quinta-feira, 7 de julho de 2016

Bochechas de porco estufadas

Como conseguir resistir a umas bochechas de porco quando elas me sorriem no expositor no talho? :-)

Fui percebendo que o meu organismo não gosta que coma carne de porco uma vez por semana, mas não reclama quando a como uma vez por mês.
Apesar de inicialmente ter eliminado esta carne, comecei agora a dar-lhe 'tempo de antena' uma vez por mês cá em casa. Compro uma única parcela de carne de porco quando vou ao talho e 'mato' o desejo. 

Confesso que o palato dos residentes da casa já se habituou demasiado ao sabor do peixe e carnes brancas que por vezes até reclamam quando lhes calha esta carne no prato.

Mas vezes não são vezes e esta peça de carne depois de estufada é tenra e suculenta. Sabe mesmo bem degustar uma refeição destas ao jantar, depois de um dia de trabalho. Querem ver como é de fácil confeção e ainda vos sobra tempo para fazer outras coisas enquanto estufa no tacho?

Acompanhei com arroz de bróculos
Ingredientes:

- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- Chouriço de carne (opcional - usei um bocadinho que tinha no frigorífico)
- 2 folhas de louro
- Malaguetas secas (quantidade opcional - usei apenas 2)
- Polpa de tomate
- Azeite
- Vinho branco (podem usar tinto)
- Bochechas de porco (usei 500/600gr.)
- Água
- Sal

Preparação:


- Previamente, temperar as bochechas com sal e reservar.

- Levar ao lume um tacho largo com azeite, cebola picada, os alhos picados, as folha de louro e o chouriço aos bocados. Deixar refogar.

- Quanto a cebola estiver translúcida juntar as bochechas de porco, as malaguetas, a polpa de tomate e deixar fritar as bochechas de ambos os lados até ganharem cor.

- Regar depois com vinho branco (a gosto) e depois com um pouco de água.  Retificar temperos se necessário. Tapar e deixar a estufar em lume brando durante 45 minutos (até a carne ficar tenra).

- Servir!

10 comentários:

  1. Adoro bochechas de porco estufadas, são super tenras e saborosas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta peça de carne é mesmo tenra Inês. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. O que vale é que no meu talho habitual não há disto sempre que lá vou... Aliás, é raro haver... Se calhar vou tarde e já se venderam todas :-) Pois é muito difícil resistir-lhes quando elas lá estão 'lindas e fofas' no expositor eheheeeh. Beijinho.

      Eliminar
  3. Eu gosto de carne de porco, desde que bem cozinhada! E curiosamente algumas das minhas partes favoritas são aquelas que são consideradas menos nobres! São as mais tenras e saborosas! E claro, as belas das bochechas estão nesse rol! Que bem que me sabia esse prato! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabete. Sirva-se à vontade de uma ou duas bochechas :-) E já agora de uma colherzinha de arroz de bróculos, tãaaao bom... Beijinhos.

      Eliminar
  4. Já fiz no forno e o pessoal adorou! Também gosto delas grelhadas. Falta-me experimentar a tua sugestão.
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu. Proponho que experimente estufadas, que vou experimentar a sua sugestão de grelhadas :-) Nunca fiz. Depois contamos como correu :-) Beijinhos.

      Eliminar
  5. Adoro! Já fiz também de vaca e ficam também muito tenrinhas... que boa sugestão, fiquei aqui com vontade de almoçar!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. É engraçado como o hábito altera tudo! Uma pessoa facilmente se habitua ao frango que inicialmente desprezava e passa a não ter grande interesse pelo porco que preferia :)
    Mas tens razão, de vez em quando vai sabendo bem e não faz mal comer uma refeição com porco! E essa parece-me uma boa escolha, prática e saborosa :)

    ResponderEliminar