No outro dia ao passear-me pelo blog da avelã, deparei-me com esta receita e estive mesmo para fazê-la, mas eu não gosto de pimentos, o meu marido gosta (pouco) e então resolvi fazer uma receita diferente e muito conhecida. Um petisco com sabor a Verão. Amêijoas à bulhão pato. Tão, mas tão boas, ideais para servir como entrada, como um petisco ao fim de tarde (foi o caso) e para serem saboreadas sem pressas...
Para quem goste de pimentos, aconselho vivamente a receita da avelã, porque o vinagrete sugerido parece-me realmente delicioso!!!
Quanto a esta receita, mais simples não há ;-)
Ingredientes:
- Amêijoas (usei amêijoa vietnamita - comprei em promoção)
- 2 ou 3 dentes de alho
- Azeite
- Vinho branco
- 1 limão
- Oregãos (não tinha, usei salsa)
- Sal e pimenta
Preparação:
- Previamente, deixei as amêijoas a descongelar 2 horas em água e sal.
- Parti os dentes de alho aos bocadinhos e coloquei num tacho largo com um pouco de azeite.
- Quando o azeite ficou quente, acrescentei um pouco de vinho branco, uns raminhos de salsa e deixei ferver (em lume alto).
- Depois de ferver, juntei as amêijoas, temperei com sal e pimenta (muito pouco sal) e deixei cozinhar com o tacho tapado e em lume brando.
- Quando vi que as amêijoas estavam cozinhadas, retirei com uma escumadeira e deixei apurar o molho no tacho mais uns 2 minutos (lume alto).
- Reguei as amêijoas na travessa com sumo de 1/2 limão e acrescentei o molho do tacho apuradinho.
- Decorei com duas rodelas de limão e servi!
Decididamente, a luz da minha cozinha é péssima para fotografar... E a máquina também não ajuda nada! Desculpem-me pela má qualidade das fotos :-( |
Hummm, as fotos ficaram lindas e com certeza ficou um prato delicioso!
ResponderEliminarBjsssss querida
Olá Dinha,
EliminarEste petisco é mesmo delicioso!!! E faz um brilharete com convidados cá em casa, principalmente como lanchinho entre outras coisas ao fim da tarde :-)
Experimente aí para a família! Acho que vão gostar...
Beijinhos***
Essas ameijoas estão com ótimo aspeto, e acho que as prefiro como fizeste, que boa ideia, brevemente estarei a fazê-las também.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada Ana,
EliminarSão mesmo boas, então para quem gosta de marisco (como nós cá em casa) é do melhor...
Beijinhos***
O blog da Avelã é fonte de inspiração pura, né? Eu adoro!!!
ResponderEliminarNunca experimentei esse prato, acredito que deva ficar delicioso!!
Beijos e ótima semana pra ti! =)
Adoro o blog da avelã Andrea, é um dos meus favoritos, sem dúvida :-) Uma inspiração!
EliminarExperimente este petisco de marisco que vai gostar... Muito bom!!!
Beijinhos*** igualmente, continuação de boa semana.
Por acaso na altura também considerei fazer mais desse género, mas rende tão pouco :P Não que a outra não renda igualmente pouco, mas tem os pimentos para «encher» :P
ResponderEliminarTenho de voltar a comprar, eu adoro marisco e essas tuas amêijoas parecem mesmo muito boas!
Às vezes as conchas não abrem, é irritante. Como caracóis que não saem para fora da casca ao serem cozinhados. E depois, claro, há aquela coisa de «se comeres uma amêijoa de uma casca fechada ficas doente» - o que também é bastante assustador.
(não é muito relacionado, mas não achas engraçado ver por exemplo os braços do polvo a contraírem-se ao entrarem em água quente? É um bocado sádico, mas parecem dedos de bruxa e é giro de ver. As lulas também fazem uma coisa engraçada... E o bacon a enrodilhar tem a sua piada também :P)
Salsaa :D Tenho umas 3 fontes de salsa no jardim :P
Quando fiz também ia juntar vinho branco, só que como estava no whole não podia. Deve ficar bom :)
O aspeto final está muuito apetitoso! As fotos não são nada más, eu gosto :)
Obrigada pelos elogios :D
Sim, verdade avelã... Aqui é preciso usar mais quantidade de ameijoas porque rende pouco, e na tua receita sem dúvida que enche mais :-)
EliminarNós cá em casa, excepto o pequenote, adoramos marisco, qualquer tipo de marisco e estes petiscos caem tão bem...
Não sabia dessa de as ameijoas fechadas, de ficarmos doentes se comer, obrigadinha por activares mais um bocadinho a minha veia hipocondríaca :-) :-) :-)
Avelã, tu nem precisas de elogios porque já sabes que eu adoro de paixão o teu blog e inspiro-me imenso nele e adoro experimentar as tuas receitas... Continua assim!!!
Beijinhos***