E no fim-de-semana resolvi fazer umas panquecas de aveia para o lanche!
Ingredientes:
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 300ml leite
- 250gr. farinha com fermento
- 2 colheres de sopa de sementes de aveia
Preparação:
- Numa tigela juntei os ingredientes todos e mexi tudo com uma vara de arames até ficar uma mistura homogénea.
- Embebi um guardanapo em óleo e untei a frigideira (dica da Manuela) e deitei na frigideira um bocado do preparado da massa.
- Deixei dourar e com cuidado virei do outro lado até dourar também.
- Repeti o processo para as restantes.
- Numa tigela juntei os ingredientes todos e mexi tudo com uma vara de arames até ficar uma mistura homogénea.
- Embebi um guardanapo em óleo e untei a frigideira (dica da Manuela) e deitei na frigideira um bocado do preparado da massa.
- Deixei dourar e com cuidado virei do outro lado até dourar também.
- Repeti o processo para as restantes.
Olá!
ResponderEliminarRelativamente aos iogurtes, podes fazê-los sem iogurteira! Acho que já vi sugestões simples, como pôr numa panela com água quente, pôr no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado... Acho que também resulta :)
Quase sempre que faço panquecas ponho aveia, mas em farinha :) Geralmente uso uma mistura de aveia e centeio, ocasionalmente também integral, espelta, etc. A farinha de centeio deixa as panquecas bem mais fofas :) Essas parecem muito boas! Adoro panquecas :)
Olá avelã :-)
EliminarRealmente não sei se posso chamar a isto panquecas de aveia, ou panquecas normais que levam sementes de aveia... E mais uma vez obrigada pela dica da farinha de centeio :-) Mais um ingrediente novo acrescentar à minha lista, porque nunca utilizei farinha de centeio...
Beijinhos grandes***
Ah, quanto aos iogurtes sem iogurteira, também já vi versões de como se fazerem, ai........... mas parece-me que dão mais trabalho e sinceramente eu gosto de coisas simples e rápidas :-)
EliminarQue belas panquecas!! :)
ResponderEliminarEu adoro e assim ficam muito saudáveis! :)
P.S. Não te consigo seguir portanto guardei-te nos favoritos! :) hehee
Beijocas
Oh Sarinha... No problem :-)
EliminarPor acaso, confesso que desde que comecei a fazer panquecas eu e os de casa teem gostado muito :-)
Isto tem sido uma verdadeira aventura e descoberta pela positiva...
Beijinhos***
Uau!!! Estas sim!! Nunca tinha experimentado com aveia...Não perde pela demora!!! Beijinhos
ResponderEliminarExperimente Manuela :-) Vão gostar aí em casa! Beijinhos***
EliminarJoana, sou uma lástima na cozinha mas vou exp+experimentar estas panquecas e depois dou-lhe feed back.
ResponderEliminarJá agora vou lhe perguntar se nas definições do seu blog, a Joana não consegue tirar a opção de verificação de palavras quando se envia o comentário. É que além de inibir o pessoal de comentar (gasta-se tempo a verificar palavras) é chatinho para quem como eu é meia pitosga e às vezes não acerta nas letras e números à primeira. Beijinhos!
Val, obrigada por me ter chamado atenção disso... Se a Val diz que é meia pitosga, eu sou pitosga e meia no que toca à informática, mas vou tentar pesquisar isso da verificação de palavras e espero conseguir resolver...
EliminarQuanto às panquecas, eu também não sou grande espingarda na cozinha, como eu costumo dizer, desenrasco-me :-) Mas se eu que nunca tinha feito panquecas na vida consegui, a Val de certeza que também vai conseguir :-)
Beijinhos***
ok, então aqui vai o meu veredito! para já quis inovar, eu que sou zero na cozinha: troquei a farinha comum pela integral. Resultado: #bigfail !!!!! ficarma massudas, horrorosas. Para não contabilizar mais um trauma culinário, e motivada pelo seu "se eu nunca tinha feito panquecas na vida consegui, a Val de certeza que tb vai conseguir" fiz nova leva com farinha normal. Resultado: #sucessogarantido !! sairam fofinhas e saborosas. Só que não encontrei sementes de aveia e coloquei farelos de aveia, mas como são só 2 colheres, acho que funcionou. Obrigada pela partilha desta receita fácil, que já foi para o meu magro e parco livro de receitas!!!! beijinhos!
EliminarOlá Val,
EliminarQue bom que experimentou e gostou! Quanto a isso da farinha integral não sei se existe explicação para elas terem ficado mal, não sei as propriedades da farinha integral e isso porque realmente eu apenas cozinho em casa e não percebo muito das características dos vários ingredientes e o que podem ou não podem originar sucesso/falhanço na cozinha! Mas se gostou delas da 2ª tentativa é o que importa! Como tudo na vida, há que sermos persistentes :-) E lá chegaremos ao sucesso :-)
Beijinhos grandes e muito obrigada pelo feed-back, adorei :-)
Boa semana!
Joaninha, as suas panquecas ficaram óptimas!!! A filhota mais velha, que é toda para o "controle" alimentar, achou a sugestão da aveia fantástica!! Beijinho
ResponderEliminarAi que bom Manuela :-) A sério!
EliminarFico muito contente que a sua filhota tenha gostado da sugestão...
Bjinhos***
As panquecas têm um aspeto fantástico!!! Nunca fiz com aveia mas vou seguir a dica da próxima vez! :)
ResponderEliminarOlá!
EliminarObrigada, experimente :-)
Beijinhos***