Cá em casa o uso da maionese era exclusivo para patés. Como não fazia amiúde esse petisco, o frasco acabava sempre por ficar inutilizado, mesmo que a maionese tivesse com bom aspecto eu própria olhava para o frasco com cara desconfiada e acabava sempre no caixote do lixo.
Por isso, desde que aprendi a dica de substituir a maionese por queijo quark ou por iogurte grego natural, passei a fazer este petisco mais vezes. Cá em casa são dois ingredientes que nunca faltam e se podemos aliar o sabor ao facto de serem ingredientes mais saudáveis em comparação da maionese, é fácil de fazer as contas. Este paté de sardinha é muito apreciado por todos cá em casa e dá uma bela entrada para um almoço de Domingo em que gosto sempre de preparar umas entradinhas, mesmo que sejamos apenas os três à mesa.
Ingredientes:
- 1 lata de sardinhas em tomate (conserva)
- 1 cebola pequena picada
- 1 ovo cozido
- Salsa fresca picada (a gosto)
- Sal e pimenta ( a gosto)
- Queijo quark (a gosto)
Preparação:
- Retirar a espinha central das sardinhas (ou não) e esmagar com um garfo.
- Juntar a cebola picada, a salsa picada, o ovo cozido aos bocadinhos e envolver até formar uma pasta homogénea.
- Temperar com sal e pimenta, juntar o quark até obter a consistência desejada e ralar com a varinha mágica até formar uma pasta homogénea (ou apenas com o garfo, se gostar de um paté com mais grumos).
- Decorar com salsa picada por cima. Guardar no frigorífico antes de servir.
Eu também deixei de usar a maionese há imenso tempo. E na verdade a maioria dos patés ficam tão bons que ninguém suspeita que não foram feitos com maionese! Beijinhos
ResponderEliminar