Não posso fazer empadão de carne cá em casa... Ou melhor... Não podia! Porque o maridão dizia que não gostava! Mas no final de ter comido este disse-me 'Ah, afinal podes fazer mais vezes... Quer dizer, assim de longe a longe, mas afinal até é bom!'
É que coisas raladas (puré) e carne desfeita não é muito do seu agrado. Mas como os gostos por alimentos se vão alterando ao longo da vida e o que não gostávamos à 5 anos atrás, agora podemos amaaaaaar...
Neste caso, eu cá agradeço :-)
Ingredientes:
- Batatas
- Carne picada (costumo comprar carne no talho, cozo-a aos bocados com água e sal e depois pico-a - mas este empadão da foto foi feito com uma cuvete já comprada no hipermercado - não gosto muito, mas neste dia não tinha nada 'a jeito' e queria uma coisa rápida)
- Cebola
- Alho
- Folha de louro
- Azeite
- Vinho Branco
- Água
- Sal
- Polpa de tomate
- 1 ovo
Preparação do puré(simples):
- Numa panela com água e sal, coloco as batatas partidas aos bocados a cozer. Quando estiver cozida, retiro a água e com um pisa-batatas, desfaço em puré.
Preparação da carne:
- Num tacho levo a 'estalar' cebola aos gomos, alho picado, uma folha de louro e azeite. Junto depois um pouco de vinho branco e deixo evaporar.
- Acrescento a carne picada ao tacho, tempero com sal, junto um bocadinho de polpa de tomate e água e deixo cozinhar.
- Quando achar que a carne já está tenrinha e bem cozinhada retiro do lume.
Preparação do empadão:
- Num pirex/assadeira começo por estender uma camada de puré de batata.
- Depois estendo por cima uma camada de carne picada.
- Finalmente por cima termino com uma camada de puré de batata.
- Com ajuda de um pincel, pincelo por cima com uma gema de ovo batido e levo ao forno na posição de gratinar.
- Quando vir que a crosta está tostadinha retiro e sirvo! (+- 15minutos)
Sugestão: Esta refeição também é ideal de se fazer quando nos sobra carne já cozinhada, é só picar a carne e voilá! Uma refeição diferente com aproveitamentos de carne.
Eu também faço às vezes, mesmo para aproveitar as sobras! Fica muito bom :) É mais "mastigado" um bocado, por isso percebo que haja gente que não goste, mas no geral é um prato apreciado!
ResponderEliminarTambém eu não gostava de grelos estalados, por exemplo, e há coisa de uma ano lembrei-me: parecem-me bons, vou provar... E agora adoro :)
Olá avelã...
EliminarTudo o que é mais ralado, há muitas pessoas que não apreciam... mas os nossos gostos alteram-se mesmo com o passar do tempo e ainda bem que assim o é :-)
Grelos... Gosto muito! Mas não posso comer muita quantidade :-(
é um prato muito popular entre nós. gosto bastante e faço muitas vezes, principalmente no Inverno. boa semana. :)
ResponderEliminarObrigada :-)
EliminarContinuação de boa semana para esses lados também!