosto desta fruta, achei ótima a combinação! a saladeira em forma de girassol foi-me oferecida por uma cunhada!beijinhos, bom fim de semana.....com muitas iguarias!
Deve ser muito giro fazer o pudim com a ajuda do teu filho! Adorei ver essas mãozinhas adoráveis nas fotos, aposto que o pudim até ficou melhor por causa disso :D
ResponderEliminarAinda bem que gostaste. Tenho de experimentar bater também - mesmo gostando de pudins mais densos, uns com furinhos também vão sendo agradáveis! :)
És uma vizinha muito simpática, fazes valer bem o nome do blog :)