A Páscoa é já no final da próxima semana. Mas como. Já? Por cá, ainda não decorei a sala como costumo fazer. Ainda não tenho na mesa de jantar da sala o prato com as amêndoas e a garrafa do vinho do Porto para as visitas. Ainda não elaborei a lista com os doces que vou fazer. Ainda não comprei as lembranças dos padrinhos e muito menos o folar para o afilhado do marido. Este ano não me vejo entusiasmada com a Páscoa como de costume, apesar de ser uma festa familiar que eu aprecio bastante. Por isso, enquanto por aqui não tem aparecido muitos pratos doces como antigamente e muito menos sugestões de doces de Páscoa, fiquemos-nos por um prato muito simples mas muito saboroso. Massa esparguete com atum e cogumelos. Cá em casa tenho o hábito de uma vez por semana fazer um prato que leve atum. E este é daqueles ideais para se fazer num jantar de dia da semana, porque faz-se rapidinho e no final sobra tempo para se dedicarem a outras tarefas diárias.
Ingredientes:
Ingredientes:
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- Azeite
- Esparguete (quantidade a gosto)
- 1 lata de cogumelos laminados
- Repolho cortado em tiras finas (quantidade a gosto)
- 2 latas de atum em conserva (em azeite ou em água)
- 1 pacote de natas de culinária (só usei metade)
- Queijo mozarella ralado
- Sal e pimenta (q.b)
- Oregãos
Preparação:
- Levar a esparguete a cozer, numa panela com água fervente e sal. Deixar cozer até ficar al dente (10minutos). No final escorrer a água, regar com um fio de azeite e mexer.
- Enquanto a massa coze...
- Numa frigideira, regar com azeite, colocar a cebola e alho picados e deixar refogar até que a cebola fique translúcida.
- Juntar o repolho cortado em tiras finas e deixar saltear até o repolho ficar mais translúcido. Juntar depois os cogumelos e temperar com sal e pimenta a gosto.
- Adicionar por fim o atum e as natas (quantidade a gosto), mexer e deixar cozinhar.
- Empratar com a esparguete no fundo do prato, colocar por cima a mistura do salteado de cogumelos e atum e polvilhar com queijo ralado e oregãos.
- Opcional: Juntar a esparguete diretamente na frigideira, misturar tudo e juntar o queijo ralado e os oregãos. Servir posteriormente tudo misturado.
Olá Joana, tenho a casa de pantanas por causa de obras e só espero na Páscoa já estar tudo mais ou menos para eu poder fazer uma mesa lúdica, como gosto. Quanto à tua receita, Ultimamente temos comido bem pouco esparguete, era um prato que fazia imenso quando os miúdos eram pequenos. Mas atum e cogumelos, agrada-me de sobremaneira, é uma boa sugestão, além de rápida. Beijinho.
ResponderEliminarWow!! Que nice!!
ResponderEliminarTheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Por aqui também quase não há semana em que não se faça um prato de atum! Ainda ontem foi atum com batata cozida e cebolada, algo tão simples, tão rápido mas muito saboroso e que cá em casa adoramos! Esta tua sugestão também me agrada! O meu marido é que ia torcer o nariz pois detesta cogumelos!
ResponderEliminarTambém ainda não preparei nada para a Páscoa! Não tenho por hábito decorar mas o ano passado afirmei para mim própria que este ano ia comprar alguns adereços. Mas olha, não cheguei a comprar nada! E também já falei em fazer o folares mas também ainda não fiz! Já estou arrasada, gosto de os fazer cedo pois quando chega a Páscoa já toda a gente está farta de folares! Tenho de ver se no início da próxima semana não falha! Beijinhos
Gosto muito desse prato, uma amiga minha é que me ensinou a fazer há muitos anos. :) Eu por acaso não ligo muito à Páscoa. Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Tantas vezes no tempo de faculdade comi esparguete com atum. :)
ResponderEliminarQue maravilha Joana! Eu adoro atum. E se há coisa que sai muitas vezes é massa como esta mas em vez de natas meto molho de tomate. O meu esquisito não come natas. A não ser muito bem disfarçadas.
ResponderEliminarAdoro, adoro!
Por aqui a Páscoa é festejada com um almoço mas nada de muito elaborado! Bons preparativos. Beijinhos.