segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Bolo de chocolate (gluten free)

Cá em casa nunca fomos de assinalar com grandes festas e presentes esta data. Um jantarzinho romântico, um passeio à beira-mar, um café numa esplanada qualquer... Talvez porque todos os dias dias sejam para nós dias de celebração do amor. E não falo apenas do amor em casal, mas do amor em família, dos amigos e pela vida. Por isso, neste dia de São Valentim ficamos os três de pijama o dia todo num infinito de miminhos, abraços e beijinhos e apenas ao fim do dia fui para a cozinha e com a ajuda do meu mini-chef preferido preparamos este bolo de chocolate para nos lambuzarmos os três. 

Pequenos detalhes que nos aconchegam o coração e a alma e nos dão alento para continuarmos de mãos dadas para sempre, assim a vida nos permita!


Ingredientes: (com ligeiras alterações)

- 4 ovos
- 2 cháv. de chá de açúcar (usei amarelo)
- 1/2 cháv. de chá de óleo
- 2 cháv. de chá de farinha de arroz
- 2 colheres de chá de fermento
- 1 cháv. de chá de chocolate em pó
- 1 cháv. de chá de água a ferver

Preparação:


- Numa bacia juntar os ovos e o açúcar e misturar com a batedeira eléctrica até formar uma massa homogénea.

- Juntar depois o óleo, a farinha e o fermento e bater mais um pouco para envolver.

- De seguida juntar o chocolate em pó e a água e bater mais um pouco até formar uma massa homogénea(normal sentir a massa mais líquida).


- Verter o conteúdo para uma forma untada e enfarinhada (com farinha de arroz e levar ao forno a 180 ºC entre 35/40minutos (dependendo do forno) e retirar logo o bolo do forno para não secar.



Este bolo é maravilhoso. Eu, que nem sou uma apreciadora de bolos de chocolate fiquei rendida e esta será certamente uma receita recorrente cá em casa.  A massa fica leve, fofa e ligeiramente húmida. Este é também um bolo apto para celíacos, pois a farinha de arroz é livre de glúten.
O bolo já hoje foi repartido pela vizinhança do costume e foi amplamente elogiado por quem o provou. A repetir...

Que todos os nossos dias sejam uma celebração do amor e da vida!!!

10 comentários:

  1. Que tentação que é um bolo de chocolate! Esta semana estou mesmo de regime pois portei-me muito mal no fim de semana! Ainda há pouco pensava como no Natal, que é uma época ainda longa, me portei tão bem, e neste fim de semana que foram só dois dias me portei tão mal! Já tinha saudades de umas loucuras gastronómicas mas abusei mesmo! Não pode ser! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau, mau Elisabete :-) Mas dias não são dias e não se recrimine assim tanto... Sabe onde descarrilou, agora é só apanhar a carruagem novamente e continuar no caminho certo! Beijinhos grandes***

      Eliminar
  2. Adorei a forma como festejaram o dia dos namorados, com o dia que estava, nada melhor do que miminhos em casa. Por aqui festejámos em família, pois houve almoço de aniversário do mano que se prolongou pelo dia fora. Costumo fazer um bolo quase igual a esse mas com farinha de trigo e sai sempre bem, mas o teu ficou lindo e vou aproveitar para experimentar, pois tenho ali um pacote de farinha de arroz que comprei para experiências e acabei por não utilizei. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo que por aí também foi uma boa forma de festejar... O aniversário do mano por si só já é motivo de celebração do amor :-) Se gosta com farinha normal, acho que vai gostar mais deste. Pelo menos da minha experiência, este fica mais fofo ainda do que com a farinha normal. Beijinhos***

      Eliminar
  3. Aqui é daqueles dias que nos passa mesmo ao lado! :)
    Mas gostei muito deste bolinho com a farinha de arroz, deve ficar leve e bem saboroso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São criados à volta destes dias festivos um consumismo desenfreado que também nos desagrada e tentamos fugir por completo, mas assinalar com um detalhe de amor é sempre bonito :-) A massa leve e fofa foi o que mais me surpreendeu em relação a um que faço com a farinha normal. Beijinhos e boa semana***

      Eliminar
  4. Por cá o dia dos namorados nunca se comemora mas esse bolo ficava muito bem por aqui agora que vou lanchar :) Fiquei curiosa com a adição da farinha de arroz :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    gulosoqb.blogspot.pt
    facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga!
    Teu bolo parece que ficou delicioso e certamente essa comemoração em família foi a melhor p/vcs 3. Parabéns!
    Parabéns também para o mini-chef pq o bolo ficou perfeito!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana, agora fiquei curiosa com a farinha de arroz (que nunca na vida utilizei)e qualquer dia destes vou mesmo experimentar esta tua receita. Quanto ao dia dos namorados, é mesmo isso, festejar o amor universal de forma caseira, haverá melhor? claro que não, beijinhos!
    PS: se chegares a fazer o bolo com o cortador de ursinho, posta para nós vermos! aquilo dá um bocadinho de trabalho, mas vai-se lá e fica bem original! beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. É uma boa filosofia de vida! Aproveitar tudo :) E ficar um dia de pijama em casa é das coisas que melhor sabe, principalmente quando o tempo está mau :D
    Esse bolinho parece-me fantástico, muito fofo e húmido, como dizes! Tenho mesmo de experimentar :)

    ResponderEliminar